TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEIN EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Por:   •  10/10/2022  •  Artigo  •  4.683 Palavras (19 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 19

OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEIN EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Sandro silva de carvalho

RESUMO

Introdução: A nutrição esportiva é um ramo cientifico dentro da nutrição que trata sobre as orientações científicas e técnicas sobre a adequação alimentar, exercícios físicos e o uso de vitaminas e minerais, seja por meio dos alimentos ou por suplementos alimentares, para praticantes de atividades físicas. Objetivo: Trata-se de analisar os estudos sobre o uso e os efeitos do consumo de suplementação de whey protein (WP) por atletas de alto rendimento a partir de uma revisão sistemática na literatura científica. Metodologia: É uma revisão sistemática baseada na utilização do método de Preferred Reporting Items for Systematic Reviews (PRISMA), cujo objetivo é realizar um checklist a partir da elaboração de um fluxograma de artigos selecionados a partir da definição dos critérios de inclusão e exclusão. A coleta dos dados foi realizada a partir dos anos de 2014 a 2021 nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Resultados: Os estudos sobre os efeitos da suplementação de WP em atletas de alto rendimento estão envoltos em uma seara de discussões cientificas ainda bastante atual e com diferentes abordagens de analises. Conclusão: Foi possível observar que dentre os efeitos da suplementação de WP em atletas, o ganho de massa magra e a resistência física se apresentam como resultados de eficácia a partir da analise de aplicação de protocolos nesses indivíduos.

Palavras-chave: Suplementação; Whey protein; Atletas de alto rendimento.

ABSTRACT

Introduction: Sports nutrition is a scientific branch within nutrition that deals with the scientific and technical guidelines on food adequacy, physical exercise and the use of vitamins and minerals, either through food or food supplements, for practitioners of physical activities. Objective: To analyze the studies on the use and effects of whey protein (WP) supplementation consumption by high performance athletes from a systematic review of the scientific literature. Methodology: This is a systematic review based on the use of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews (PRISMA) method, whose objective is to perform a checklist from the preparation of a flowchart of articles selected from the definition of inclusion and exclusion criteria. Data collection was performed from the years 2014 to 2021 in the following databases: Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS) and the Online Medical Literature Search and Analysis System (MEDLINE). Results The studies about the effects of WP supplementation in high performance athletes are involved in a field of scientific discussions still very current and with different approaches of analysis. Conclusion: It was possible to observe that among the effects of WP supplementation in athletes, the gain of lean mass and physical endurance are presented as effective results from the analysis of the application of protocols in these individuals.

Keywords: Supplementation; Whey protein; High performance athletes.

Nome, titulação e e mail

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea tem buscado, cada dia mais, modificar os seus hábitos alimentares para seguir um padrão de saudável e melhorar a qualidade de vida. As indústrias farmacêuticas, bem como os conglomerados de corporações do ramo alimentar, têm desenvolvido alimentos e compostos suplementares para atender a essa alta demanda do mercado, principalmente para o ramo da alimentação saudável e para o mercado de suplementos alimentares focados na nutrição esportiva.

A nutrição esportiva é um ramo científico dentro da nutrição que trata sobre as orientações científicas e técnicas sobre a adequação alimentar, exercícios físicos e o uso de vitaminas e minerais, seja por meio dos alimentos ou por suplementos alimentares, para praticantes de atividades físicas – de alto rendimento ou não – com o intuito de melhorar o seu desempenho e, consequentemente, trazer benefícios para a construção de sua forma saudável (COUTINHO, 2017). A busca pela qualidade de vida e bem-estar vai além da necessidade de melhorar o aspecto físico e estético, ou seja, torna-se de fundamental importância adequar a alimentação e os padrões de consumo de calorias e outros componentes bioquímicos para garantir um padrão de vida saudável (BACURAU, 2007).

Os estudos sobre a nutrição esportiva no âmbito da literatura científica têm evidenciado a importância de discutir como o processo de adequação alimentar associada a exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, principalmente dos praticantes de atividades físicas. Esse estudo propõe, além de debater a nutrição esportiva dentro do contexto do consumo e dos efeitos associados a ingestão proteica por atletas de alto rendimento, investigar a produção científica sobre a suplementação alimentar no que se refere o whey protein (WP) – observando que esse tipo de suplemento pode ser observado como um dos mais consumidos no mercado de nutrição esportivo no mundo.

Dentro da prática da atividade física há uma latente necessidade de adequação e padronização alimentar associada a um planejamento e a uma metodologia de treinamento seguido de um plano direcionado para um perfil individualizado. Para os atletas de alto rendimento a necessidade de adequação do plano alimentar faz parte de um complexo plano de ações que leva em consideração todo o balanceamento de consumo de macro e micronutrientes, dependendo do seu planejamento físico (GOMES; SANTOS, 2014). A necessidade do consumo de nutrientes é fundamental para o balanceamento alimentar diário de um atleta de alto rendimento, observando os aspectos de absorção de proteínas e carboidratos de acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com