TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Voleibol Universal Para Ensino Medio

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

Voleibol Universal para Ensino Medio

Autor (Miriam Vieira)

Prof. Danielle

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (LEF0616) – Estágio

20/06/2022

RESUMO

O presente trabalho foi a aplicação do voleibol universal no ensino médio, Escolhi trabalhar com voleibol porque é uma modalidade desportiva que explora diversos movimentos corporais, podendo não só auxiliar no desenvolvimento motor de seus praticantes quanto no fortalecimento da autoestima, cooperativismo, disciplina, organização e sendo também um meio de socialização entre os alunos de diferentes gêneros e idades. A Educação Física no Ensino Médio é o resultado de várias influências sofridas durante sua trajetória curricular e busca conquistar um lugar junto às demais disciplinas Por isso trabalhei voleibol universal de forma lúdica sem se tornar muito repetitivo. Sabemos que o ensino médio e frequentado por alunos que se encontram na fase do desenvolvimento humano, chamada adolescência, na qual sofrem grandes transformações de ordem física, cognitiva e psicossociais, antes que nunca necessitam de muita atenção.

Palavras-chave: Voleibol.Voleibol Universal.Trajetoria Curricular.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratasse da Metodologia de ensino e aprendizagem de educação física com o referido tema ‘Voleibol universal’. Minha escolha por esse tema foi dada pelas as seguintes circunstância, voleibol é hoje um dos esportes mais praticados no mundo. Sendo aplicado em escola de forma universal e lúdica com ensino médio, que por sua vez sejam o único contato dos alunos com atividade física. Meus objetivos durante o estagio foram , analisar e aplicar conhecimentos sobre o domínio corporal, apresentar formas básicas de jogos pre-esportivos e sugerir formas de atividades físicas com a bola que antecedem o voleibol propriamente dito.

A escola de minha escolha foi Inst Est Educ Irma Teofania situada na Av. Perimetral Leo Antônio Cisilotto, 917- São Jose, Garibaldi - Rio Grande Do Sul.

O referente paper consiste na aplicação do voleibol a partir da iniciação esportiva universal, que permitiu adaptar a realidade local bem como a cultura de movimento dos alunos, enfatizando a construção de um conjunto de atividades que permitam o desenvolvimento lógico e da compreensão geral do jogo sem submeter os alunos a desgastes por repetições dos fundamentos básicos do jogo.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação Física tem um papel fundamental na construção do cidadão, pois os ensinamentos são de grande importância ao homem; com este poderão conquistar domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto às preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas às igualdades de direito, à dignidade do ser humano e à solidariedade.

Compreendemos então, que a Educação Física é muito importante, pela possibilidade de proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências através de situações nas quais eles possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborarem conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações.

Barni e Schneider (2005) apresentam as fases passada pela Educação Física durante décadas, sendo esta implantada no currículo no século XIX sobre forte influência militar onde o ensino baseava-se nas relações em que o professor assumia o papel de instrutor e o aluno de recruta. Já na década de 30 a mesma tinha um caráter biológico, com o objetivo de formar indivíduos fortes e saudáveis. Após os períodos de guerra a Educação Física passa a ter outra imagem e o professor assume o papel de treinador e o aluno de atleta, onde passa a ter uma concepção desportiva. Na década de 80 a nova tendência era o desenvolvimento psicomotor (psicológico) do aluno, da inteligência por da atividade física. Logo após houve um processo de crise de identidade, sem esclarecimento dos princípios básicos de ensino.

Então se percebe atualmente que a Educação Física no Ensino Médio é o resultado de várias influências sofridas durante sua trajetória curricular e busca conquistar um lugar junto às demais disciplinas. As aulas de Educação Física no Ensino Médio segundo Barni e Schneider (2005) são frequentadas por alunos que se encontram na fase do desenvolvimento humano, chamada adolescência, na qual sofrem grandes transformações de ordem física, cognitiva e psicossociais.

Embora numa aula de Educação Física os aspectos corporais sejam mais evidentes, e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com