TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR COMO UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

Por:   •  2/10/2018  •  Artigo  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

O BRINCAR COMO UMA FERRAMENTA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA: RELATOS ACERCA DA AVALIAÇÃO DE SUA EFICÁCIA.

JÉSSICA AFONSO DOS SANTOS1; LETÍCIA GARCIA MARCON2

1EMEI Jovino Zambonato, Cursando Educação Física – Estagiária de Educação Física, Santiago, RS

2 EMEI Jovino Zambonato, Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Infantil – Professora, Santiago, RS

PALAVRAS-CHAVE: Brincar. Psicomotricidade. Desenvolvimento da criança. Atividades psicomotoras. Dificuldades.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento motor é considerado uma das mais importantes etapas do desenvolvimento humano, ocorrendo na infância pois é responsável pela melhora no processo evolutivo do indivíduo além do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Nesta perspectiva a psicomotricidade trabalha diversos tipos de atividades que ajudam na formação estrutural da criança além do desenvolvimento das habilidades motoras básicas, tal estudo tem por objetivo desenvolver atividades psicomotoras através do brincar compreendendo a sua importância no processo de desenvolvimento da criança, além de oportunizar diversas experiências contribuindo para a sua formação, aproveitando os resultados positivos das manifestações para avalia-los seu nível de desenvolvimento. Este trabalho foi construído paralelo ao trabalho realizado com os alunos da turma do Maternal I da EMEI Jovino Zambonato, sendo observados 08 alunos dos gêneros masculino e feminino de 02 a 03 anos, diagnosticando assim, várias dificuldades no decorrer das atividades. Assim, a necessidade de desenvolver atividades psicomotoras que contribuam para a aprendizagem e a considerável falta de estímulos das habilidades motoras básicas.

DESENVOLVIMENTO

Brincar, segundo o dicionário Aurélio, Ferreira (2003), é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”, ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser. Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a imitação, a imaginação, propiciando a criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. Portanto, a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, expressando o seu caráter ativo no curso de seu próprio desenvolvimento. Zanluchi (2005) afirma que “A criança brinca daquilo que vive; extrai sua imaginação lúdica de seu dia-a-dia.”, portanto, as crianças, tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida. A psicomotricidade engloba habilidades motoras que desenvolvem estruturas cognitivas e afetivas. Alves (2012) defende que o movimento é o meio de interação e atuação da criança com o mundo exterior. Pode-se afirmar, então, que o brincar, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das crianças, fornecendo um melhor conhecimento e aceitação de si mesmos, um melhor ajustamento de condutas, autonomia e responsabilidade. Isto é, uma prática bem orientada visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo ensino aprendizagem buscando estar sempre condizendo com a realidade dos educandos. A partir deste conceito e através da nossa pratica no contexto escolar, considera-se que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover atividade que proporcionam resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA

Para realização da pesquisa em questão será utilizado como metodologia o enfoque qualitativo e descritivo, através da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e a pesquisa de campo em uma classe do Maternal I, participaram da amostra deste estudo 08 crianças (03 crianças do gênero masculino sendo dois com faixa etária 02 anos e um com 03 anos; 05 crianças do gênero feminino sendo três com faixa etária de 02 anos e duas com 03 anos) da EMEI Jovino Zambonato da rede pública de ensino da cidade de Santiago, RS. Para a coleta dos dados foi observado as crianças durante as atividades que envolviam coordenação motora fina, coordenação visomotora, coordenação motora, agilidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Os resultados serão apresentados em gráficos comparativos entre idades e gêneros e discutiremos na seguinte ordem:

[pic 1]

Gráfico 1.

O Gráfico 1, mostra que: o Gênero Masculino 02 anos se encontram divididos entre Aptos e Em Desenvolvimento. Já o de 03 anos Em Desenvolvimento. O Gênero Feminino 02 anos se encontram Em Desenvolvimento. Já as de 03 anos se encontram Aptas ao nível de desenvolvimento proposto.

[pic 2]

Gráfico 2.

O Gráfico 2, mostra que: o Gênero Masculino 02 anos se encontram divididos entre Em Desenvolvimento e Aptos. Já um de 03 anos está Apto ao nível de desenvolvimento proposto. O Gênero Feminino 02 anos se encontram divididas entre Aptas e apenas uma Não Apta. Já as de 03 anos se encontram Aptas ao nível de desenvolvimento proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (265.2 Kb)   docx (151.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com