TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Educador físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção da Saúde de idosos

Por:   •  2/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

André Marcelo Hartwig – 1111255

Atividade Física na Terceira Idade

Centro Universitario Claretiano

Educação Física Bacharelado

Servio Antonio Bucioli

Atividade Física na Terceira Idade

Polo Pelotas

2015

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso

Educação Física Bacharelado

Disciplina

Atividade Física na Terceira idade – Projeto de Prática

Tutor

Servio Antonio B.

1111255

1111255

Aluno (a)

André Marcelo Hartwig

DGEB1301PET1M

DGEB1301

Título do Projeto

''O educador físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção da Saúde de idosos.''

        

        

1.Introdução:

Envelhecer é um processo natural e gradativo do ser humano, no entanto, como envelhecer é um processo de escolha e varia de acordo com a filosofia de vida dos indivíduos. A rotina, os hábitos de vida, a posição social e emocional são fatores que contribuem para esta mística. Mas hora, todo tem esses segmentos em nossas vidas, e alguns apresentam traços mais evidentes do envelhecimento do que outros, por quê? Escolha.

Fica claro que quando falamos em escolhas na vida, cito os hábitos de vida saudáveis e equilibrados: comer bem, dormir adequadamente, fazer atividade física, não fumar e beber socialmente, fazer exames de rotina e evitar o estresse. Essas escolhas são parâmetros para uma vida mais longínqua e de qualidade. É possível chegar aos 50 anos fisiologicamente bem, seguindo esse manual.

No entanto, neste contexto deparamos com a sociedade atual, cheia de defeitos e caótica e a pergunta que fica é: como sustentar essa rotina no meio do furação social? Mais uma vez atesto que para colher com qualidade, o plantio deve ser feito com qualidade. Não podemos esperar aquilo que não fizemos por merecer.

O nosso corpo humano é tão perfeito que ele chega a ser impiedoso com que não tem carinho com ele ao longo da vida, pois ele cobra um preço alto depois. Acredito que muitas pessoas não se sustentam somente de informação sobre o quão importante é se cuidar para chegar bem na velhice, pois ainda vemos muitas pessoas debilitadas na terceira idade e os cofres públicos cada vez mais arrombados pelo dinheiro usado para sanar esse fim. Enquanto jovem, se eu possuo informação de como o corpo funciona eu posso ter uma pequena noção do que esperar da velhice se eu me cuidar ou não. E é nessa analogia que fundamento a tese de que a falta de informação afeta as pessoas e contribui para a piora deste quadro. O que vemos é pessoas que não estão nem ai para a sua velhice, bebem, fumam, dorme mal, não se exercitam e se alimentam mal. E o que mais causa indignação é que essas mesmas pessoas vão cobrar de Deus e sabe-se lá de quem do porque estarem na velhice todo ‘’enferrujado’’.

É papel de nos Educadores Físicos alertam essa população do quão benéfico é se cuidar para chegar à velhice com saúde e disposição. A expectativa de vida só aumenta e assim irá aumentar a população de idosos, e acredito que não será legal ter uma população de idosos maior e debilitada.

Na hora de prescrever uma rotina de treino para o idoso é fundamental o diálogo sobre a rotina do idoso e suas preferências. Exemplo: se o idoso gosta de caminhar ao ar livre, se faz necessário dar maior ênfase nos músculos inferiores.

2.Metodologia:

Nilza Gherke Maasz, 72 anos.

1) O que você faz para manter a saúde? Procuro me alimentar bem e não me estressar.

2) Tem o hábito de praticar exercicios regularmente? Se pratica, descreve quais exercicios e com que frequencia semanal. Se não pratica atualmente, já praticou? Por quanto tempo? Há quanto tempo está parado? Se nunca praticou por quê?

Sim, faço caminhada duas vezes na semana e uma de alongamento, num grupo de Idosos da Igreja Católica Local.

3) Qual a sua opinião sobre praticar exercicios? Me ajudaram muito, pois sofría de osteoporose.

4) Tem alguma doença? Qual(is)? Não.

5) Faz uso de medicamentos? Qual(is)? Não, só suplementos de Cálcio.

6) Qual sua maior preocupação atualmente?

( ) Não tem peocupações

( ) Não Tenho nenhum lazer

( ) Preocupo-me muito com minha saúde

( ) Preocupo-me com minha indepenência/autonomia

( x) Preocupo-me com minha familia

( ) Preocupo-me com minha segurança

( ) Preocupo-me com meu Dinheiro

( ) Preocupo-me com a qualidade da alimentação

( ) Preocupo-me com o futuro

( ) Preocupo-me com meu/minha cônjuge (esposo/esposa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com