TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

DESAFIO PROFISSIONAL

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DESENVOLVIMENTO (REFERENCIAL TEÓRICO)        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

O trabalho denominado “Desafio Profissional” abordará a temática Métodos De Avaliação Voltados Para Educação Física, tendo como objetivo demonstrar quais são esses métodos de avaliação, primeiramente será demonstrado através de uma pesquisa acerca do tema, onde serão expostos métodos de diferentes autores, fundamentando sobre a importância de cada método de avaliação tanto para o profissional, quanto para o aluno.

Deste modo, será criado ainda um método de avaliação inédito, que foi desenvolvido pelos futuros profissionais da área de educação física, nele estarão presentes todos os requisitos indispensáveis para uma avaliação que coopere para o aluno, bem como para todos os profissionais da educação básica, sendo que o ensino da educação física hoje reflete em todas as disciplinas.

Há algum tempo atrás a educação física escolar vêm sendo desmistificada, o conceito de educação física era como um disciplina recreativa, então os profissionais da área encontravam muita dificuldade em eliminar essa ideia equivocada sobre a disciplina, todavia, foi um processo difícil, que encontrou barreiras. Ensinar sobre a importância da disciplina na Educação Básica Escolar ainda é difícil.

Todavia, se a ideia for implementada de forma correta, torna se muito mais fácil obter os resultados almejados, com isso foi feito uma pesquisa de campo, na escola pública Deputado Capiberibe Saldanha, que leciona para os alunos do ensino fundamental e médio, a escola conta com 3 profissionais de educação física, o professor Fabiano Almeida, que trabalha na escola há mais de 5 anos se prontificou a auxiliar na pesquisa de campo.

Assim foi possível obter informações do professor sobre os métodos de avaliação utilizados na escola, a sua importância, o professor ainda complementou falando acerca da imprescindibilidade da Educação Física para auxiliar os alunos tanto a desenvolverem habilidades físicas, quanto habilidades neurais, o que o tornará um ser humano completo.

Com isso o trabalho possui pretender demonstrar quão importante são os métodos de avaliação, e que quando esses métodos são aprimorados eles refletem na qualidade do ensino, consequentemente despertam maior interesse dos alunos em aprender a tudo que o profissional tem a ensinar, é uma via dupla de conhecimento.

  1. DESENVOLVIMENTO (REFERENCIAL TEÓRICO)

No ambiente educacional desde as séries iniciais se faz o acompanhamento do desempenho do aluno, esse desempenho é medido através de avaliações, quando se trata de disciplina teórica essas avaliações são feitas por meio de provas, que geralmente são escrita e possuem um roteiro pré-determinado, abordando os assuntos que foram estudados até o momento da avaliação.

Todavia, quando se trata da disciplina de educação física, os métodos de avaliação precisam ser de forma subjetiva, analisando aspectos pessoais, uma vez que não se trata somente de um conhecimento teórico, mas existe a prática também, e nesse quesito é preciso haver um cuidado especial na avaliação, uma vez que o alguns alunos podem ter um bom desempenho num determinado esporte e em outro não.

Assim, é imprescindível que seja avaliado se o aluno aprendeu a técnica e não se ele consegue desenvolver com perfeição tal técnica, daí percebe se a importância dos métodos de avaliação, A avaliação em Educação Física Escolar é definida como: “O processo que permite julgar o ensino-aprendizagem e gerar informações periódicas quantitativas e qualitativas, para o professor e para o aluno” (SILVA, 2008).

Deste modo, o objetivo desse trabalho é demonstrar como se dá a aplicação dessas avaliações no ensino básico de educação, bem como quais são os fatores positivos e negativos dessas avaliações, primeiramente é importante ressaltar que a avaliação em Educação Física deve contemplar aspectos cognitivos e englobar os aspectos afetivos (SINGER e DICK 1992).

Quando se fala em aspectos cognitivos, fala em conhecimento, ou seja, é utilizar uma avaliação que num primeiro momento demonstre se o aluno compreendeu o que o professor quis ensinar, depois a avaliação deve consistir em interação com todos os meios possíveis, desde a interação em grupo até com a matéria, assim, Oliveira (2008, p. 37) ensina que por aspecto afetivo e social “podemos entender que é a relação da criança com o adulto, com o ambiente físico e com outras crianças”

Ainda nesse sentido veja o que preceitua GALHARDO, BLOOM et al., SINGER; DICK,):

Apresentamos a definição de avaliação como sendo uma etapa necessária do processo de ensino-aprendizagem, identificando nela três fases importantes: a diagnóstica, que permite observar as condutas de entrada ou de início do processo; a formativa, que permite observar como o processo está acontecendo; e a acumulativa, em que é avaliado o resultado do processo” (GALHARDO, 2008; BLOOM et al., 1983; SINGER; DICK, 1992).

Veja que segundo esse posicionamento a avaliação é uma etapa indispensável no processo de aprendizagem, contudo, a avaliação deve estar pautada em três estágios, veja que avaliação não é apenas observar o resultado final, mas como se chega a esse resultado final, é preciso ter cuidado quando for avaliar, pois ao adotar um método avaliativo apenas, é possível que a avaliação se torne classificatória determinando apenas números que serão expressos em nota. (SILVA; PERIC, 2009).

Todavia, nem todos os autores acreditam na avaliação como parte no processo de aprendizagem, para BARBOSA “a avaliação se restringe apenas a medir a quantidade de informações retidas” (BARBOSA, 2008, p. 2), quando se trata de avaliação o objetivo não é apenas exteriorizar o que o aluno aprendeu, mas sim, identificar quais foram os pontos que aluno apresentou maiores dificuldades, e estimular o aluno a desenvolver maiores habilidades.

Sempre que se fala em avaliação o pensamento é um só, prova “o termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como: prova, exame, nota, repetir ou passar de ano” (BARBOSA, 2008 p. 2). Não há uma dimensão acerca da importância de avaliar, a avaliação é muito mais que um questionário em que o aluno precisa responder de acordo com o ensinado em sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (386.8 Kb)   docx (746.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com