TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA HIDROGINÁSTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS ANÁLISE CRÍTICA

Por:   •  5/6/2020  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO FASE

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

METODOLOGIA DA HIDROGINÁSTICA

ARACAJU

2020

PAPEL DA HIDROGINÁSTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS

ANÁLISE CRÍTICA

Apresento nesse texto uma análise crítica positiva sobre a pesquisa que foi elaborada para nos mostrar, o quanto é importante a prática da hidroginástica na vida   diária   do idoso. O homem, ao envelhecer, sofre uma série de mudanças endógenas e exógenas que sem perceber estão presentes nos movimentos, que são mais cuidadosos e lentos. No idoso é visível a pele enrugar-se, como também, a força muscular diminuir, a memória enfraquecer, a perda da flexibilidade, a falta de coordenação e equilíbrio, entre outros aspectos da senilidade. A hidroginástica como uma prática de atividade física na terceira idade proporciona múltiplos efeitos benéficos, o que além de servir na prevenção e tratamento das doenças próprias do idoso, melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo e sua independência diária.

Para nos mostrar os benefícios que essa atividade física trás para os idosos, pesquisadores de Anápolis, fizeram uma pesquisa onde a população alvo foi composta de idosas, que   frequentavam   o   Centro   de Convivência     do    Idoso de     Anápolis (CCI).

A amostra foi subdividida   em   dois   grupos:   praticantes   de hidroginástica   e   sedentárias.   Todas   as   idosas apresentaram atestado médico comprovando a sua    condição    para    realizar    os    testes. Para participar, a idosa precisava ter 60 anos ou mais, frequentar regularmente o CCI, e não apresentar patologia limitante do movimento (e.g.  Artrose, DPOC, etc.).   Foram   excluídas   das   análises   as idosas   que   não   realizaram   todos   os   testes propostos. Após   a   seleção   das   idosas, foi   realizado   um agendamento individual para a realização dos testes motores, em um espaço reservado no próprio   Centro   de   Convivência   dos Idosos.   A duração   das   avaliações   foi   de   45   min. Observou-se que as idosas que frequentavam as aulas de hidroginástica duas vezes por semana no CCI a mais de 6 meses apresentaram níveis de capacidade   funcional   superiores   em todos   os testes da bateria em comparação com as idosas sedentárias. Os   resultados reforçam o benefício que um programa regular de hidroginástica exerce na população idosa.  A melhor condição funcional é evidenciada nos dados em todas as variáveis testadas.

Não tem como dizer que a prática da hidroginástica não levará resultados positivos para o idoso, nesta pesquisa ficou realmente claro que essa   atividade no meio líquido trará grandes ganhos para idosos que procuram ser estimulados a praticar uma atividade relaxante e baixo impacto.  Logo, fica concreto   que os resultados apontados nas pesquisas, nos mostram que há melhora na funcionalidade do idoso e entre outros benefícios são adquiridos pela prática da hidroginástica.

O artigo oferece informações que se tornam nítidas que a hidroginástica para o público idoso, é totalmente eficaz para as suas AVD´S. Em números, os autores citam que com a prática da hidroginástica haverá como promover uma realização básica de melhora na flexibilidade, agilidade, resistência e força muscular. Não só como melhoria de atividades motoras básicas, o idoso pode adquirir vários benefícios no meio aquático:  frequência cardíaca mais baixa, ter músculos mais fortes e resistentes, aumentar a amplitude articular, ter circulação ativa, melhorar sua autoestima, proporcionar uma ocupação diária, melhorar mobilidade, proporcionar uma ocupação, auxiliar no controle de doenças, ajudar   na manutenção das capacidades intelectuais, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com