TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO TREINAMENTO DE FORÇA NA OBTENÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA E NA CAPACIDADE FUNCIONAL DOS IDOSOS

Por:   •  28/11/2021  •  Artigo  •  7.052 Palavras (29 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 29

O PAPEL DO TREINAMENTO DE FORÇA NA OBTENÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA E NA CAPACIDADE FUNCIONAL DOS IDOSOS

Carlos Alberto Menezes da Silva 

Prof. Orientadora Renata Araújo Bernasconi

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Trabalho de Graduação 

16/05/2021

RESUMO

Muito embora nas últimas décadas percebemos que houve um avanço no crescimento da população idosa no Brasil e no mundo, há ainda a necessidade de se promover programas voltados a atender este público, principalmente em atividades físicas voltadas a promoção da aptidão física e capacidade funcional dessa população. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar e relacionar os benefícios do treinamento de força na obtenção de aptidão física e da capacidade funcional dos idosos inseridos na terceira idade. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa. Quanto aos fins a pesquisa é do tipo descritiva e quanto aos procedimentos utilizados para a coleta de dados é bibliográfica. Observou-se no decorrer da pesquisa literária sobre o assunto que o treinamento de força atua na promoção da força muscular e com isso promove a melhoria da capacidade funcional do idoso, proporcionando, ainda, uma maior autonomia e diminuição de problemas ósseos.  Conclui-se por fim, que com o treinamento de força os idosos podem realizar suas tarefas diárias sem que para tanto necessitem de ajuda, já que atua diretamente no fortalecimento dos músculos dos mesmos, aumentando, assim a aptidão física e a capacidade funcional.

Palavras-chave: Treinamento de Força; Aptidão Física; Capacidade Funcional.

1 INTRODUÇÃO

É notório que nos últimos tempos, a expectativa de vida em se tratando das pessoas idosas aumentou grandemente, tudo isso, graças ao avanço da medicina e as técnicas hoje utilizadas, isso, aliado, ainda, a uma série de políticas públicas voltadas a atender este tipo de população e que tem sobremaneira proporcionado uma vida mais saudável, bem como, uma maior independência na realização de atividades do dia-dia de cada um, no entanto, não podemos deixar de ressaltar que o envelhecimento é algo que não se pode parar (MIRANDA ET AL, 2018, P.11).

A transição acontece também na parte funcional e nos sistemas do corpo, mas, o envelhecimento não está necessariamente ligado a deterioração do corpo; na verdade, manter independência funcional é fator chave para um envelhecimento saudável (ativo), bem como desenvolver a cognição e promover melhora da atividade pelos idosos (BAIÉ et al.,2015).

Diante do exposto, Okuma (2012, p.124), comenta que para se manter os idosos sempre ativos é necessário lhes dar compromissos, haja vista, que isto pode proporcionar que o mesmo sempre esteja interagindo e conseguindo viver em grupo e de maneira muito mais saudável. Ressalta, ainda, que as atividades físicas na terceira idade, é um dos meios primordial em obtenção de uma saúde tanto física como mental.

Diante, disto, a relevância da pesquisa está em proporcionar um maior esclarecimento por meio de pesquisa bibliográfica, da importância do treinamento da força para a obtenção de uma qualidade de vida melhor para os idosos inseridos na terceira idade.

Vários estudos nos mostram que o envelhecimento proporciona uma série de transformações no estado fisiológico, psicológico, social e cultural das pessoas, e muitas vezes essas transformações são irreversíveis e que tornam o indivíduo totalmente dependente de alguém, o que reduz a qualidade de vida do mesmo. Assim, promover pesquisas que possam auxiliar ou subsidiar informações relevantes a cuidados essenciais para a obtenção do envelhecimento de qualidade é de suma importância, portanto, a escolha desse tema, justifica-se, por influenciar em três situações:

Para o graduando em Educação Física tem sua justificativa no sentido de que irá fortalecer o seu papel como educador em prol do bem-estar de pessoas inseridas na terceira idade.

Para a sociedade a pesquisa tem sua justificativa no fato de que já existe a comprovação por meio de estudos anteriores a esta pesquisa que a força por meio do treinamento em pessoas jovens proporciona uma série de benefícios na área fisiológica dos mesmos, assim, se faz necessário, também realizar uma pesquisa que possa identificar os benefícios do treinamento em pessoas da terceira idade e com isso, comprovar por meio de estudos esses benefícios.

Para a instituição, a pesquisa servirá de acervo, bem como, servirá, ainda, para subsidiar pesquisas futuras a respeito do assunto tratado, haja vista que os assuntos e debates sobre o envelhecimento estão sendo cada vez mais notados no meio científico.

O estudo apresenta a seguinte questão problemática: Como o treinamento de força pode influenciar positivamente na aptidão física e na capacidade funcional do idoso?

O Objetivo Geral da pesquisa é verificar e relacionar os benefícios do treinamento de força na obtenção de aptidão física e da capacidade funcional dos idosos inseridos na terceira idade.

Como objetivos específicos, a pesquisa propõe 1) dissertar sobre o envelhecimento, capacidade física e aptidão física; 2) caracterizar o treinamento de força; 3) relacionar os principais benefícios do treinamento de força na aptidão física e na capacidade funcional do idoso; e 4) diagnosticar o papel do treinamento de força na prevenção de patologias comuns em idosos.

2 O ENVELHECIMENTO

No Brasil, de acordo com o artigo 2º da lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, o idoso é aquele indivíduo que está inserido na faixa etária de 60 ou mais anos. Essa faixa etária, atualmente, tem crescido muito, e isso, é ocasionado pelas políticas públicas que foram criadas a partir da década de 90, como os centros de recreações ou instituições que realizam programas em prol do bem-estar dessa população. (BRASIL, 2020).

De acordo com Figueiredo et al (2011), o envelhecimento é um processo multidimensional, estando a dimensão biológica, associada com a passagem do tempo; a psicológica, associada à cognição, personalidade e afetividade; e a social reflete o domínio sociocultural e ambiental

O envelhecimento é um processo no quais todos passam e altera todos os fatores que vão dos genéticos, pessoais aos ambientais, o que proporciona ainda mudanças no organismo e consequentemente atraindo doenças e com isso a deficiência da aptidão física do ser humano e abrange todos os aspectos, seja, fisiológico, morfológico, bioquímico e psicológico e que tem como principal consequência as perdas continuas das aptidões, e seus fatores estão ligados aos processos genéticos, ou ainda, estilo de vida, causando, assim, a decadência e o declínio funcional do indivíduo (VIEIRA ET AL, 2015, P.95).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (287.3 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com