TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Atividades de Academia Unicesumar

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 5

BEM-VINDO(A)

AO TIME!

Olá estagiário(a),

É uma grande satisfação tê-lo(a) conosco!

Nossa academia é referência em aulas de ginástica de academia, pois, cuidamos desde os aspectos técnicos, até os fatores sociais envolvidos em uma aula. Nesse sentido, planejamos detalhadamente as sessões de cada modalidade oferecida, bem como, temos um padrão de conduta do professor, direcionado ao melhor atendimento e bem-estar dos nossos alunos.

Para avaliarmos seu nível de conhecimento acerca da ginástica de academia, para futuros direcionamentos, nas próximas páginas você deverá cumprir todas as três tarefas.

Atenciosamente,

Coordenação.

INSTRUÇÕES

Olá estagiário(a),

Antes de realizar as três tarefas e entregar esse arquivo, leia com atenção e siga as instruções abaixo:

● Faça a leitura com calma e atenção de todas as tarefas e diante de dúvidas, pergunte ao professor mediador.

● Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

● Você deverá entregar esse arquivo em formato Word ou PDF.

● Não exclua nenhuma página desse arquivo, apenas preencha os campos das respostas.

● Antes de entregar, confira se o arquivo está correto.

● Cópias parcial ou total serão zeradas.

● Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

ATIVIDADE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA

Nome completo: R.A.:

TAREFA 1

De modo geral, as aulas de ginástica de academia são planejadas a partir dos seus objetivos, dos exercícios (movimentos) da modalidade, da relação volume e intensidade dos esforços, assim como, dos períodos de recuperação. Nesse contexto, as aulas são estruturadas, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma.

Com base nas discussões e material da disciplina, você deve explicar cada uma dessas partes.

Em primeiro lugar, a parte da introdução é uma das mais importantes, principalmente quando se tem novos alunos. O professor irá se apresentar, bem como a aula e as principais técnicas aos alunos. Em caso de alunos novos, esse é um bom momento para "quebrar o gelo" com a turma.

De fato, o aquecimento serve para preparar o corpo dos alunos em diversos níveis para os exercícios que serão executados a seguir. Ele ajuda a melhorar a distribuição do fluxo sanguíneo pelo corpo, aumenta a atenção do aluno e faz com que ele esteja preparado e com menos riscos de lesões para fazer os exercícios.

Parte Principal:

É como se fosse o coração da aula de ginástica. Aqui é onde os exercícios mais intensos serão aplicados, mas é sempre bom variar a intensidade dos exercícios quando montar o planejamento. Os exercícios dessa parte devem estar alinhados aos objetivos da aula e também devem conter adaptações voltadas para todos os alunos.

Por fim, a volta à calma, onde os alunos vão colocando os batimentos cardíacos e o ritmo respiratório no ritmo inicial de forma gradativa com o intuito de reestabelecer os sistemas fisiológicos solicitados durante a aula.

TAREFA 2

Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito ao processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.

Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.

Música Exercício Físico

Mapeamento Instrumento/efeito Contagem Movimento Tempo Repetição

Verso 2 Baixo e órgão 2x8 Elevação de pernas para trás 4t 4x

Órgão 2 3x8 Elevação de pernas para trás dupla 4t 2x

Elevação de pernas para trás 4t 2x

Quadro – Trecho de uma nota de coreografia.

1. A “contagem” corresponde a qual informação?

A contagem corresponde a quantidade de batidas na música.

2. Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2x8” e “3x8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.

Essa representação é utilizada para identificar o numero de frases musicais, neste caso são duas frases de oito tempos e em sequência 3 frases de oito tempos.

3. Na nota de coreografia acima, em um dos movimentos de Elevação de pernas para trás, observamos que o tempo é igual a “4t” e a repetição “4x”. Explique o que o “tempo” e a “repetição” indicam em uma nota de coreografia.

O tempo corresponde a duração do movimento do inicio ao fim e a repetição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com