TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências da Personalidade do Atleta no Seu Rendimento

Por:   •  9/11/2020  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO ESPORTE

ALUNO: LEILA APARECIDA DIAS

Influências da personalidade do atleta no seu rendimento

Pelo fato de que a personalidade de um indivíduo seja resultado da influência de diversos fatores, sendo internos e externos, sociais e ambientais, biológicos e psicológicos, irá influenciar diretamente no cotidiano e, quando forem atletas, existe uma relação com o desempenho no esporte. Dentro do âmbito esportivo, as definições de personalidade e suas características devem ser levadas em consideração, pois podem estar relacionadas com o viver do atleta dentro do esporte, como a escolha de sua modalidade esportiva, sua posição e nível de performance.

Características da personalidade podem prever resultados dos atletas, o que contribui para o sucesso no desempenho, pois tendo conhecimento da personalidade, possibilita com que haja uma preparação para que esses traços não influenciem no desempenho do atleta.

Alguns estudos, como o de Bara Filho e Ribeiro (2005), apontam questões relevantes no que se diz respeito aos atletas de esportes coletivos e individuais. Os jogadores de esportes individuais apresentavam maiores índices de objetividade e níveis de ansiedade mais baixos, enquanto os de coletivos apresentavam maior dependência do grupo e eram mais extrovertidos. O medo e ansiedade são fatores que influenciam de forma mais significativa no desempenho de atletas de modalidades esportivas individuais. Atletas de esportes coletivos são mais dependentes do grupo, porém o grupo é um fator favorável na hora de competições, pois a responsabilidade e todos os fatores negativos que influenciam no momento são muitas vezes compartilhados com os companheiros de equipe.

Em sua grande maioria, os estudos sugerem que atletas de esportes individuais tendem a ter personalidade relacionada a introversão, enquanto atletas de esportes coletivos tendem a ter personalidade relacionada a extroversão.

Os desportistas caracterizam-se, Segundo Ogilvie & Tutko (1971), pelos seguintes traços de personalidade: São motivados para o rendimento e revelam tendência para se colocarem a si e a outras pessoas objetivos elevados, mas realistas. São pessoas muito ordenadas e disciplinadas, com disposição para a liderança e muito respeitadoras das autoridades. Dispõem de uma elevada capacidade de autoconfiança, de resistência psíquica, de autodomínio, de baixo nível de ansiedade e de elevada capacidade para revelar comportamentos agressivos. Aqueles autores encontraram também "esportistas com problemas", com as seguintes características: comportamentos neuróticos como super ansiedade, receio do sucesso, tendência para atitudes depressivas, sensibilidade exagerada em face do insucesso ou da crítica externa. Segundo Eysenck et alii (1982), os desportistas e as desportistas tendem para um temperamento extrovertido.

 <http://hdl.handle.net/11449/155699>.

A relação entre características da personalidade de atletas de modalidades esportivas individuais e coletivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com