TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO ANABOLIZANTES

Por:   •  3/11/2021  •  Artigo  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 13

CLEITON LIBERTAS LIMA

O MUNDO DOS ANABOLIZANTES

FACULDADE DE PIRACANJUBA - FAP

PIRACANJUBA – GO

2021

CLEITON LIBERTAS LIMA

O MUNDO DOS ANABOLIZANTES

Artigo final, apresentado a Faculdade de Piracanjuba (FAP), como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Educação Física.

Local, ____de _____________de ______.

BANCA AVALIADORA

Prof.ª Adriane Luiza Neves.

Especialista

Prof.

Afiliações

FACULDADE DE PIRACANJUBA

O MUNDO DOS ANABOLIZANTES

Cleiton Libertas Lima

Curso de Graduação Em Bacharelado Educação Física.

Pólo Goiânia, Goiás.

Orientadora: Esp. Adriane Luiza Neves.

O MUNDO DOS ANABOLIZANTES

PIRACANJUBA-GO

2021

RESUMO

Nesse artigo, irei apresentar alguns aspectos do uso dos anabolizantes, em especial o uso dos esteroides sexuais pelos atletas. No artigo descrevo a síntese e a secreção no organismo, o histórico desses hormônios, bem como a importância fisiológica. Apresento algumas informações sobre as expectativas do atleta quando decide fazer uso de esteroides sexuais, bem como os efeitos adversos e risco para sua saúde. No artigo também falo dos nutrientes que são utilizados com finalidade ergogênica, tais como o aminoácido.

Os aspectos éticos do uso dos anabolizantes estão também apresentados nesse artigo. Tais tópicos são importantes, pois trata-se de repensar a proibição de agentes que podem definir resultados em competições esportivas. O tema é de enorme importância, pois os atletas utilizam substancias anabolizantes de modo indiscriminado e sem a informação necessária. É preciso informar aos jovens praticantes de esportes e mesmo aos atletas mais experientes sobre os riscos do uso.

PALAVRA-CHAVE: ANANOLIZATES, ATLETAS, SAÚDE.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo informar e ajudar na educação dos possíveis usuários de esteroides anabólicos. Desse modo, procurei informar alguns envolvidos de forma direta e indireta- treinadores, educadores e atletas- pois acreditamos que toda sociedade tenha sua a parcela de envolvimento e a falta de conhecimento mostra-se realmente uma droga perigosa.

A competição entre os homens é uma história que transpõe o esporte. Nos negócios, na guerra e na sociedade existe a disputa um contra o outro buscando primazia e superioridade sobre o seu adversário. No esporte não é diferente, é um reflexo do comportamento do próprio homem. Com isso, o uso de drogas e outras substancias ou métodos para adquirir vantagem tem sido frequentemente empregado.

Dentre as várias formas para se alcançar a tão almejada vitória e obter a vantagem necessária, os esteroides anabólicos assumiram grande espaço nos esportes e também na sociedade, com efeitos diversos para a saúde física e mental. Alguns estudos chegaram a afirmar que o uso de esteroides anabólicos não é responsável pelo desenvolvimento de força ou massa muscular, ou que simplesmente não promovem melhora significativa no desempenho atlético.

Durante o século XX, os esteroides anabólicos tornaram-se as drogas escolhidas para aumento de desempenho. A maioria das comunidades de atletas aceita o fato de que os esteroides anabólicos aumentam força, musculatura e a capacidade de treino, embora seus efeitos não sejam completamente entendidos. Atualmente, já no século XXI, deparamo-nos com formas de doping ainda primitivas e o surgimento de novas drogas, as de recombinação genética, por exemplo, como a EPO, além da discussão do doping genético.

No caso das drogas anabolizantes, geralmente esteroides anabólicos-androgênicos derivados da testosterona, as estatísticas ainda são precárias porque sua utilização e parcelas consideráveis da população é relativamente recente. Alguns trabalhos experimentais envolvem a utilização de esteroides anabólicos após cirurgias e no tratamento de doenças como anemia e alguns tipos de câncer, bem como para a reposição hormonal. Outros estudam os efeitos de derivados da testosterona com o objetivo de contracepção masculina, com alguns resultados positivos. Os trabalhos mais comuns nessa área envolvem relatos de casos clínicos, nos quais o uso de esteroides anabolizantes é associado à ocorrência de doenças com gravidade moderada.

É importante saber que não existe maneira segura para a utilização de esteroides anabólicos exceto o uso terapêutico, em que a resposta individual deve ser avaliada. Admite-se que doses menores e utilização interrompida tenham menor probabilidade de produzir efeitos indesejáveis, mas a quantificação dos riscos individuais ainda não é possível. Duas situações devem ser evitadas no presente momento: por um lado, exagerar no risco dos anabolizantes hormonais e, por outro, ignorar a possibilidade de ocorrência de doenças graves, bem como os efeitos adversos mais frequentes.

Com relação aos riscos, pode-se supor que, na melhor das hipóteses, é possível chegar a esquemas de administração com segurança semelhante a dos anticoncepcionais femininos. Os esteroides estrógenos são utilizados por mulheres de todo o mundo com finalidade de contracepção, provocando efeitos colaterais muito semelhantes aos dos anabolizantes hormonais, mas ocupam muito menos espaço na mídia. A sociedade atual parece ponderar que a contracepção justifica riscos de saúde para as mulheres, mesmo com as estatísticas demonstrando a ocorrência de doenças graves.

Os jovens em geral, os atletas e os treinadores despreparados costumam desconsiderar os riscos dos esteroides, com base na aparente boa saúde de algus campeões.

Como surgiram os esteroides anabólicos

Em 1889, um médico francês chamado Charles-Edouard Brown-Séquard desenvolveu uma serie de experiências em que injetava extratos feito de testículos de animais em cães e até em si mesmo. Ele reportou uma melhora na saúde geral, na força muscular, no apetite, na regulação do trato intestinal e nas faculdades mentais. Além de exaltar as virtudes em restaurar a impotência e virilidade. Esse experimento não foi controlado cientificamente e hoje seus resultados têm sido atribuídos ao efeito placebo. Apesar disso, seu trabalho estimulou muitas pesquisas até aproximadamente 1930.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com