TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.741 Palavras (23 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

CURITIBA/PR

2018


FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

SUELEN DA PAIXÃO DE SOUZA

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de ensino lúdico, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador (A):

CURITIBA/PR

ANO

Resumo

Existe inúmeras pesquisas em torno da psicologia evolutiva e da educação. Através de ideias construtivas percebe-se que o desenvolvimento infantil perpassa por diversas áreas (motora,cognitiva,afetiva). O que se quer através desse estudo  e demonstrar como o lúdico esta presente no dia a dia da criança e de que maneira pode estimular o  pensar. Os educadores da atualidade buscam uma aproximação maior com a sociedade moderna, onde as atividades devem ser contextualizadas,  dinâmicas e com inovações tecnológicas, buscando envolver mais os educando  no processo educativo. O trabalho lúdico visa envolver os alunos intensamente na atividade educativa, repensando a escola,o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos  da educação escolar infantil. Esse trabalho visa debater alguns questionamentos como: Até que ponto o lúdico estimula o pensar? De que forma trabalhar o lúdico no desenvolvimento infantil? Como resgatar a aprendizagem através das brincadeiras? Para a concretização desse projeto serão realizadas observações em espaços lúdicos, escolas, brinquedo tecas, a fim de demonstrarem  a necessidade da Ludicidade  no dia a dia das crianças e como os jogos podem influenciar no desenvolvimento intelectual destes indivíduos. Pretende-se aplicar essa teoria com crianças para que se possa confirmar e responder aos questionamentos dessa pesquisa de modo a reconhecer a importância do brincar para o desenvolvimento  do ser humano.  

Palavras Chaves: Brinquedoteca, lúdico,criança.

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da importância do lúdico para todo e qualquer individuo, de que  forma as atividades realizadas nas brinquedos tecas  interferem no crescimento e desenvolvimento das crianças, fazendo com que amadureçam, compreendam a interpretar o mundo a sua volta. Trata também sobre a origem da brinquedoteca e seu inicio no Brasil, quais seus princípios e sua finalidade, incentivando a valorização do brincar e do  brinquedo.

         Acredita-se que o que ocorre é que os professores não estão preparando suas aulas adequadamente, desenvolvendo de forma à despertar o interesse da criança pelo conteúdo e pelas atividades propostas, bem como também, o aluno  precisa buscar significado em seu aprendizado e isso é função da escola juntamente com o docente, que devem achar meios de tornar a aula prazerosa e deixando claro qual o objetivo do aprendizado do conteúdo. O professor tem que aprender a falar a linguagem da criança, mostrando que aprender é um desafio, trás emoções e ter um sentido, tornar os indivíduos críticos. O lúdico esta no dia a dia da criança, através dos desenhos , pinturas, e etc. É forma importante de expressão e comunicação, justificando sua presença no contexto educacional.

           O tema foi escolhido devido a preocupação em como se encontra o ensino através do lúdico, pois alguns casos percebe-se que não esta havendo uma contribuição para que as criança possam elaborar sua linguagem expressiva entendida aqui como uma forma  ler e representar o mundo e as suas relações com ele.

           As praticas pedagógicas de ensino na Educação Infantil ainda necessitam de grandes mudanças por parte de alguns professores. Pensando nesse contexto, pretende-se destacar a importância de o professor aproveitar esta fase das crianças e disponibilizar recursos para aprimorar o conhecimento e despertar a curiosidade  vontade de desvendar  todas as possibilidades ,fazendo com que enriqueçam o vocabulário visual possibilitando assim dar asas à imaginação.

              A aula na educação infantil e muitas vezes encarada como um momento  para des-estressar, relaxar ou ficar sem fazer nada, as vezes apresentam-se kits prontos de atividades ( desenhos mimeograficos ou fotocopiados para serem coloridos, etc.) , com isso , o professor não prepara suas aulas baseando-se no aluno e em seu aprendizado, apenas pega algo pronto e repassa , sem ao menos ver objetivo com isso. Os métodos utilizados para a realização dessa pesquisa foram os seguintes: pesquisa de campo, estagio de observação, entrevista e analise referentes aos assuntos apontados.

                A base dessa pesquisa é a observação de como as crianças “brincam” e interagem com os indivíduos e com o meio de que forma isso interfere em sua relação com o mundo. Ao observar e anotar os diferentes aspectos analisados, o acadêmico prepara-se para  sua atuação dentro de uma brinquedoteca ou outro espaço lúdico, preparando-se para sua atuação futura, bem como para a pratica de seu projeto, percebendo que eé viável e de que tipo de atividade mais gostam.

              A elaboração desse projeto de conclusão de curso, faz com que o profissional busque informações sobre as necessidades e a viabilidades de cada atividade das quais se propõe a orientar, podendo auxiliá-lo futuramente a preparar melhor suas aulas, interagindo e compreendendo a função do lúdico na vida dos indivíduos, sua importância e necessidade para o aprendizado e para a vida em sociedade.

 1 .Criação das Brinquedotecas

                      O inicio da brinquedoteca no Brasil se deu em meados dos anos 1980, onde houveram muitas dificuldades econômicas e de reconhecimento para que fosse valorizada como instituição educacional, foi criada com a finalidade de estimular a criança a brincar com a liberdade. Nesse espaço ocorre a interação educacional, uma vez que a criança permanece durante horas e contato com diferentes meios lúdicos .  Para se trabalhar em um ambiente como este , a pessoa deve ter formação profissional adequada para auxiliar no desenvolvimento emocional,  intelectual e social da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (233.7 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com