TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio profissional

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Polo Paranhos

Curso Superior Educação Física

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas norteadoras:

Filosofia da Educação

O Pensamento Pedagógico

Tutora Presencial: Katíucia Lopes

Luana Luzitani Ferandes da Silva    RA1828605354

Carlos Henrique de Souza               RA1056537828

Lucimara Fernandes                        RA1055537360

Jaqueline Ramona Garcia                RA1112537423

Crislaine Simplicio                            RA1056540215

                     Angelo de Souza Nascimento          RA1056540013

PARANHOS

2015

1.Introdução

 Esse texto tem o objetivo de promover a reflexão critica sobre as mudanças históricas relacionadas à profissionalização docente. Através do acompanhamento do processo de constituição, de pesquisa com educadores reconhecendo a motivação pela qual escolheram a profissão, pelo contexto histórico aos quais estavam inseridos, os desafios que encontram no atual cenário da educação e os princípios filosóficos, morais e sociais que demarcam o papel de gênero e de identidade profissional.

 Tem por finalidade também compreender o papel social da mulher e dos homens frente à atividade docente em épocas distintas e as mudanças ocorridas até aqui.

2. História da Profissionalização Docente

Apesar de ser uma das atividades mais antigas da humanidade foi só no século XVIII que os professores foram reconhecidos como profissionais de ensino. E se até o final do século XIX os homens eram maioria entre os professores, no século XX o panorama mudou completamente, a partir dai as mulheres conquistaram cada vez mais o espaço nas escolas.

A profissão docente no Brasil tem uma longa história, que se inicia praticamente com as chegada dos primeiros jesuítas que vieram para o Brasil em missão juntamente com Tomé de Souza que seria nosso primeiro governador geral.

É interessante que quando analisamos a correspondência da companhia de Jesus podemos constatar que com quinze dias de chegada a Salvador, já se instala aquilo que eles chamavam de primeira escola de ler e escrever.

O magistério se constituiu como profissão na visão que nós temos hoje da escola publica e do mito da escola publica para todos com as revoluções burguesas do século XVIII, a Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Revolução Americana. Um dos marcos mais significativos da história da profissão docente no Brasil foram as Reformas Pombalinas implementadas no século XVIII pelo Marquês de Pombal. Essas Reformas Pombalinas implantadas em Portugal nas colônias portuguesas significaram a instalação pela primeira vez daquilo que poderíamos chamar de um sistema publico de ensino, na verdade o sistema que permanece em vigor até 1834, já portanto em um período posterior a nossa independência politica.

A presença da mulher na educação, especialmente no magistério de primeira a quarta serie se deu a partir do século XIX. Porque ate então ela era exercida por homens e a partir de um determinado momento esses professores vão saindo progressivamente da sala de aula buscando ocupar postos da direção da escola e as mulheres vão entrando. Mulheres essas da camada media e é um processo de libertação para elas, porque elas vão ocupar um lugar no trabalho que ate então elas não ocupavam, já que o lugar a elas destinado era o lar. Ao longo do século XX progressivamente o corpo docente passa a ser predominantemente feminino, então essa ideia de maternidade e docência ou trabalho domestico e docência, essas relações estão muito presentes nas explicações sobre o porquê as mulheres ocuparam tanto essa profissão.

Além de ter se tornado uma profissão predominantemente feminina, sobretudo na educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental a profissão docente passou por outras importantes transformações ao longo do século XX. Mudanças ocasionadas pelas próprias mudanças da sociedade e depois de décadas vivendo sobre o regime militar experimentar a reabertura politica. De um lado a presença feminina no magistério ganhou força e do outro cresceu também a luta sindical organizada pelos sindicatos. Os professores passaram a lutar por melhores condições salariais e de trabalho.

É impossível falar da profissão docente sem lembrar o forte processo de desvalorização que repercutiu no salario do professor e que se inicia nos anos do governo militar e se da paralelamente com a democratização do ensino publico. No Brasil inegavelmente a luta sindical do magistério tem seu grande momento no final dos anos 70. É o processo de democratização do Brasil que se inicia no Rio de janeiro a partir do SINCRO (Sindicato dos Professores Particulares) que vão inspirar o nascimento do SEPE (Sindicato dos Professores Públicos).

3. Percepções Sobre a Profissionalização Docente Através dos Professores

A partir das pesquisas feitas com três professores podemos constatar que os profissionais docentes não tinham intenção inicial de cursar licenciatura, onde pode ser visto pelo depoimento da P1, P2 e P3 quando lhe perguntado sobre seu desejo quando iniciou o curso de licenciatura, as repostas foram: P1 – Veterinária, P2 – advogada e P3 – Advogada. Mas no entanto ambas atualmente optariam por este curso. Haja visto que através de suas experiências em sala vão se apropriando das vivências:

[...] práticas intelectuais, de valores éticos e das normas que regem o cotidiano educativo e as relações no interior e no exterior do corpo docente. Nesse processo, vão construindo seu “ser profissional”, na adesão a um projeto histórico de escolarização. (FONTANA, 2000, p.48)

Segundo relatos das pesquisadas P1, P2, P3 o contexto histórico da época em que se encontravam as professoras, o curso de licenciatura era respeitado e muito bem visto por proporcionar um salario fixo com pouca carga horaria e com uma mensalidade baixa. Como pode se ver a seguir: P1 – “[...] era um curso que os meus pais podiam pagar, além de ser respeitada e com uma carga horaria que podia encaixar outros trabalhos.”; P2 – “[...] Sempre gostei dessa área, era um curso fascinante.”; P3 – “[...] era um curso respeitado que poderia me proporcionar estabilidade financeira.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com