TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de autodesenvolvimento aula tema 3 tecnologias de gestão academia

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

JOÃO PEDRO SIZINIO MAIA

RA

4442881372

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Ano 2015


[pic 1][pic 2][pic 3]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência     para     a     avaliação     na     Atividade     de

Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

Ano 2015


[pic 4]

Introdução

Na era em que atualmente vivemos cheio de informações, com um grande mercado e consumidores a globalização é um processo muito importante para a sociedade em geral, pois a partir dela pode se gerar e agregar crescimento tanto de uma sociedade como um crescimento pessoal. No decorrer do trabalho iremos expor a sua importância no mundo e também o quão importante a globalização se faz para o “mundo empresarial”.

[pic 5]

Descrição das definições de globalização

A globalização citada no site Brasil Escola se trata de um fenômeno social que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e politico entre diferentes países. As principais evoluções devido a globalização são referente aos meios de telecomunicações e aos meios de transporte, onde antigamente quando acontecia algo do outro lado do mundo levava dias e até meses para o Brasil receber a informação, sendo que com a globalização por  meio  da  internet, que  é  um emissor  e  receptor  de  informações,  essas noticias chegam em tempo real.

A globalização surgiu em função das necessidades dos países que encontravam o consumo interno saturado, assim esse processo auxiliou na busca de novos mercados em outros países. Dessa maneira a globalização estreitou a comunicação e o relacionamento entre as nações na parte econômica, cultural e política, onde os países se reuniram para formar organizações como G7 e a ONU para falar sobre sistema financeiro internacional, relações politicas e economia em todo o planeta.

Como informa no site Infoescola a globalização surgiu após a Guerra Fria que foi a guerra entre os Estados Unidos da América (Capitalista) contra a Rússia (Socialista). Foi nos anos 80 com a necessidade de produzir mais que a globalização começou a gerar novas tecnologias como robôs e máquinas que ajudaram no processo produtivo, mas gerando redução da mão de obra. Hoje vemos grandes avanços tecnológicos que nos ajudam e auxiliam no dia a dia, seja em casa ou no trabalho como a Internet já citada e a Telecomunicação seja pela Televisão, Computador ou Telefone ajudam a comunicação imediata e tomada de decisões com mais agilidade e eficiência. A língua inglesa é o idioma mais utilizado no mundo devido a globalização, onde na maioria das empresa multinacional são requisitadas o conhecimento desse idioma.

Definição de outsourcing

O Outsourcing ou Terceirização como informa o site Infoescola é o processo em que a empresa identifica que uma parte do seu processo de negócio pode ser desenvolvida de maneira mais eficiente por outra empresa[pic 6] que é contratada para fazer apenas uma parte do processo, como, uma empresa de produção de tapetes, contrata uma empresa de RH para fazer a seleção dos candidatos a uma vaga na parte de produção da empresa, não se preocupando em contratar alguém para desempenhar está função que não é ligada ao setor produtivo da empresa, mas opta contratar a empresa que já é especializada nesse ramo. O outsourcing tem crescido com o passar dos anos e os setores como limpeza, manutenção e transportes são o que mais estão sendo  terceirizados  e  outros  setores  como  distribuição,  marketing  e  até algumas partes de produção já estão aderindo a esse processo. A terceirização vem para reduzir custos onde a empresa com o contrato com a empresa que presta o serviço estaria pagando um valor menor se estivesse contratando de forma direta um funcionário e assim não terá que se preocupar com tramites trabalhistas onde nisso a empresa que está terceirizando é responsável. Dessa forma até para o funcionário terceirizado que está sendo integrada a empresa é um ponto positivo, pois poderá entrar até em uma empresa multinacional e desempenhar  o  seu  trabalho.  Esse  tipo  de  processo  vem  para  ajudar  a empresa, pois ela focará somente no segmento produtivo que faz a empresa crescer  deixando  os  setores  secundários  que  não  estão  envolvidos  na produção nas mãos das empresas especializadas, assim fazendo com que a empresa consiga ter um foco gerando um crescimento continuo. Empresas como  GM,  Embraer,  Panasonic  e  outras  empresas  consideradas  como Grandes empresas também trabalhando com esse processo, terceirizando setores como limpeza, segurança e tecnologia da informação fazendo com que eles possam focar apenas no ramo produtivo fazendo a empresa crescer.

Estudo de caso

Uma empresa que se adaptou a globalização foi a empresa varejista Wal-Mart, fundada em 1962 por Sam Walton a empresa multinacional americana no ramo varejista chegou aos anos 90 com mais de 900 lojas espalhadas pelos Estados Unidos e viu a oportunidade de poder crescer também em outros  países.  Mas  voltando um pouco  no  tempo  a  empresa mesmo com um numero grande de lojas espalhadas pelo país ainda não era

[pic 7]considerado um grande nome entre os Comércios Varejistas, ela precisava crescer devido as fortes concorrências que tinha pela frente, assim ela necessitava aumentar seus lucros e vendas para ganhar confiança do mercado de capitais e também ganhar a confiança de seus funcionários. E um fator muito grande de seu sucesso era os funcionários dedicados e comprometidos, pois a situação financeira deles estava ligada diretamente ao valor de mercado das ações da empresa. Em 1993 suas lojas fora do país correspondiam apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com