TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol e Futsal

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 16

FUTEBOL E FUTSAL

                                                                                                                         

                                                                                                                  Bruno Huendyson Oliveira

        

RESUMO

Neste trabalho apresentaremos a metodologia de ensino de Futebol e Futsal, abordaremos desde fatos históricos, aplicações curriculares até a inclusão e socialização dos alunos com a prática desta modalidade esportiva dentro do âmbito escolar. Pois o Futebol e o Futsal sendo modalidades esportivas populares no nosso pais, facilita sua aplicação dentro das aulas de Educação Física, envolvendo desde atividades lúdicas recreativas até práticas desportivas. Acreditamos que o Futebol e o Futsal devem ser ensinados na escola, sendo encarado como sujeito histórico no processo de formação de ensino/aprendizagem do aluno, para que o mesmo não veja ambas as modalidades como mais uma pratica esportiva, mas sim como uma cultura corporal coletiva.

Palavras-chave: Futebol, Futsal, Âmbito Escolar.

1. INTRODUÇÃO

Segundo o professor Paulo Cesar Do Nascimento, existe varias histórias dos primeiros passos do Futebol, alguns dizem que foi o Tsu Shu em torno de 3000 A.C., outros dizem que foi o Epyskiros, e outros ainda dizem que foi o Harpastum. Não há como saber ao certo, e os pesquisadores divergem de opinião. A verdade é que foram os ingleses que começaram tudo, ouve uma briga sobre os adeptos do rúgbi no século passado e os dissidentes criaram uma nova modalidade o Futebol. Muito diferente de hoje, pois se podia usar os pés e as mãos. Hoje só o goleiro pode jogar com as mãos. A evolução no Futebol foi um fato notável, mas só a partir do século XX é que se organizaram as entidades nacionais e a FIFA que surge em 1904. O código Cambridge também conhecido como regras de Cambridge, talvez tenha sido o marco mais importante dessa época do Futebol, visto que estabeleceu normas únicas para pratica, que são bem semelhantes com a do futebol atual. E a mais importante das regras foi a que empunha que a bola deveria ser conduzida com os pés e não podia mais se tocar com a mão na bola, o que por fim acabou diferenciando o esporte dos outros, como rúgbi. Onde nessa parte do livro o Professor Paulo Cesar do Nascimento cita a o autor (STEIN, 2013).

Já o futsal não se sabe ao certo as origens e muito se discute sobre isso, alguns dizem que o futsal surgiu de uma adaptação do futebol de campo, assim como o futebol 7, a verdadeira origem ainda não se sabe ao certo. Entre tanto foi lá pela década de 30 que surgiram indícios do jogo. Uruguai e Brasil parecem ter sido os países que começaram a pratica da modalidade. Paulo Cesar coloca em pauta o relato de Vozer e Giusti (2002) que o futsal foi criado pela associação cristã de moços (ACM) em Montevidéu – Uruguai. Já em 1933 surgiram as primeiras regras do esporte que sofriam influencias de outras modalidades coletivas, como o basquete e o handebol. Os relatos que o professor de Educação Física da ACM, Juan Carlos Ceriani Gravier, foi o criador do esporte em 1934, batizando-o como indoor football. Pela dificuldade de encontrar campos para a prática do futebol, as pessoas começaram a improvisar jogos nas quadras de basquete ou hóquei, aproveitando as traves utilizadas no hóquei.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Futebol quando chegou ao Brasil, era conhecido como esporte de elite porque somente jovens que estudaram na Europa tiveram oportunidade de praticar está modalidade. Segundo o livro de José Carlos Brunoro e Antônio Afif (Livro: Futebol 100% Profissional). O Paulistano Charles Miller teve o privilégio de conhecer a modalidade pela sua convivência, com os Ingleses durante dez anos, que no livro relata que são amantes e criadores do futebol. Charles Miller passou a gostar da modalidade e a praticá-la tendo o rendimento positivo, sendo convidado para algumas equipes do futebol da época, sendo um jogador bastante assediado por conta de suas boas atuações.

Em 1894 Charles Miller chega ao Brasil, vindo da Inglaterra com vontade de implantar a modalidade no país, com experiência adquirida nos clubes da Inglaterra trazendo consigo duas bolas e outros materiais de futebol, afim de formar equipes para a prática do esporte. No livro de José Carlos Brunoro e Antônio Afif tem a resalva da existência do professor alemão Hans Nobiling, e o jovem carioca que estudou na Suiça Oscar Cox que tiveram papel importante na difusão do futebol no Brasil. Nobiling fundou o Germânia, em São Paulo, clube de raízes alemães que depois passou a chamar pinheiros, o trabalho de Oscar Cox para organizar o futebol no Rio de Janeiro não foi muito diferente do realizado por Charles Miller em São Paulo, Oscar Cox teve que convencer seus amigos a deixar  o críquete de lado (pois o críquete é um outro esporte criado pelos Ingleses, que na época era muito popular no Brasil a sua prática  nas associações e clubes) mostrando assim a beleza do futebol.  

“Depois de muita perseverança, Cox conseguiu formar um time. Entre tanto, não existia outra equipe, no Rio de Janeiro, para enfrentar seu time.” (BRUNORO e AFIF, 1997, p.14)

Como o futebol era um esporte novo no pais, sua pratica pouco conhecida, Cox recorreu novamente aos praticantes de críquete de outro clube, para que organizassem uma equipe.  

“[...] A equipe de Cox batizada de time do rio, enfrenta o Rio Cricket and Athletic Association, de Niterói.” (BRUNORO e AFIF, 1997, p.14).

Segundo relatos do livro de José Carlos Brunoro e Antonio Afif, Oscar Cox teve uma grande iniciativa de organizar os primeiros jogos de futebol entre os clubes dos estados de Rio e São Paulo, disseminando assim o esporte que naquela época até então era uma novidade trazida da Europa para o Brasil, servindo também para estimular a grande rivalidade dos confrontos entre paulistas e cariocas.

De acordo com o livro de BRUNORO E AFIF segue a baixo a cronologia histórica do futebol:

1894- Chales Miller traz as primeiras bolas de futebol para o Brasil.

1904- É criada a Federação Internacional de Futebol (Fifa).

1916- É fundada a Confederação Sul- Americana de Futebol.

1917- É criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

1930- O Uruguai, como país-sede, vence a primeira Copa do Mundo.

1933- Inicio do profissionalismo no Brasil e criação da Liga Carioca de Futebol.

1941- São criados o Conselho Nacional de Desportos (CND) e a federação Paulista    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (341.9 Kb)   docx (201.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com