TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação para crianças com autismo

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Os benéficos da natação para crianças autistas – Vinicius

A estrutura da Natação e composta pela técnica, ritmo e regulamentação, a cada dia que passa vem crescendo muito pela via de relação criativa lúdicas e reciprocas. A água se torna um ambiente que facilita a criança realizar movimentos mais livres, independentes, que no meio terrestre, seriam mais difícil de realizar.

De uma forma geral, as crianças autistas apreciam as atividades em ambiente aquático (KILLIAN et al., 1984) e estudos têm demonstrado ganhos nas habilidades básicas do nado, na orientação na água, nas brincadeiras aquáticas, na melhoria do condicionamento físico e motor, na redução das estereotipias e na maior interação social (LEE & PORRETTA, 2013).

Atividades na piscina foram utilizadas por Lee & Porretta (2013) para auxiliar o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças autistas. Essas atividades variavam de aspectos locomotores, tais como: caminhar para frente, para trás, para os lados, com passos largos, com flexão dos joelhos e saltos, a até atividades relacionadas com controle e manipulação de objetos, tais como: lançar e capturar bolas, chutar bolas na superfície da água, manipular objetos de flutuação. Correlação da atividade física para crianças com autismo- Dyane

Segundo Dawson e Rosanoff 2009, metade das crianças com autismo apresentam sobrepeso, o que pode acarretar varias doenças, como, doenças cardiovasculares, problemas osseos e articulares, e ate mesmo ansiedade e depressão.

Para Massion 20006, a pratica de esportes e atividade física, ajuda no aprendizado sensório-motor; na cominação e na socialização, além de serem fatores decisivos para o processo de aprendizagem e na melhoria da autoconfiança e motivação.

Vários benefícios são adquiridos com a atividade física para pessoas com autismo. E cada atividade traz uma melhoria, segundo Lourenco, Esteves, Corredeira 2016:

São eles:

*Dança: traz melhor coordenação neuromuscular;

*Judô: tem uma grande redução nas estereotipia;

*Exercícios de estabilização do core: traz benefício pra cabeça e corpo, fortalecem a musculatura do pescoço, abdômen, pernas, olhos, auxiliando na falta de atenção e melhorando o equilíbrio estético.

*Treinos de trampolim: beneficia a estabilidade, forca, coordenação, equilíbrio, = velocidade.

*Exercícios de baixa intensidade: reduz o cortisol, relaxa e melhora o stress;

*Exercícios aquáticos/natação: melhoria para habilidades de natação, ajuda na socialização

*Corrida: melhora o desempenho acadêmico, diminui stress, melhora interseção social.

São grandes os benefícios da atividade física e do esporte para indivíduos autistas, como prazer, auto estima elevado, e isso não se limita somente ao bem estar, para (SCHLIEMANN, 2013).

Natação e atividades aquáticas tem tido um grande número de estudos, para verificar os grandes benefícios.

Segundo Lee e Porreta 2013, atividades na piscina foram utilizadas para auxiliar no desenvolvimentos de habilidades motoras, aspectos locomotores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com