TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Gestão

Por:   •  19/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

O

Se

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        11

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        12

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de relatório teve seu objetivo alcançado. Foram redigidos alguns textos relacionados aos propostos, adquirindo conhecimento sobre o Regimento escolar , sua função e seus aspectos.Com os vídeos foi obtido conhecimento  sobre a gestão educacional  de uma escola e como funciona na prática.

Também, através deste trabalho foi obtido preparação teórica sobre a relação da gestão, equipe administrativa e pedagógica, as funções dos documentos importantes, e as atribuições do diretor na escola.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com a leitura do texto proposto, entende-se que as principais ideias dos autores foi  apresentar a análise e discussão lógica sobre a   democracia   no   âmbito   escolar,   propriamente   dito,   em   relação   a   gestão. Sobre o tema, as  análises feitas mediante a história da educação no  Brasil, possibilitou o entendimento da questão qualitativa relacionada a educação, que  leva a reflexão  de   que   o   povo   brasileiro   sempre   lutou   a   favor   de   uma   educação   de qualidade, fomentando as metas, realidades e direcionamentos do aluno.

Mediante a isso, há buscas contínuas para melhorar a forma em que os gestores conduzem   a   escola   em   geral,   para   que   haja   também   avanços   em   relação   as avaliações propostas para a escola. A leitura do texto nos mostra também, importância da democracia   para   manter   a   escola   organizada   e   harmoniosa   para   todos,   trata sobre um assunto polêmico, sendo as eleições para ocupar o cargo de diretoria na escola, pois sabemos que em alguns estados e distritos do Brasil a ocupação do cargo ainda é feito por meio de indicações, proposta esta que não se enquadra na questão democrática.

A  busca   da   equipe   de   educação   em   criar   e   executar   com   perfeição   o   projeto pedagógico   escolar   e   a   participação   da   comunidade   relacionada   a   escola   em conselhos escolares, são definições que mostram a democracia em sua execução, pois além de seguir os caminhos corretos relacionados ao bem da escola, sem que haja   a   necessidade   de   improvisar   em   qualquer   momento   da   gestão,   tendo   um caminho traçado para o sucesso, há também a questão de participar das questão remotas e gerenciar a própria instituição, é como se acontecesse um enlace da gestão ,  equipe   pedagógica,   professores,   funcionários,   alunos,   pais   e sociedade, em prol de um bem comum.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

1.Qual a função do regimento no ambiente escolar?

A função do regimento escolar, assim como o PPP  é nortear todas as ações e todo trabalho dentro do ambiente escolar, ele é elaborado para que possa ser claramente descrita todas as competências que cada segmento, cada setor e cada pessoa dentro da escola possa saber oque as compete realizar.

O regimento escolar segue um padrão determinado pela secretaria de educação, podendo ser acrescentado detalhes característicos de cada escola. Com o regimento os profissionais podem entender suas funções, atribuições e competências no dia a dia.

  Assim como a BNCC é a base para o Projeto Político Pedagógico, o PPP é a base para outros documentos norteadores, como o Regimento Escolar. Estes documentos devem ser dinâmicos, portanto, suas características se modificam ao decorrer do tempo. O diretor deve direcionar todos os trabalhos tanto de elaboração e desenvolvimento do PPP e do Regimento Escolar do inicio ao fim.

Tanto o PPP quanto o Regimento devem convergir para que o aluno seja o foco principal e tenha uma aprendizagem significativa.

2.Quais aspectos são contemplados  em um regimento escolar?

A função de cada cargo específico, suas responsabilidades e competências, além das regras para o aluno, como por exemplo os critérios de avaliação, e também regras para a comunidade, mas essas regras são ditadas de forma democrática.  O regimento deve trabalhar junto com o PPP, cada um com sua atribuição, mas com único foco, o documento possui caráter legal.

3  ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA    

1.Quais as principais atribuições do diretor na escola?

A principal função do diretor é cuidar da parte burocrática da escola. E verificar se todas as funções dos respectivos funcionários estão sendo realizadas de maneira correta. Tendo em vista que o objetivo do ensino é justamente o progresso de seus alunos, lutando contra a evasão e reprovação. Garantindo também, o bem estar dos alunos e docentes.

2.  Descreva  a   atuação   desse   profissional   quanto   ao   atendimento   aos alunos e aos docentes.

O foco da escola é o aluno e tanto o diretor, quanto os docentes, precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com