TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Celular

Por:   •  25/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as funções e os componentes da membrana plasmática?

R: As funções são separar o conteúdo celular do meio extracelular, controlar a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular e vice-versa, regular as interações intercelulares, responder aos sinais externos, suporte mecânico e fazer a manutenção da constância do meio intracelular e da integridade estrutural da célula. Os componentes são dupla camada de lipídios (fosfolipídios), moléculas de proteínas e carboidratos.

Quais os tipos de transporte entre as membranas?

R: Transporte passivo é o tipo de transporte em que não há gasto energético. São três tipos: difusão simples que é o simples movimento de moléculas de pequeno porte através da bicamada lipídica da membrana plasmática, as moléculas passam do meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia. Difusão facilitada é o transporte das moléculas do meio mais concentrado para o menos concentrado com auxílio de uma proteína transportadora. Osmose é um transporte especial no qual ocorre a difusão da molécula de água através da membrana, seletivamente permeável, de um meio de alta concentração de água para um meio de baixa concentração.

Transporte ativo é o tipo de transporte no qual há gasto de energia, o gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concentração. Exemplo é a bomba de sódio e potássio.

Quais organelas compõem o sistema de endomembranas e quais estão fora desses sistemas?

R: Organelas que compõem o sistema: o retículo endoplasmático rugoso e liso, envoltório nuclear, complexo de Golgi, lisossomos e ribossomos. Fora são as mitocôndrias e cloroplastos.

Caracterize o núcleo interfásico.

R: Trata-se do período em que a célula não apenas aumento de volume, tamanho e número de organelas, mas principalmente duplica seu DNA. Esse período não deve ser compreendido como descanso, uma vez que a célula está em intenso processo de duplicação de suas organelas e do DNA e anda cumpre com suas atividades que lhe foram atribuídas no tecido ao qual ela pertence. A interfase é dividida em três etapas a G1 é o período entre o final da divisão celular e o início da fase S, onde ocorre o crescimento da célula, a síntese proteína, duplicação dos centríolos e do centrossomo. S período onde ocorre a síntese e a replicação do DNA. G2 período após a etapa S e início da mitose, no qual ocorre a duplicação de centríolos, inicia a produção das proteínas que formarão o fuso mitótico.

Quais são as fases da mitose?

R: As fases são Prófase, é a primeira etapa da mitose e caracteriza-se pelo início da condensação dos cromossomos, o núcleo desaparece, inicia-se o fuso mitótico e a ruptura do envoltório nuclear. Metáfase o processo de mitose está no meio e finaliza a condensação do cromosso e a formação do fuso mitótico, os cromossomos ligados ao fuso mitótico estão dispostos no centro da célula. Anáfase é a etapa na qual os centrômeros se quebram separando as cromátides e logo se inicia o encurtamento das fibrilas do fuso mitótico, levando consigo uma das cromátides para os polos da célula. Telófase é a etapa final da mitose, considerada como a etapa de reconstituição, na qual se forma o núcleo-filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com