TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado em Educação Física

Por:   •  14/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

JÉSSICA HELL ROSSMANN – RA 8161139

Bacharelado em Educação Física

BIOMECÂNICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

PORTFÓLIO CICLO III

Edson Donizetti Verri

Claretiano – Centro Universitário

JAGUARÉ-ES

2023

PORTFÓLIO

  • ARTICULAÇÃO DO OMBRO: Supino.

[pic 1]

[pic 2]

  • ARTICULAÇÃO DO COTOVELO: Biceps.

[pic 3]

  • ARTICULAÇÃO DO QUADRIL: Abdução.

[pic 4]

  • ARTICULAÇÃO DO JOELHO: Afundo.

[pic 5]

Descreva qual movimento e qual grau de liberdade de cada articulação:

MONOAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo. Permitem o movimento de flexão e extensão, podemos citar como exemplo o cotovelo e as interfalangeanas da mão.

BIAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos. Permitem o movimento de flexão, extensão, abdução e adução, como também de rotação, que ocorre pela combinação de movimentos, podemos citar como exemplo a articulação carpometacarpiana do polegar e a articulação radiocárpica do punho.

TRAXIAL: É quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos. Permite o movimento de flexão e extensão, de abdução e adução, de rotação medial e lateral, de abdução e adução horizontal e de circundução, podemos citar como exemplo o ombro e quadril.

Relate qual a morfologia da articulação (tipo de articulação) em cada análise:

PLANA: As superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo o deslizamento de uma sobre a outra em qualquer direção. Nas articulações planas o deslizamento e discreto, reduzindo a amplitude do movimento. Podemos citar como exemplo a articulação acromioclavicular.

GÍNGLIMO: Ou dobradiça, sendo que os nomes referen-se muito mais ao movimento de flexão e extensão que elas realizam do que a forma das superfícies articulares, são consideradas monoaxiais. Podemos citar como exemplo a articulação do cotovelo.

TROCÓIDE: As superfícies  articulares são segmentos de cilindro, essas articulações permitem rotação e seu eixo de movimento , único, é vertical. Podemos citar como exemplo a articulação radio-ulnar proximal.

CONDILAR: As superfícies são de forma elíptica, essas articulações permitem flexão, extensão, abdução e adução, possuem dois eixos de movimento. Podemos citar como exemplo a articulação temporomandibular.

SELAR: As superfícies articular tem o formato de uma sela, apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro, e se encaixa em uma segunda peça onde a convexidade e concavidade apresenta-se no sentido oposto da primeira. Podemos citar como exemplo a articulação carpo-metacárpica do polegar.

ESFERÓIDE: As superfícies articulares são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos, esse tipo de articulação permite movimentos  de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução, em torno de três eixos. Podemos citar como exemplo as articulações do ombro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (273.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com