TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ministério do esporte é responsável por desenvolver o chamado “esporte de alto rendimento”

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

O ministério do esporte é responsável por desenvolver o chamado “esporte de alto rendimento”, do qual trabalha com ações de inclusão social, estes por intermédio do esporte.

O ministério garante a todo e qualquer cidadão o acesso gratuito as praticas esportivas, a qualidade de vida e ao desenvolvimento humano. Alem de ser o principal responsável por construir uma política nacional de esporte, a qual auxilia para um melhor desenvolvimento e organização aos esportes praticados.

A história do esporte no Brasil iniciou-se em 1937, quando (por intermédio da Lei n°378 de 13/03/1937), foi criada a “divisão da educação física” do Ministério da Educação e Cultura.

Em 1970, a divisão foi transformada em “Departamento de Educação Física e Desportos”, esta ainda vinculada ao Ministério da Educação e Cultura. Logo após, em 1978 este departamento passou então a ser a “Secretaria de Educação Física e Desporto”, este ainda havia ligação ao Ministério da Educação, permanecendo ate 1980.

Posteriormente em 1990, o então Presidente da Republica Fernando Collor de Melo, extingue a Secretaria ligada ao Ministério da Educação e cria então a “Secretaria de Desportos da Presidência da Republica”. Logo após a saída do Presidente Collor o esporte voltou a ser vinculado ao Ministério da Educação.

A partir dos anos de 1995, o esporte passa a ser priorizado, o atual Presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso (FHC) cria o “Ministério de Estado Extraordinário do Esporte”, nomeando o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento – Pelé (1995 a 1998), cabendo a direção da secretaria de desporto prestar apoio técnico e administrativo.

No dia 31 de dezembro de 1998, foi criado o Ministério do Esporte e Turismo (medida provisória n° 1.794-8), pelo então presidente FHC em seu segundo mandato, passando o INDESP a ser vinculado a este ministério, sendo este extinto em outubro de 2000 e consequentemente substituído pela Secretaria Nacional de Esporte.

Enfim, em janeiro de 2003 o então Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, separou as duas pastas, ficando cada uma com seu próprio Ministério, e este passando a ser o Ministério do Esporte.

Com mais de setenta anos de historia o esporte traz consigo as necessidades de mudança que vem surgindo através dos anos. É necessário que os indivíduos que trabalham através do esporte nunca percam a possibilidade de realizar cada dia mais transformações sociais, podendo superar cada obstáculo imposto por mais difícil que pareça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com