TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cidadão: Centro De Convivência Para Idosos

Monografias: Projeto Cidadão: Centro De Convivência Para Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Idoso Cidadão: Centro de Convivência para idosos

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo produzir um projeto social na qual irá compor as fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento. Onde será comentada a importância dos critérios de avaliação e monitoramento nos projetos sociais.

O objetivo da proposta a ser desenvolvida neste trabalho é promover a integração entre os idosos, familiares e comunidade através de atividades planejadas e sistematizadas, buscando um sentido mais produtivo para a vida destes idosos. Pretende-se assim, proporcionar um envelhecimento saudável, fomentando sua autonomia e capacidade funcional, bem como o resgate da auto-estima e, finalmente, poder contribuir para uma reintegração social.

A proposta não é criar um asilo, e nem uma residência fixa para estes idosos, mas sim, um ambiente de lazer. Lá eles receberão cuidados médicos, alimentação balanceada com acompanhamento nutricional. Os idosos poderão ficar o dia todo no local, com liberdade para entrar e sair quando quiserem. Em casos específicos, haverá o monitoramento de entradas e saídas, as quais serão realizadas somente através de acompanhamento familiar. Esta proposta não visa à separação do idoso do convívio de sua família. Na realidade, o projeto pretende tornar mais humana essa convivência, evitando o abandono, que na maioria das vezes se dá pelos familiares, o que resulta em internamento asilar. Assim, surge a possibilidade de criação do Centro de Convivência para idosos na faixa etária de 60 anos ou mais.

PARCERIA:

Prefeitura Municipal de Campo Verde – MT;

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

PERIODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO

A implantação do projeto teve inicio no mês de agosto e deverá atender preferencialmente aos idosos;

Quanto a execução desse projeto o mesmo foi desenvolvido nos primeiros dias úteis do mês de setembro;

A avaliação e Controle das ações serão realizados em todo decorrer das atividades desenvolvidas. Foram utilizados os indicadores de resultados (interesse e participação dos idosos) e indicadores de impactos( melhoria da qualidade de vida dos idosos, adaptação dos idosos as ações desenvolvidas pelo projeto e conscientização da população idosa a respeito dos seus direitos enquanto cidadão).

A utilização dos indicadores nos projetos sociais é feito com base nos dados qualitativos e quantitativos coletados e em um diálogo constante entre todos os envolvidos. Assim é possível a construção de um quadro articulado de representações que sinalizem as diferentes formas pelas quais se compreende o projeto de ação, como incorpora seus pressupostos e como se planeja ações para viabilizar os resultados pretendidos.

EQUIPE DO PROJETO

• Coordenador do Cras;

• Assistente social;

• Cuidadores de Idosos;

• Psicólogos;

• Auxiliares de Enfermagem;

• Professores de Educação Física.

OBJETIVOS:

GERAL

Melhorar a qualidade de vida da população idosa visando à inclusão social, assegurando a saúde, o lazer e bem estar, retardando o envelhecimento e garantindo sua dignidade. Propondo assim, a criação de um Centro de Convivência para idosos, favorecendo a convivência dos indivíduos para o desenvolvimento de suas potencialidades artístico e cultural, melhorando o acesso aos bens e serviços da comunidade.

ESPECÍFICOS

• Oferecer diversão e lazer, aproveitando a oportunidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com