TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Ginastica Academia

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito ao processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.

BEM-VINDO(A)

AO TIME!

Olá estagiário(a),

É uma grande satisfação tê-lo(a) conosco!

Nossa academia é referência em aulas de ginástica de academia, pois, cuidamos desde os aspectos técnicos, até os fatores sociais envolvidos em uma aula. Nesse sentido, planejamos detalhadamente as sessões de cada modalidade oferecida, bem como, temos um padrão de conduta do professor, direcionado ao melhor atendimento e bem-estar dos nossos alunos.

Para avaliarmos seu nível de conhecimento acerca da ginástica de academia, para futuros direcionamentos, nas próximas páginas você deverá cumprir todas as três tarefas.

Atenciosamente,

Coordenação.

INSTRUÇÕES

Olá estagiário(a),

Antes de realizar as três tarefas e entregar esse arquivo, leia com atenção e siga as instruções abaixo:

• Faça a leitura com calma e atenção de todas as tarefas e diante de dúvidas, pergunte ao professor mediador.

• Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

• Você deverá entregar esse arquivo em formato Word ou PDF.

• Não exclua nenhuma página desse arquivo, apenas preencha os campos das respostas.

• Antes de entregar, confira se o arquivo está correto.

• Cópias parcial ou total serão zeradas.

• Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

ATIVIDADE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA

Nome completo: Ana Keroly Rocha Freitas R.A.: 211487985

TAREFA 1

De modo geral, as aulas de ginástica de academia são planejadas a partir dos seus objetivos, dos exercícios (movimentos) da modalidade, da relação volume e intensidade dos esforços, assim como, dos períodos de recuperação. Nesse contexto, as aulas são estruturadas, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma.

Com base nas discussões e material da disciplina, você deve explicar cada uma dessas partes.

A introdução basicamente é o primeiro contato da aula entre aluno e professor, é onde o professor se apresenta, bem como, a metodologia da aula que ele irá seguir adiante para assim assegurar um momento onde os alunos se sintam mais à vontade, motivados e seguros de quem estar no comando.

O aquecimento por sua vez, tem com objetivo preparar o corpo de forma geral no que se refere aos níveis fisiológicos e psicológicos. Desta maneira, o que será executado ao decorrer na aula será brevemente exposto no aquecimento, onde se inicia o funcionamento das principais vias metabólicas, assim como aumento do fluxo sanguíneo e nutrientes para as musculaturas solicitadas, maior oxigenação para as partes periféricas do corpo e aumento da ressíntese de ATP. Desta forma, o aquecimento é de suma importância na retirada do corpo da fase de repouso para a fase ativa preparando-o de forma gradativa, aumentando aos poucos a intensidade e volume conforme a necessidade nas etapas que seguirão a aula.

A parte principal é iniciado mediante ao término do aquecimento, levando em conta as individualidades do aluno, por isso é planejada juntamente com a aula da ginastica de academia utilizando métodos de treinamentos afim de alcançar o objetivo estipulado pra aula. Diante disso, ressalta-se o método de treinamento continuo variável ou fracionado intervalado continuo, que promovem variações de intensidade baixa até vigorosos, além de promover diferentes formas de aprendizagem motora do simples ao difícil.

Após a parte principal da aula, a volta a calma é iniciada e caracterizada pela redução gradativa da intensidade dos movimentos empregados na aula, afim dos alunos reestabelecerem os níveis fisiológicos elevados ao decorrer da aula, tal como, frequência cardíaca, respiratória e aumento da temperatura.

TAREFA 2

Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito ao processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.

Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.

Música Exercício Físico

Mapeamento Instrumento/efeito Contagem Movimento Tempo Repetição

Verso 2 Baixo e órgão 2x8 Elevação de pernas para trás 4t 4x

Órgão 2 3x8 Elevação de pernas para trás dupla 4t 2x

Elevação de pernas para trás 4t 2x

Quadro – Trecho de uma nota de coreografia.

1. A “contagem” corresponde a qual informação?

A contagem corresponde ao número de batidas da música.

2. Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2x8” e “3x8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.

A contagem descrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com