TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS – DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  8/11/2018  •  Artigo  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

Nome: Maurilio Sales Neto Pires

Tutor: Rogério Clemilson Gois

Cidade: Taubaté

LIBRAS – DESAFIO PROFISSIONAL

Antigamente o processo educativo era atrelado ao espaço escolar, porém, com a globalização e o desenvolvimento tecnológico surgiu a necessidade de se repensar a educação.

Desse modo, a educação deixou de ser uma prática institucional executada somente na escola, abrangendo também outros espaços com o objetivo de formar cidadãos. Assim, o papel do professor foi expandido e sua função reorganizada nos mais diversos espaços escolares e não escolares.

Isso devido ao fato do homem viver em constante aprendizagem e a sua aprendizagem não se limitar a apenas um espaço. Nesse sentido, a elaboração desse texto justifica-se devido à necessidade de se compreender a importância da prática pedagógica do profissional de Libras dentro e fora do âmbito institucional.

Pois, o pedagogo veio para despertar novos pensamentos e criar novas possibilidades, ultrapassando os muros escolares. Da mesma que os cursos de formação docente vem passando por um processo de reestruturação, a educação brasileira sofre inúmeras transformações, visando a melhoria da qualidade de ensino.

A Resolução do CNE/CP, nº 1, de 15 de maio de 2006 delibera que o docente e educador podem atuar também em áreas não escolares onde sejam exigidos conhecimentos pedagógicos. Consta em seu artigo 4:

O curso de Licenciatura em pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos (BRASIL, 2006).

Todas essas mudanças corroboram para uma nova organização social e econômica, centrada em uma sociedade permeada pela informação e pelo saber. Essa nova perspectiva amplia o leque de atuação do pedagogo, que poderá trabalhar em diversos setores da sociedade, como instituições escolares, instituições recreativas e de lazer, instituições de inclusão, dentre outras possiblidades.

Destaca-se a visão de Libâneo (2005), que aponta que o docente poderá atuar nos diferentes meios de comunicação, nos movimentos ecológicos, nas ONGs, nos sindicatos e também nos hospitais. Dessa forma, o professor precisará definir um norte para as suas práticas pedagógicas de modo que elas atendam a diversidade presente na sociedade contemporânea.

Atualmente as ações educativas não se restringem mais à escola, englobando outros campos como o da animação cultural, da educação ambiental e da educação sindical. Logo, segundo Libâneo (2005), a pedagogia deixa de ser aquela que conduz a criança para se transformar naquela que transforma e amplia o sujeito.

Tomando a pedagogia como campo do conhecimento que contempla o estudo sistêmico da educação, a prática educativa como componente integrador nesse processo não poderia se desvincular da sociedade. Por isso que a educação não se refere apenas às práticas escolares.

O campo do educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades [...], de modo que não podemos reduzir a educação ao ensino e nem a pedagogia aos métodos de ensino. Se há uma diversidade de práticas educativas, há também várias pedagogias (LIBÂNEO, 2005, p. 156)

Assim, na medida em que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) transformam a vida em sociedade, as mudanças vão ocorrendo também na área da educação. É ilusório imaginar que elas interferirão mais nas escolas do que nos outros setores, pois suas funções de informar e comunicar agregam as pessoas como um todo.

Nesse aspecto, a escola enquanto um dos espaços em que ocorre a aprendizagem, precisa contrapor o mundo real ao virtual, promovendo aulas dinâmicas e campeonatos, desenvolvendo projetos sociais, grupos teatrais e hortas coletivas, além de proporcionar experiências em seus laboratórios.

Somente dessa forma, a escola estaria oferecendo um espaço democrático permeado pelo uso das diferentes tecnologias da informação e comunicação a fim de promover a aprendizagem significativa do aluno.

No entanto, há que se assumir a consciência de que a educação ofertada fora dos espaços escolares apresenta características bem peculiares e divergentes da apresentada quando realizada em instituições educacionais.

Dessa maneira, a educação é caracterizada por sua abrangência no tocante de que para o exercício educativo não existe fronteiras nem tampouco barreiras, assim, o campo investigativo da educação passa a ser visto como gigantesco e bastante diversificado (BRANDÃO, 1995).

Porque, conforme Libâneo (2002, p. 60), “como toda a educação corresponde a uma pedagogia, também há uma diversidade de trabalhos pedagógicos para além das atividades de educação escolar e ensino”. De modo que se houver a necessidade de contratação de um profissional com domínio dos conhecimentos pedagógicos, os demais espaços poderão aceitar a atuação desse profissional, pois a sua prática culmina com as demandas formativas de outra áreas, contribuindo para a construção da aprendizagem e em atendimento aos propósitos da educação.

Assim, a necessidade do pedagogo nos diferentes locais de atuação devem visar a melhoria da qualidade de ensino para toda a população. Nesse sentido, o profissional de Libras é de extrema importância para o desenvolvimento das pessoas surdas e a sua interação no meio comunicativo.

Em se tratando agora da educação escolar, partiremos do princípio de que:

Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não se está supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos e métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo docente [...] (LIBÂNEO, 2000, p. 55).

Dessa relação entre teoria e prática, busca-se fragmentar a distância existente entre ambas para o atendimento das necessidades da escola, principalmente no que se refere à educação especial que precisa do intérprete em libras.

O objetivo geral seria então compreender o efetivo papel do professor no âmbito escolar, enquanto ser influenciado por concepções pedagógicas que resultarão em uma prática pedagógica coerente com aquilo em que ele acredita.

Isso apesar de ainda se discutir separadamente teoria e prática como se ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com