TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  18/5/2020  •  Dissertação  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA – LICENCIATURA

TAUBATÉ/SP - Unidade I

[pic 2]

desafio profissional

Desenvolvendo a leitura através da literatura.

Disciplinas Norteadoras: Atividades Complementares, Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo, Multimeios Aplicados á Educação.

                             

        Tutora à distância: Mara Lúcia Pereira

                                                                                       

     

Taubaté/SP

2018

Introdução:

     A leitura tem como objetivo realizar a entrada do educando nos mais variados mundo literários, sendo realizada através da literatura e leitura em revistas, livros, páginas na internet entre outros. Através disso levar o educando a sonhar, obter novos conhecimentos, despertar a curiosidade e a criatividade, incentivar e despertar no leitor/educando a vontade de ler, para o seu crescimento pessoal, profissional e intelectual no decorrer da vida e assim passando essa cultura para futuras gerações. Para isso podemos contar como ferramentas de busca á tecnologia, onde a implantação da informática tem aumentado e tomado cada vez mais espaço nas escolas atuais, considerada uma ferramenta facilitadora e estimuladora, despertando o ir além da leitura e o gosto para leitura. Os textos para leitura através dos recursos tecnológicos trazem atração pela ilustração ou sonoridade, despertando o interesse total do leitor e do educando, encontra-se através desses recursos várias formas de entretenimento do real ao imaginário, transformando e renovando pensamentos e ideais através do conhecimento adquirido pelo hábito da leitura.  

 Há um grande desafio para os profissionais da educação na utilização da tecnologia em sala de aula, para atrair o educando a leitura, e enriquecendo o conhecimento do aluno através de bons manuseios dessa tecnologia. Desenvolver o hábito de leitura é algo que exige muitas estratégias, porque é um universo novo a se descobrir pelo educando, no qual o levará a conflitos de assimilação e acomodação, pois a criança ainda esta na fase da descoberta e conhecimento, oferecer formas atrativas para despertar o interesse do educando é um grande desafio ao educador, que tem que se aprimorar, reinventar e criar novas formas de obter a aprendizagem significativa em seus alunos.

A tecnologia e leitura estão presentes em todos âmbitos da sociedade e a escola não pode ficar de fora dessas mudanças; e incorporar o cotidiano escolar com as modernizações e as inovações atualizadas para facilitar o aprendizado a leitura. O profissional educador nos dias atuais necessita ter o conhecimento e habilidade no saber, aplicar seus conhecimentos junto a informática, somando sua habilidade de ensinar com o que a tecnologia tem a oferecer. Cabe ao docente vivenciar esse mundo digital e assim saber aproveitar e praticá-las e vivenciá-las em suas aulas passando os conhecimentos aos alunos. Conhecer e dominar a informática para somar com suas técnicas de alfabetização e letramento e aprimorar o uso das novas tecnologias a seu favor, pois, ambas se diversificam conteúdos, mais se aproximam em fornecer conhecimentos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

     Em nossos dias atuais, temos alguns grandes defensores com diferentes pontos de vista sobre o letramento, mas que se entrelaçam em teses e objetivos comuns, que juntos auxiliam o educador para um novo caminho a seguir perante essa grande inovação na aprendizagem significativa, levando-os a refletir profundamente sobre essa revolução na educação. Para Roxane Rojo, em sua obra intitulada “Multiletramentos na Escola;” cita questões fundamentais, e essenciais para os educadores, apresentando novas estratégias de letramento através da inovação e renovação para reinventar a prática escolar, a didática e a escola, não somente letrando, mas sobretudo multiletrando.

 “O conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente as urbanas, na contemporaneidade: á multiplicidade semiótica de constituições dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica. (p.13)”

        Diante desse conceito o multiletramentos são situações e problematizações que levam a reflexão em busca de renovação e inovação á pratica que há tempo exercem, para essas atividades, novos letramentos, novas práticas e habilidades, sendo ela digital, visual ou sonora. Ensinar a ler e escrever vai além de repetições, cópias, memorizações, dar significado a alfabetização e letramento através de troca de experiências, o letramento é uma das peças fundamentais para o processo de alfabetização, ele cria leitores e escritores que vão além das paredes da sala de aula. O multiletramento nas escolas serve para unir o atual ao mundo tecnológico, para tornar o aluno autônomo e crítico, ao invés de descriminar a tecnologia dentro da escola, devem unir-se a ela para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com a tecnologia contamos também como apoio de pesquisa virtual, produção de textos, digitalização, utilização de scanner, procura de ilustrações, visitas em sites e blogs, páginas direcionadas a leitura e o compartilhamento de trechos de obras. Ao entrarem em contato com a leitura através da tecnologia o leitor/educando fica tentado e estimulado a conhecer e buscar melhor tudo aquilo que esta vendo ou ouvindo, o objetivo da ferramenta tecnológica não é substituir a obra original e sim despertar o interesse do educando pela leitura, não importa os meios mas a forma em que se alcance esse objetivo de aprender.

Conforme salienta BEHERENS:

                                                   Num mundo globalizado, que derruba barreiras de tempo, espaço, o acesso à tecnologia exige atitude crítica e inovadora, possibilitando o relacionamento com a sociedade como um todo. O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente na qual o professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta. (BEHERENS, 2000, p.77)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (306.8 Kb)   docx (372.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com