TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Olímpicos em Pequim

Tese: Jogos Olímpicos em Pequim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

TRT 5 – 2012

100% da população a fazerem determinadas coisas, mas sim o de oferecer a todos − colocando os meios à disposição – a possibilidade de escolher entre gostar ou não de algumas delas. Isso exige uma mudança de foco fundamental, ou seja, não se trata de colocar a cultura ao alcance de todos, mas de fazer com que todos os grupos possam viver sua própria cultura. A tomada de consciência dessa realidade deve ser uma das bases da elaboração de políticas culturais, pois o “público” é um conjunto de públicos diferentes e esta diversidade de públicos exige uma pluralidade cultural que ofereça aos indivíduos possibilidades de escolha.

(Adaptado de Isaura Botelho. Dimensões da Cultura e Políticas Públicas. Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200011)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

A gestão pública e o incentivo às práticas culturais

TRT 19 – 2008

Texto I

O esporte pode ser instrumento para unificação da sociedade, com a oferta de oportunidades de realização para jovens.

Texto II

Os jogos Olímpicos de Pequim primaram pela grandiosidade dramática, pela sofisticação visual e pela ostentação tecnológica. Apesar da repetição sistemática de um suposto espírito olímpico de confraternização e de superação, impera a lógica do mundo da produção: a divisão entre vencedores e perdedores. A expressão numérica do sucesso esportivo está vinculada, como é mais do que evidente, ao poderio econômico de cada país.

(Flávio de Campos)

Escreva uma dissertação, posicionando-se com argumentos a respeito do assunto abordado nos dois textos.

TRT 18 – 2008

A faixa litorânea do País foi privilegiada em seu desenvolvimento, desde o período colonial.

A construção de Brasília foi uma das metas governamentais de Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era levar o desenvolvimento para o interior do País.

A partir das afirmativas acima desenvolva suas idéias, num texto dissertativo, posicionando-se com argumentos sobre a questão:

A mudança geográfica da capital − com suas implicações sociais e econômicas − trouxe o desenvolvimento esperado para todas as regiões do País?

TRT 15 – 2009

Os provérbios populares costumam encerrar alguma sabedoria, quase sempre extraída das experiências da vida, mas não é preciso tomá-los ao pé da letra, ou imaginar que as verdades neles expressas sejam absolutas. Mesmo os mais sábios provérbios suscitam análise e discussão. O mesmo ocorre com certas frases feitas: têm um ar de verdade absoluta e, no entanto, encobrem ou silenciam aspectos importantes na generalização do seu sentido. É preciso discuti-las.

Com base no que afirma o texto acima, redija uma dissertação na qual se discuta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com