TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol Profissional

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

O futebol é o resultado da evolução dos diversos jogos com bola, praticados por diferentes povos em diferentes épocas, e hoje em dia é um dos pilares do esporte moderno.

O futebol nasceu na Inglaterra em 1863 baseados no “Tsutchu” o esporte praticado na China que tinha como finalidade dar golpes na bola com o pé e colocar em uma rede. Em seguida a história chega até na Grécia onde se praticava o epyskiros que era muito popular na época e englobava jogos que eram praticados com as mãos ou os pés.

Durante o século XII, a brutalidade esteve presente nos jogos com bola na Inglaterra, a violência era tanta que os jogadores ficavam muito feridos ou até mesmo morriam. Diante de tanta brutalidade o Rei Eduardo II impediu o futebol por não ser um esporte cristão, ao contrário do que se passou na Inglaterra a prática com bola na Itália não sofreu perseguições das autoridades,os italianos podem ter sido os primeiros a organizarem as regras do jogo com bola. O futebol também encontrou apoio na França, o jogo chamado “soule” sendo praticado tanto pelo homem do povo quanto pelos nobres.

Por volta dos anos de 1840, à rainha Vitória da Inglaterra decidiu que os jogos deveriam ser praticados nas escolas, a partir dessa data o esporte tornou-se obrigatório nos recreios e a partir do século XIX o futebol já fazia parte do ensino regular.

O futebol chegou ao Brasil em 1894 trazido por Charles Miller, ele foi morar na Inglaterra para estudar e cada vez mais tomou gosto pelo esporte. O primeiro jogo no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 com funcionários de empresas inglesas que moravam em São Paulo e também eram de origem.

No Brasil, a fabricação de brindes com as marcas dos times, é uma grande fonte de recursos especialmente para o futebol europeu. A transação de jogadores rende bastante dinheiro, porém provoca distorções como, por exemplo, os jogadores medianos são tratados como craques onde quer que sejam vendidos

A Copa do Mundo é um evento que reúne duas coisas, mostra ao público a força política de um país, tira os jovens das ruas e ajudam muitos a se manterem socialmente. Não é atoa que o futebol é chamado de paixão nacional, ele agrega pessoas de diferentes classes sociais e permite que as disputas sejam democráticas.

Em 2014 aconteceu a Copa do Mundo no Brasil, anfitrião de competição pela segunda vez organizada pela FIFA. O país obteve uma grande visibilidade pela quantidade de pessoas que vieram prestigiar os jogos, mas infelizmente a seleção brasileira que foi comandada por Dunga infelizmente não conseguiu chegar até a final, dando lugar para a Alemanha a grande campeã da Copa do Mundo no Brasil.

Atualmente, o futebol profissional, está vinculado à indústria do entretenimento como um produto a ser consumido pelos milhares de pessoas que vão aos estádios ou pelos milhões que assistem aos jogos pela TV inglesa. O jogador profissional não mais representa as cores de seu clube; transformou-se em uma espécie de representante comercial de seus patrocinadores pessoais.

O trabalho atual dos grandes jogadores valorizados no futebol mundial consiste em alternar as horas de treinamento e as horas de gravação de comerciais publicitários.

REFERENCIAS

Disponível em: https://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp. Acesso em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com