TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO ACADÊMICO: ORIENTAÇÕES GERIAS PARA O ESTUDO NA UNIVERSIDADE (p. 37-98). 2° capítulo

Obra: Metodologia do Trabalho Científico

Autor: Antônio Joaquin Severino

Ao ingressar no mundo acadêmico o estudante se depara com exigências específicas que o ensino superior impõe. Este terá que se conscientizar que o resultado desse processo irá depender fundamentalmente do seu esforço. De acordo com o autor a busca pelo conhecimento científico deve ser de forma crítica e rigorosa.

O aluno ao iniciar sua carreira deve ir em busca de seu instrumento de trabalho, começando aos poucos formar sua biblioteca pessoal, onde a mesma deverá ser especializada e qualificada. Isso pode começar desde uma simples aula, com registros de palavras-chaves que iram introduzir conceitos que ajudaram na busca de bibliografias especializadas, surge juntamente com isso a organização de estudos além do ambiente acadêmico, o universitário tem que sistematizar seu tempo disponível para coletar informações qualitativas.

Diferentemente de textos literários que ao se lê vai seguindo uma sequência lógica de interpretação, os científicos podem ser compreendidos através de razão reflexiva o que requer bastante técnica e disciplina para analisar de forma coesa o assunto o qual o autor está abordando para que a leitura fica mais intrigante.

Para um melhor aproveitamento do tempo o primeiro passa a ser dado é a delimitação do conteúdo, onde o leitor pode tomar partes do capítulo ou seção para analisar e captar a mensagem. Feito isso surge a análise textual a qual consiste em uma leitura sucinta sem tentar compreender todo conteúdo de uma única vez, mas sim para entende-lo em partes. O leitor deve fazer um levantamento de termos que ele não conhece para haver uma compreensão mais abrangente da obra. A análise textual finaliza com uma esquematização do texto para demonstrar todas as partes consideradas de maior importância.

A análise temática é tentar assimilar de forma global a mensagem, sem intervir na ideia do autor. A interpretação mediante a ideia do autor se resume na análise interpretativa, cria-se um diálogo entre leitor e autor. A quarta abordagem é tida como problematização onde os leitores fazem levantamento do problema do conteúdo para a discussão quando for em grupo. O que finaliza a leitura e documentação é a síntese pessoal que permite ao estudioso o desenvolvimento das ideias do autor a partir da leitura em geral.

A documentação como método de estudo pessoal contribui consideravelmente na assimilação e aprendizagem na vida do estudante. Porém, muitos não utilizam a técnica corretamente, deve-se criar um conjunto de novos meios técnicos para organizá-los. Tudo que for de suma importância tanto no estudos, como no trabalho profissional devem ser transcritos em fichas, o que ajuda na organização dos conteúdos.

O raciocínio é o ponto chave na argumentação por conta de suas conclusões serem bem concretas. Ele é formado por meio de juízos de valor, que por sua vez são formados quando a mente analisa o conceito de determina ideia e a julga considerando os pontos, portanto o raciocínio é a ordenação de juízos e conceitos.

As diretrizes para a realização de um seminário consiste primeiramente no objetivo, que é levar aos participantes e a todos uma reflexão sobre o problema a ser trabalhado pela equipe. O seminário possui um texto roteiro-didático onde o coordenador da equipe atrás de uma pesquisa sistemática vai colher o material de trabalho antes do dia da reunião e tem como finalidade a compreensão do assunto por todos da equipe. A partir desse texto básico o coordenador da equipe vai fazer um novo texto roteiro interpretativo onde o mesmo irá expor de forma mais explicativa sua opinião, interpretação e reflexão ao grupo. Por fim o texto roteiro de questão predispõe um texto comum para todos com problematizações que exigirá soluções através de pesquisas feitas por todos do grupo.

Portanto, as orientações metodológicas são fundamentais durante e posteriormente a vida acadêmica, pois auxiliam na organização e realização dos trabalhos científicos exigidos na graduação.

SEVERINO, Antônio Joaquim, 1941- Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed.rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com