TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introduções: .............................................................................................................03

Desafio Profissional........................................................................................ 04 e 05

Entrevista Com o Profissional De Educação Física

Os Esportes Coletivos e Individuais/ Olímpicos e Não Olímpicos........................... 05

As Metodologias Para o Desenvolvimento Dessas Modalidades..................... 05 a 06

A Aceitação Dos Alunos Na Prática Dessas modalidades e o Envolvimento De Meninos e Meninas........................................................................................... 06 e 07

Estrutura e Materiais Disponíveis Na Escola Para Desenvolver Essas Modalidades...................................................................................................... 07 e 08

As Principais Dificuldades Encontradas Para Realizar Essas Modalidades......08 e 09

Capacidades Motoras Relevantes e Utilizadas Na Infância e Adolescência Para As Esportivas Na Escola............................................................................................ 09

Considerações Finais................................................................................... 10 e 11

Referências Bibliograficas........................................................................... 12 e 13

INTRODUÇÃO

Consideram-se Esporte as práticas que envolvem disputa entre equipes e indivíduos, tendo com critério de julgamento os pontos, dentro de uma prática social que institucionaliza temas recreativos da cultura corporal. Na Educação Física, o esporte subdivide-se em coletivo ou individual de acordo com a atividade praticada. Portanto, este artigo trata das modalidades individuais que difere das coletivas.

Para qualquer atividade corporal com significado e sentido, é preciso dominar uma técnica, ou um conjunto de técnicas, como “movimentos aprendidos para realizar fins”. Tática define-se como um conjunto de normas e comportamentos individuais que servem para utilizar da forma ótima os próprios pressupostos condicionais, motores e psíquicos na competição. O trabalho muscular intenso excessivo, associado a sobrecarga emocional que a competição provoca, pode ocasionar perturbações no desenvolvimento normal da criança, principalmente no ritmo do crescimento em altura e no desenvolvimento somático, funcional e intelectual.

O basquete exige conhecimentos amplos e integrações contínuas com a preparação física, tática, técnica e psicológica. Certas orientações correspondem a potencialização das capacidades e habilidades individuais, utilizando força, velocidade, resistência, flexibilidade, agilidade. Os fundamentos técnicos do voleibol são: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa. Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra. No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador). A posição dos jogadores é numerada. Muitas capacidades motoras são necessárias no voleibol e é na preparação física que elas devem ser trabalhadas de forma a aperfeiçoá-las, são elas: força, potência, velocidade, flexibilidade, agilidade e resistência. O atletismo não se limita somente à resistência física, ele é dividido em três tipos de provas, onde são disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos, podemos verificar ainda que as provas de atletismo são atividades naturais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar.

Desafio Profissional

Observamos a dificuldade que é o processo de construção de atividades para as aulas de Educação Física dentro do ambiente escolar e o quanto isso impacta o seu planejamento e, posteriormente, sua condução por meio de estratégias metodológicas que estejam estruturadas nesse sólido plano que precede a aula propriamente dita.

Quando organizamos as atividades dos anos iniciais do ensino fundamental que farão parte das nossas aulas de Educação Física na escola, temos que considerar que as práticas das atividades podem, de alguma maneira, contribuir para a melhora dos processos de crescimento desse indivíduo.

É importante levar em consideração que em cada uma das faixas etárias as crianças apresentam etapas diferentes desse desenvolvimento e que quando os professores realizam seu trabalho levando em conta particularidades cognitivas, afetivas e motores, potencializam cada vez mais essas funções.

Contudo, para que essas atividades transmitam ações benéficas em todas as áreas, elas devem ter algumas das suas principais características pensadas nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.

É comum nas aulas de Educação Física encontrarmos atividades que são preestabelecidas pelo plano nacional de educação, que normalmente envolvem esportes coletivos, como basquete, voleibol, futsal e handebol, e, quando individuais, envolvem dança e atletismo, porém, acredita-se que esportes de combate, como lutas e artes marciais, também podem contribuir com a formação sociocultural, histórica, crítica, física e competitiva dos alunos.

Partindo do pressuposto de que essas modalidades coletivas também fazem parte da grade curricular do curso de Educação Física da maioria das instituições de ensino superior, tanto na licenciatura como no bacharelado, acredita-se que seja importante o envolvimento dos acadêmicos do curso a fim de buscar informações no campo prático em alguma escola sobre a prática das modalidades esportivas, como também suas metodologias de ensino, na infância e na adolescência.

Entretanto, para que as modalidades esportivas sejam praticadas além da técnica e da tática, o aspecto do desenvolvimento físico associado às capacidades motoras é outro fator preponderante para uma preparação integral (técnica, tática e física) específica da modalidade.

Sendo assim, neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com