TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC CENTRO DE CONVIVENCIA PARA IDOSOS

Por:   •  12/3/2017  •  Artigo  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  3.505 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

IZABELLE LIMA FERREIRA MARTINS

Centro de Convivência para Idosos – Itabirito, MG.

BELO HORIZONTE

2016

Izabelle Lima Ferreira Martins

Centro de Convivência para Idosos – Itabirito, MG.

Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia – FACET, Centro Universitário Newton Paiva, requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Orientação de Conteúdo: Regina Martins.

Orientação Metodológica: Myrian Constantino de A. Valença.

BELO HORIZONTE

2016

Sumário

1        INTRODUÇÃO        2

1.1        Tema        2

1.2        Problema        2

1.3        Objetivo Geral        3

1.4        Objetivos Específicos        3

1.5        Justificativa        3

1.6        Metodologia        4

Figura 1 - Imagem tirada ooefeoiasdfpoi        4


  1. INTRODUÇÃO

  1. Tema

O tema escolhido para ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é a implantação de um Centro de Convivência para Idosos no município de Itabirito, Minas Gerais.

  1. Problema

Os idosos representam uma parcela cada vez mais significativa da população. A expectativa de vida aumentou, e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015) ((IBGE), 2015), a população brasileira está envelhecendo, e mais do que isso, a taxa de natalidade está diminuindo consideravelmente com o passar do anos. As estatísticas do instituto também revelam que hoje 7,9% da população é idosa, e que daqui a 15 anos essa proporção crescerá para 13,44%, ou seja, quase dobra. Esses dados evidenciam que também ocorrerá um crescimento na procura de instituições para abrigarem essa parte da população.

A maioria dos asilos e centro de convivência existentes não se encontram em condições adequadas e muito menos foram projetados especificamente para esse uso, muitos são até mesmo edificações grosseiramente adaptadas, normalmente casas. Esses espaços mau dimensionados reduzem também a capacidade de deslocamento dentro deles. Além de esses espaços também serem carentes em profissionais capacitados, em espaços para atividades de lazer e diversão e de até mesmo convívio social.

Sabe-se que boa parte da população idosa é saudável e composta por pessoas ativas, a maioria dessas pessoas praticam atividades físicas, frequentam eventos culturais e voltados para eles (os chamados “bailes”) além de gostarem de frequentar praças para convivência como outras pessoas e a prática de jogos como dama e xadrez.

Baseado nestas informações, tem muito a ser feito em relação à terceira idade, sendo necessário buscar soluções o mais rápido possível para que o idoso obtenha uma vida com respeito. Assim, será proposto um centro de convivência para idosos, totalmente projetado e planejado para atender à essa população e trazer um novo conceito deste tipo de espaço. O complexo será em uma área vazia próxima ao centro da cidade, onde ao seu lado existe uma antiga linha de Ferro que será transformada em uma larga avenida, com isso será ainda mais fácil o acesso tanto de veículos e transporte público como o pedestres ao local do projeto.

A partir dessas informações foi elaborada a seguinte questão:

Que características e soluções devem ser contempladas em um projeto arquitetônico para a criação de um centro de convivência para idosos?

  1. Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é propor um centro de convivência para idosos em uma área urbana central vazia, no qual contribuirá para a melhora na qualidade de vida do idoso e incentivará a reinserção social do mesmo.

  1.  Objetivos Específicos

Para um melhor desenvolvimento do projeto do centro de convivência para idosos em Itabirito será necessário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (709.6 Kb)   docx (581.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com