TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Esportiva Universal Concepções Básicas

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 3

Iniciação Esportiva Universal

Concepções Básicas

Pablo Juan Greco

Rodolfo Novellino Benda

Resenha:

Existe atualmente um grande interesse por parte dos profissionais de educação buscar melhor forma ou aprimoramento no ensino, de modo que os conteúdos sejam repassados e ao mesmo tempo aprendidos pelos estudantes de maneira mais eficaz, porém apesar de todos os esforços e mesmo com o passar dos anos, ainda se tem a transmissão de um conhecimento pronto, no qual é recebido e incorporado pelo aluno, para posteriormente ser reproduzido por ele, ou seja, a relação professor aluno caracteriza-se por uma relação “instrutor – recruta” ou “ treinador – atleta.” A aprendizagem dos jogos esportivos coletivos está fundamentada na repetição pura e simples das técnicas e das jogadas, muitas vezes alheias aos fatores sociais, culturais, fisiológicos, psicológicos e cognitivos que interferem na sua aprendizagem, execução e aplicação.

Por outro lado, quando se trata da educação física seguindo uma linha humanista, se adota um critério oposto, ou seja, o indivíduo está no centro de todos os interesses, ele está à parte de tudo o que acontece. A partir do humanismo, a linha traçada para a Educação Física não é só de criar ou aumentar músculos, mas, para desempenhar e orientar nos processos de transformação do ser humano. Assim, nas aulas de educação física o esporte não é oferecido como conteúdo pedagógico, não é trabalhado, pois o “esporte de competição reproduz o modelo capitalista em que o individual supera o coletivo. ” Desse modo, considera-se que o esporte estimula a competição interpessoal e desmerece a cooperação, as atividades estão caracterizadas pela procura da ação como forma de integração no contexto histórico, político e social, através da análise crítica do meio ambiente. As atividades físicas oferecidas têm enfoque no aspecto recreativo, em que se resgatam, principalmente atividades lúdicas típicas da região.

Diante desse contexto, o objetivo desta resenha é a conscientização do professor e do aluno, da importância da prática esportiva não só como competição, mas, para tornar o indivíduo capaz de compreender e aprender a modalidade esportiva, de discernir diferentes situações-problemas e agir, de forma independente inteligente, para a solução das tarefas-problemas no esporte. O processo de ensino aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos, no nosso conceito deve de maneira em que capacite o indivíduo a melhorar seu rendimento, através da compreensão e vivência de atividades que apresentem situações de jogo que o levem, tanto ao domínio dos elementos coordenativos gerais-básicos, como também ao domínio dos processos psicológicos, cognitivos e sociais envolvidos nas atividades que se oferecem.

É urgente e necessário que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento que se oferece permita a aquisição de vivências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com