TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Por:   •  11/10/2021  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

DAIANE RIBAS RAMOS

8128612

ATIVIDADE SUBSTITUTIVA

[pic 3]

CAXIAS DO SUL

2021

1ª Etapa:

O encontro iniciou com o questionamento da professora Marciana Roberta de Oliveira, sobre o que é a educação física e as suas possibilidades de práticas corporais no contexto educacional.

        Ao entrar na temática principal do evento, a ginástica, Oliveira afirma que, segundo pesquisas, esta modalidade é uma das práticas corporais mais importantes, pois ela pode ser realizada de maneira individual e coletiva, possibilitando o trabalho de vários componentes estruturais do nosso corpo, tanto na parte física, social e cognitiva.

Destacou a existência de alguns campos de sua atuação, entre eles:

  • Condicionamento Físico: musculação, treinamento cardiorrespiratório, calistenia, entre outros;
  • Competitiva: reúne cinco modalidades (ginástica artística, rítmica, trampolim acrobático, ginástica acrobática e ginástica aeróbica);
  • Fitoterápicas: benefícios terapêuticos de manutenção e prevenção, colaborando com a melhora de alguma patologia;
  • Conscientização corporal: técnicas alternativas, pilates, yoga, etc.

Apesar de a ginástica artística estar presente no campo competitivo, na área da educação ela atua criando diversas possibilidades de exploração, de capacidade e de equilíbrio, sendo uma peça fundamental para a aquisição de habilidades motoras.

Pesquisas e estudos realizados pela própria Marciana apontaram que as maiores dificuldades encontradas pelos docentes para trabalhar a ginástica no contexto escolar se dava pela falta de alguns materiais e de suas adaptações, a falta de especialização, de espaço e de interesse por parte dos alunos.

Para vencer essas barreiras os profissionais da educação física têm que ter o conhecimento do corpo e de estratégias que possam garantir o sucesso da prática pedagógica. Existem diversas possibilidades para o ensino desta modalidade, entre eles: exploração livre, compreensão da intenção dos movimentos, mudança na proposta de aprendizagem, sem a exigência de desempenho para com o aluno. Também se pode trabalhar a ginástica formativa com bola, arco, corda, onde o principal objetivo é o movimento do aluno.

O segundo momento da aula foi com o professor Jander Gonçalves Rodo, indo ao encontro do que foi abordado pela professora, ele citou as principais atividades dentro de cada tipo de ginástica.

Afirmou que para uma boa atuação profissional, é de suma importância que o educador físico conheça os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular para a criação de suas aulas.

Destacou a relevância da Ginástica como base para todos os outros esportes, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio para o desenvolvimento do aluno.

Por mais conhecedor das dificuldades para o trabalho da ginástica no âmbito escolar, ele afirmou que o professor tem todas as condições para desenvolver um bom plano de aula, mesmo ele não sendo perito no assunto. Trouxe-nos alguns exemplos de como elaborar aulas de acordo com a etapa escolar do educando, no ensino infantil o aluno deve ganhar o respeito pelo próprio corpo e a base corporal; já no ensino fundamental I podemos usar da ginástica geral para abordar todos os fundamentos. No Fundamental II, o aluno anseia seu crescimento utilizamos a ginástica voltada para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (381 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com