TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESGASTE MUSCULAR EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO DO BASQUETEBOL

Por:   •  18/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Vale do Paraíba
Faculdade de Educação e Artes
Curso de Educação Física

        

ALINE MARCELE PEREIRA DE SOUZA

FELIPE MARIÁ DOS SANTOS

LETICIA RODRIGUES PANAZZO CAMPOY

O DESGASTE MUSCULAR EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO DO                          BASQUETEBOL

São José dos Campos, SP.
2012


 

Introdução

   O basquetebol foi criado em 1891, é uma modalidade regida por sua beleza e ritmo, atualmente existem cerca de 300 milhões de praticantes no mundo, portanto esta inserido na cultura esportiva de muitos países, inclusive do Brasil.(Gonçalves,F.S et al.)

      Essa modalidade esportiva é uma atividade competitiva que envolve esforço físico, ou o uso de habilidades motoras. A competição esportiva exige dos atletas uma dedicação intensa, com objetivo de obter melhor desempenho. (Jr,D.R.et al.,2001)

      Desempenho esportivo é resultado de uma combinação de três fatores: fisiológicos, Biomecânicos e psicológicos. os fatores fisiológicos estão relacionados ao estado físico e funcional do atleta desenvolvidos através do trabalho e condicionamento físico especifico . (Jr,D.R.et al.,2001)

      O basquetebol apresenta todos os movimentos básicos de outras modalidades, como: saltos, aterrissagens, corridas, aceleração, desaceleração e mudanças de direção, que por si só já levam às lesões. (Silva,A.S.et al.,2007)

      Em alto rendimento, esta modalidade se tornou tão específica que alguns acontecimentos podem impressionar quem o assiste. (Gonçalves,F.S et al.)

      Boa parte da população desconhece a alta incidência de lesões, sendo os locais mais envolvidos os membros inferiores, na articulação do tornozelo, seguida pelas lesões nas pernas e articulação do joelho, causadas por estresse, esforço repetitivo e impacto. (Gonçalves,F.S et al.)

As lesões no joelho são especialmente importantes por serem associadas com a maioria do tempo de afastamento dos atletas sendo caracterizadas como “tendinites” de joelho, com predominância do lado dominante,que pode ser justificada pelo trabalho unilateral realizado em treinamento e em jogo. (Piucco,T. et al.)

Essas lesões fazem com que os jogadores fiquem de dias a meses afastados dos treinos e competições prejudicando o desempenho do time e acarretando custos maiores para o clube. (Piucco,T. et al.)

Para prevenção de lesões em atletas de alto rendimento são necessários treinos intervalados de alta e baixa intensidade para que não haja desgaste ao longo do ano ou perto de grandes competições, e assim o atleta desenvolva sua melhor performance.

Revisão de Literatura

O basquetebol foi criado em 1891, onde atualmente existem cerca de 300 milhões de praticantes no mundo e esta inserido na cultura esportiva de muitos países, inclusive do Brasil.( Gonçalves,F.S et al.)

      O basquetebol apresenta todos os movimentos básicos de outras modalidades, como: saltos, aterrissagens, corridas, aceleração, desaceleração e mudanças de direção, que por si só já levam às lesões.(Silva,A.S.et al.,2007)

      Essa modalidade esportiva é uma atividade competitiva que envolve esforço físico e desempenho esportivo que é resultado de uma combinação de três fatores: fisiológicos, Biomecânicos e psicológicos. (Jr,D.R.et al.,2001)

      Boa parte da população desconhece a alta incidência de lesões, sendo os locais mais envolvidos os membros inferiores, na articulação do tornozelo, seguida pelas lesões nas pernas e articulação do joelho. (Gonçalves,F.S et al.)

Essas lesões fazem com que os jogadores fiquem de dias a meses afastados dos treinos e competições prejudicando o desempenho do time e acarretando custos maiores para o clube. (Piucco, T. et al.)

‘’Gantus relata mais lesões em treinos á jogos’’, já ‘’Henry et al e Gutgesel relatam mais lesões em jogos do que em treinos’’. Porém o numero de treinos chega a 3 vezes maior do que o numero de jogos, sendo assim ambos estão expostos a lesões devido a somatória das sobrecargas ocorridas.

Com relação à predominância das lesões no lado dominante, pode ser justificada pelo trabalho unilateral realizado em treinamento e jogo. É recomendado a realização de trabalhos compensatórios para minimizar os efeitos da repetitividade de movimento, pouco valorizado pelos treinadores e atletas. (Piucco,T. et al.)

Justificativa

A modalidade de alto rendimento do basquete trabalha com treinamento e recuperação portanto deve-se enfatizar a parte da prevenção para que haja uma dosagem na preparação do atleta.

As lesões fazem com que os jogadores fiquem de dias a meses afastados dos treinos e competições, prejudicando o desempenho do time e acarretando custos maiores para o clube.

’’Backx et al. Relatam como esporte de alto risco de lesão, aqueles que envolvem contato físico e saltos.’’. Com isso,o  Basquete apresenta todos os movimentos básicos de alto risco, como saltos, aterrissagens, corrida, aceleração, desaceleração, mudanças de direção e pivoteios, que por si só o faz potencialmente lesivos.

‘’Gantus relata mais lesões em treinos á jogos’’, já ‘’Henry et al e Gutgesel relatam mais lesões em jogos do que em treinos’’. Porém o numero de treinos chega a 3 vezes maior do que o numero de jogos, sendo assim ambos estão expostos a lesões devido a somatória das sobrecargas ocorridas.

Com relação a predominância das lesões no lado dominante, pode ser justificada pelo trabalho unilateral realizado em treinamento e jogo.É recomendado a realização de trabalhos compensatórios para minimizar os efeitos da repetitividade de movimento, pouco valorizado pelos treinadores e atletas.

Para prevenção de lesões em atletas de alto rendimento são necessários treinos intervalados de alta e baixa intensidade para que não haja desgaste ao longo do ano ou perto de grandes competições,e assim o atleta desenvolva sua melhor performance.

Objetivo Geral

A proposta deste trabalho é documentar a causa das lesões na elite do basquetebol, para assim avaliar o grau de sobrecarga nos treinamentos e o excesso de jogos em um campeonato, e a partir dos dados obtidos elaborar programas de prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com