TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGO E LAZER: FORTALECENDO O POTENCIAL EDUCATIVO NO HANDEBOL

Por:   •  15/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

JOGO E LAZER: FORTALECENDO O POTENCIAL EDUCATIVO NO HANDEBOL

O Handebol é um esporte que a cada dia vem se tornando referência no ramo esportivo. É uma modalidade bastante dinâmica e responsável para desenvolver muitos fatores sociais, habilidades cognitivas e motoras. Possui estratégias ligadas ao meio social e coopera para inclusão, socialização e flexibilidade. Este estudo teve como objetivo compreender de que forma a prática do handebol pode influenciar os aspectos sociais dentro do ambiente escolar.

O handebol veio para o Brasil por volta de 1930. Inicialmente na cidade de São Paulo onde, em fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Logo no começo, o handebol era praticado por apenas onze jogadores isolados, por estrangeiros e por alguns clubes da cidade com participação de comerciantes. Logo mais, o esporte teve uma difusão nas escolas infantis por intermédios dos professores de educação física que desenvolveram trabalhos voltados para interação das séries primárias, secundárias e clubes.

Considerando o handebol como uma prática de capacidades funcionais escolares, o professor é o principal responsável por esse estímulo. O jogo na escola, conta com perspectiva competitiva que não prejudica o aluno e possibilita um leque de oportunidades para a criança que o pratica como por exemplo, uma carreira no esporte já que é um esporte que destaca os valores sociais necessários para o desenvolvimento do cidadão.

O lazer pode ser visto a partir de um significativo potencial educativo. Trata-se de considerá-lo como uma força positiva, autêntica e autônoma, relacioná-lo a um processo amplo de educação, no qual este é vivenciado como canal possível de transformação cultural e social. Associado a esta perspectiva de lazer o jogo pode ser um grande instrumento de ensino e aprendizagem. Primeiro porque quem o vivencia sente prazer ao jogar, segundo porque o jogo possibilita o contato com diferentes contextos, permitindo que sejam tomadas variadas decisões a cada nova situação, incentivando intensas aprendizagens.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • ALMEIDA, José. Estudo de revisão acerca da prevenção de lesões musculares nos isquiotibiais. 2009. 89f. Dissertação de Licenciatura (Graduação) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Porto, Porto, 2009.
  • DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. 3ª edi, Tradução de Maria de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Perspectiva, 2004.
  • BARBOSA, Gleyson Juliano Nunes. O ensino do Handebol na escola: Formação de cidadão para a vida e para prática esportiva. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-Licenciatura da Universidade de Brasília – Pólo Macapá – AP, 2013.
  • CONCEIÇÃO, Angelita Lopes; GONÇALVES, Cizina de Fátima.Voleibol: lazer ou futura profissão? Disponível em http://www.efdeportes.com/efd147/voleibol-lazer-ou-futura-profissao.htm 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com