TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Feedback na Aprendizagem Motora

Por:   •  1/6/2023  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Aprendizagem Motora

UFMT – Cuiabá

Profª.Dra. Juliana de Paula Schüller

Acadêmicas: Laís Cristinny e Bruna Macedo

Feedback na Aprendizagem Motora

 

Feedback: Tipos,como se utiliza,o que é e a diferença entre Feedback e instrução.

Introdução

O feedback é um dos fatores mais determinantes e de maior importância na aquisição de habilidades e sua utilização num momento oportuno auxilia tanto na aprendizagem quanto na motivação do indivíduo, mas para ser eficaz o profissional deverá saber os princípios e características para dar o feedback e o princípio para dar o feedback.

Segundo Schmidt e Franco,o feedback pode ser dividido em intrínseco e extrínseco.

Para Schmidt e Wrisberg, Marteniek e outros,o feedback extrínseco pode se utilizar varias fontes  internas,como vídeos, instrutores ou cronômetros, estes que possam auxiliar o individuo na absorção do que lhe foi falado ou passado, essa absorção que pode ser feita pelos sistemas sensoriais (audição,olfato,tato e visão), assim o individuo poderá saber como foi sua performance e/ou resultado. Já o feedback intrínseco ocorre quando o individuo percebe,que em  algumas vezes, o movimento está sendo de maneira correta ou não,sem o auxilio de fontes internas.

Esses feedbacks são subdivididos em Feedback de parâmetro e de programa. Do Programa: envolve o fornecimento de informação quanto ao programa motor generalizado.

Do Parâmetro: Erro em relação à seleção de parâmetros do movimento.

Exemplo: amplitude, força, velocidade.

(Erro em relação ao padrão fundamental).

Para o feedback ser utilizado de forma eficaz o profissional deve fazer um ambiente propício para seu aprendizado passando confiança para seu aluno mesmo que no processo haja erros e tenhamos que aponta-los e acabar frustrando ou desapontando-o é necessário que o faça para melhor êxito nas habilidades motoras. Deve se utilizar ferramentas confiáveis para o registros dos feedbacks e seguir padrões de competência clínica. O professor ao qual será designado deve não só ter foco no aluno e seus movimentos como também nas reações ao longo do processo.

Podemos diferenciar instrução com feedback, que muitas vezes pode ser confundidos por serem semelhantes, porém os papeis são diferentes. Feedback é quando a informação é passada durante ou após a ação do individuo,ao contrario de instrução, que é quando a informação é passada durante todo o processo da ação. Um exemplo de instrução pode ser observado em um jogo de futebol, na qual o técnico fica,na maioria das vezes,durante toda a partida passando informações para os jogadores, de como é para ser feito tal ato ou tal esquema de jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com