TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Plano de Aula 9º ano

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO EDUCACIONAL GIRASSOL

PLANO DE AULA

Professor: Célia, Laise Almeida, Silviana Correa, Raimundo Sena.

Disciplina: Educação Física

Tema: Capoeira

Ciclo: 9º ano.

Tempo: 45 min.

Objetivo Geral: Desenvolver contato próximo com a cultura afro-brasileira através da aproximação dos movimentos e das músicas da Capoeira.

 

Objetivos Específicos

  • Estimular as ações motoras de ataque e defesa.
  • Desenvolver o equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual através do aprendizado em aulas.
  • Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.

 

Procedimentos Metodológicos

 

Aquecimento (5 min.):

 

Pega-pega dos quilombos

 

Os alunos deverão estar espalhados de forma aleatória no tatame em trios, sendo que dois estarão de frente para o outro com as mãos dadas e o terceiro estará no meio sendo protegido. Os dois participantes que estarão com as mãos dadas irão representar o quilombo e o terceiro que estará no meio será o escravo. Dentre os alunos o professor irá escolher um para ser o capitão do mato que estará fora dos quilombos. Ao sinal do professor os escravos deverão correr em direção a outro quilombo e o capitão do mato deverá pegar algum escravo. Ao ser pego o escravo passa a ser capitão do mato e o aluno que era capitão do mato passa a ser escravo. Deverá haver a troca dos alunos que representam o quilombo para que todos participem.

Musicalidade (10 min)

        Os alunos se sentaram em roda e com o auxilio do aparelho de som e cópias das músicas a serem trabalhadas cantarão as músicas.

 

Dança nos tapetes (15 min)

 

Colocam-se os tecidos em círculo. Para aquecer os alunos se posicionarão em volta dos tecidos do lado de fora. Assim que o professor tocar o pandeiro começa a atividade. Primeiro os alunos andam em colunas, batendo palmas e cantando um coro (qualquer musica de capoeira com o auxilio do equipamento de som), depois o professor sugere outros movimentos, como por exemplo, os passos laterais, elevações de joelhos, andar de costas, correr, pular, caminhar como sapos, elevações de joelhos, etc... (ao sinal do professor, previamente estabelecido, troca-se o lado para o qual os alunos estão andando). Quando a música parar, todos deverão sentar-se, Quem sentar por último sai da roda para tocar o pandeiro, e assim sucessivamente. (5 min)

Na segunda parte executam-se (golpes de capoeira) meia- lua de frente, aú, queixada, benção, cocorinha, caminhando lateralmente aos tecidos dispostos no chão. Ao sinal do professor troca-se de lado. Quando a música parar, os alunos devem sentar. Quem sentar por último vai se tornar ajudante do professor. Os ajudantes devem perceber quem senta-se por último. A atividade continua até que reste apenas um aluno. (10 min.)

      Os alunos formaram uma roda de capoeira para por em pratica os movimentos desenvolvidos durante a aula(10 min)

 

Avaliação

Avaliação geral em relação a compreensão dos movimentos da Capoeira desenvolvidos em aula

 

Materiais

 

Sala de aula com Tatame, tecidos (jogo americano, pedaços de E. V.A, lenços, etc...) e som.

Referencias

 

ABADÁ CAPOEIRA. Ê marinheiro. Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/abada-capoeira/e-marinheiro.html>. Acessado em: 25 de maio de 2015.

ABADÁ CAPOEIRA. Zum zum zum Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/abada-capoeira/zum-zum-zum.html>. Acessado em: 25 de maio de 2015.

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA. Disponível em: < http://www.cdof.com.br/aulas.htm>. Acesso em: 25 de maio de 2015.

BRAGA, A. zum zum zum - capoeira song (legenda-caption in Brazilian portuguese). Dicponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=WxGZuC5VaK8>. Acessado em: 25 de maio de 2015.

LOPES, P. Música de Capoeira Com Letra | Maré Brava. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LRhd0A-pjhI>. Acessado em: 25 de maio de 2015.

Zum Zum Zum

Abadá Capoeira

Zum zum zum
Capoeira mata um

Zum zum zum
Capoeira mata um

Zum zum zum 
Capoeira mata um
Zum zum zum
Capoeira mata um

Onde tem marimbondo?
É zum zum zum!
Onde tem marimbondo?
É zum zum zum!

O A O A E
Quero ver bater 
Quero ver cair

O A O A E
Quero ver bater 
Quero ver cair

O A O A E
Quero ver bater 
Quero ver cair

O A O A E
Quero ver bater 
Quero ver cair

(repete tudo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com