TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução de Relatório de Estagio

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  2.642 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência com área de conhecimento em Prática Profissional, intitulada de Estágio Supervisionado de Ensino III, concentrando estudo na intervenção pedagógica na disciplina de Educação Física na Escola Professor João Costa a mesma pertence a Rede Estadual de Ensino e está situada no município de Aracaju, ofertando a modalidade de Ensino Médio. O objetivo do estágio supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Espera-se que, com isso, que o aluno incorpore atitudes práticas e adquira uma visão crítica de sua área de atuação profissional. (OLIVEIRA; 2006).

O estágio supervisionado proporciona instrumentos e meios para a preparação, introdução e inserção do acadêmico no mercado de trabalho, em meio a um ambiente de aprendizagem adequado e acompanhado pedagogicamente pelo professor em sala de aula. Conforme Passerini (2007) apud BERNARDY e PAZ (2012) “Esta prática é o primeiro contato que o futuro professor terá com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciado poderá construir futuras ações pedagógicas.” (PASSERINI, 2007, apud BERNARDY; PAZ ,2012, p.01)

Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tronando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.

Além disso, o estágio supervisionado no curso de Educação Física Licenciatura visa proporcionar ao aluno a vivência e a intervenção em seu campo profissional. Com isso, podemos compreender que o estágio dá embasamento para que o aluno ao se formar, adentre o mercado de trabalho preparado para ser um profissional que domina a teoria e a prática.

“O estágio supervisionado consiste em teoria e prática, tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA, 1995, p.10)”. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

A LDB nº 9.394/96 aponta as finalidades específicas do Ensino Médio: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; o prosseguimento dos estudos; o preparo para o trabalho e a cidadania; o desenvolvimento de habilidades como continuar a aprender e capacidade de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação e aperfeiçoamento; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática.

De acordo com SADALLA, (2006) A escola representa uma instituição a qual a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Isso nos mostra que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. A escola tem como função primária ter uma visão constantemente voltada à sociedade, conectando seu saber com a prática cotidiana do aluno, preparando-o para a prática profissional. A experiência de vivenciar as situações de ensino e aprendizagem transmitem o valor do convívio em grupo, indispensável para a vida e o trabalho.

A educação física na escola tem a função de formar o cidadão que segundo Betti (1992) irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização de Campo:

O objetivo principal deste tópico é apresentar a análise do processo de vivência na Instituição de Ensino visitada, o Colégio Estadual João Costa, sendo desenvolvido um trabalho de reconhecimento juntamente com a coordenação da escola em relação aos aspectos estruturais, administrativos e pedagógicos da instituição. Envolvendo também percepções dos gestores e professores em relação ao âmbito escolar.

O Colégio Estadual João Costa encontra-se na Avenida Augusto Franco no Bairro Getúlio Vargas da cidade de Aracaju – SE. Dispõe-se como fundador da escola o Governador Lourival Baptista, tendo como responsável pelo estabelecimento Andreza do Santo Andrade que apresenta função de Diretora. O colégio apresenta 16 funcionários, 85 professores, 3 estagiários, 5 professores de Educação Física, 1150 alunos e 2 alunos com necessidades especiais.

2.2 Aspectos Estruturais:

Analisando o quadro é possível identificar que a Instituição de Ensino apresenta boa infra-estrutura, tornando-se um espaço facilitador do acesso por parte do público, porém tem algumas observações referente as rampas que não estão presentes em todos espaços, como por exemplo em destino o auditório que fica na parte superior, e o corrimão que não é presente em todas as rampas. E quanto a estrutura e materiais propícios para a prática desportiva se encontram em boa quantidade e em excelente estado, colaborando assim para um bom desenvolvimento da aula de educação Física com o intuito de que todos os alunos sintam-se parte da escola.

Categorias de Respostas

Estadual

Rampas

Sim

Corrimão

Sim

Banheiros adaptados

Sim

Bebedouros adaptados

Sim

Portas padronizadas

Sim

Piso adequado deficiente visual / físico

Não/Sim

Sinalização em braile

Não

Sinalização para deficientes auditivos

Não

Instalação de companhia para alunos surdos

Não

Iluminação adequada na sala

Sim

Interprete de Libra

Sim

Professores usuários de libras

Sim

A escola tem AEE

Não

Barreiras no entorno da escola

Calçadas sem rampas, com buracos e depressões

Barreiras no interior da escola

Auditório no primeiro andar sem rampa de acesso e sem elevador

Espaço para as aulas de educação física

No exterior da escola

Estrutura do espaço

Quadra sem cobertura, e conta com apenas um vestiário, o mesmo que se apresenta interditado

Recursos materiais

Suficientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com