TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol e Futsal

Por:   •  15/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE PRÁTICA – BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 PESQUISA E RELATO DE EXPERIENCIA

Nome do aluno:

Jaqueline Beatriz Jaensch de Oliveira

TEMA DA PESQUISA: Futebol ou Futsal no treinamento: como desenvolver capacidades físicas através do futebol e futsal, evitando lesões e respeitando as possibilidades corporais de acordo com a idade do seu aluno?

Tópicos para pesquisar

- Formas de ensino de acordo com a idade

  Etapa de preparação preliminar: se estende dos 6 aos 11-12 anos de idade e que deve simular a consolidação da saúde do praticante, desenvolvimento da preparação física multilateral, domínio das habilidades motoras e preparação teórica;

 Etapa de especialização inicial: entre 13 e 15 anos, onde o treinamento deve ser mais especificamente relacionado ao futebol, visando a preparação multilateral para a especialização no futebol por meio de minijogos e exercícios de preparação geral.

Fase de preparação especializada: se estende dos 16 aos 28 anos e deve ser caracterizada por exercícios específicos relacionados às exigências metabólicas e motoras do futebol, com o objetivo de aperfeiçoar o rendimento. Já a última fase é a de longevidade desportiva, observada entre os 28 e 32 anos e tem como objetivo principal a manutenção do alto rendimento e dos bons resultados.

- Capacidades físicas

  As principais capacidades que devem ser trabalhadas no futebol são: força, velocidade, agilidade, resistência, coordenação e flexibilidade.

 Todas as capacidades citadas à cima são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades motoras, gerais e especificas. Com destaque para as capacidades de velocidade, agilidade e coordenação que auxiliam de forma direta no aperfeiçoamento da condução de bola.

- Lesões no futebol e futsal

 É muito importante para a prevenção de lesões, aquecer antes de começar os treinos mais intensos, isso eleva a temperatura corporal e deixa o músculo mais preparado para o que for exigido dele. Ajustes de carga de treino, monitoramento do retorno esportivo, identificação precisa de lesões, correção de fraquezas e desequilíbrio. Também é de extrema importância fazer a adequação de equipamentos esportivos, chuteira, caneleira, e luva no caso dos goleiros.

- Escolher uma idade, uma faixa etária de turma, como por exemplo uma turma de crianças de 8 anos, ou 12 anos.

 12 anos.

- Para essa faixa etária escolhida, você deverá dar exemplos práticos de uma aula que envolva futebol ou futsal e alguma ou algumas das capacidades físicas a serem desenvolvidas com determinados exercícios (relacionar cada exercício a alguma capacidade física).  

 Para desenvolver a capacidade física de velocidade, a corrida é uma ótima aliada. Sendo usada de forma divertida e prazerosa respeitando a faixa etária, pois a criança tem suas necessidades e não deve ser treinada como seria o treinamento de um adulto.

RELATO DE EXERIÊNCIA DA AULA PRÁTICA

(Escreva neste campo um texto contando como foi a realização da atividade, adaptações que teve que fazer, pontos positivos e negativos e quais das atividade você achou mais fácil ou difícil de aplicar entre os alunos.  Busque deixar esse relato com 20 ou 30 linhas)

 A aula prática da disciplina de Futebol e Futsal, foi realizada nas dependências do Colégio Pilar Maturana, no dia 09 de junho das 2022 às 15:00, com objetivo exercitar a partir de práticas lúdicas a disciplina proposta.

 Após a chegada de todos os alunos, a professora Alexsandra fez uma roda para explicar como iniciaríamos nossa aula.

 Iniciamos a aula realizando uma corrida de aquecimento proposto pela tutora (muito importante e essencial), onde foi feito algumas voltas em torno da quadra.

 Depois de todos os alunos aquecidos, a professora pegou algumas bolas de futebol e distribuiu aos alunos, pediu para que formássemos duplas, e em seguida solicitou duas fileiras, uma de frente para a outra parados no lugar. Neste momento aprendemos a fazer o passe de bola para o colega da dupla, com o peito do pé, fizemos isso repetidas vezes até dar o tempo, depois foi mudado para o passe de bola com a lateral interna do pé, parte externa do pé, passe de bico, e por último fizemos o passe alto. Após os passes em fileiras paradas, a professora pediu para que fizéssemos os passes correndo lateralmente, e no final deveriam marcar um gol.

 Dando sequencia a aula, a professora colocou 4 cones na área central da quadra, para que os alunos conduzissem a bola naquele círculo, usar os dribles ao chegar nos cones e continuar conduzindo a bola até fechar o círculo, assim passava a bola para o próximo aluno. Após, a tutora posicionou os cones como se fossem adversários, o objetivo era conduzir a bola, driblar os adversários e chegar até o gol.

 Tive muita dificuldade para manter o domínio da bola em todas as atividades realizadas, porém gostei muito de ter participado desta aula prática, onde concluí que as aulas práticas são importantes formas de metodologias, a partir delas entendi que a aprendizagem é um processo. Assim como ocorreu na aula de hoje, devemos sugerir aos alunos o mais fácil e depois ir complexificando, de modo a fazer o aluno participar e aprender da melhor forma possível. Por isto é importante os professores conhecerem os fundamentos de cada disciplina estudada, pois só assim ele será capaz de fazer um planejamento detalhado.

Após preenchido você deverá subir essa ficha e a ficha de avaliação da aula prática presencial fornecida pelo professor em uma nuvem e depois postar o link/URL na aba Avaliação Discursiva desta disciplina. Você encontra o tutorial deste procedimento na sala de aula da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com