TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Cooperativos – O Jogo e o Esporte como Exercício de Convivência.

Por:   •  20/1/2022  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Autor: Joice Benedita Silva - Ano: 2018

Professor: Márcio Noberto Farias

Biografia do Autor

Em Rio Claro – SP nasceu Fábio Brotto, é casado com Gisela e possui três filhos. Detém Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Bacharelado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1989) e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1981). Atualmente é focalizador do Projeto Cooperação - Comunidade de Serviços Ltda., docente de curso de especialização do Centro Universitário Monte Serrat e da Universidade Holística Internacional de Brasília. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia, com ênfase em Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação, Desenvolvimento de Comunidades Colaborativas e Transformação pessoal. É Coordenador do Laboratório de Pedagogia da Cooperação - LABPEDCOOP e Diretor da Pós-graduação em Jogos Cooperativos –Unimonte.

Objetivo do Livro:

O objetivo do livro é colaborar para que as pessoas possam obter o seu potencial de viver juntas e realizarem objetivos comuns, aprendendo a viver uns com os outros, ao invés de uns contra os outros. Promovendo a ética da cooperação desenvolvendo as competências necessárias para a melhoria de vida atual e das futuras gerações.

Em relação ao livro:

O livro é organizado em cinco capítulos: O jogo em uma sociedade em transformação, a consciência da cooperação, jogos cooperativos, jogos cooperativos: uma pedagogia para o esporte, o jogo e o esporte como exercício de convivência. possuindo algumas considerações finais, bibliografia e anexos.

O jogo em uma sociedade em transformação:

No primeiro capítulo, Brotto estabelece uma relação dele com as dimensões do ser humano e uma relação profunda com a vida humana, afirmando que: “Jogamos do jeito que vivemos e vivemos do jeito que jogamos”. Por isso, a importância de mudar a nossa mentalidade para transformar a sociedade.

A consciência da cooperação:

Brotto fala sobre a diferença que há entre a cooperação e a competição, os alcances, os objetivos e os sentimentos envolvidos em uma situação competitiva e em uma situação cooperativa. Comenta também sobre alguns mitos que surgem quando falamos em cooperação, deixando claro que há alternativas. “Não sou contra a competição, sou francamente a favor da cooperação ”. O capítulo termina

com um apelo para que o desenvolvimento da cooperação seja desenvolvido por todos, mostrando que a sociedade cooperativa é uma possibilidade, basta trabalharmos com boas ações, além das nossas boas intenções.

Jogos cooperativos:

No terceiro capítulo Brotto, fala dos jogos cooperativos, da sua origem, da sua evolução, de como esse movimento foi espalhando-se pelo mundo até chegar ao Brasil. Mostra os conceitos e as características dos jogos cooperativos, principalmente contrastando com as características dos jogos competitivos. Jogos cooperativos são bem mais que jogos desenvolvidos em sala de aula, ou em quadras, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com