TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA DE VOLEIBOL

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 13

AULA 1

 Tema: Saque

Objetivos:

- Diferenciar as formas de execução do fundamento saque;

- Agir de forma solidária perante as dificuldades e limitações dos colegas;

 - Vivenciar os diversos tipos de saque por baixo e por cima.

Levantamento do conhecimento prévio dos estudantes:

 - Diálogo inicial sobre o fundamento saque, através de questionamentos sobre o que é o saque, se existe uma técnica específica para execução, se sabem o que diz a regra sobre o saque, entre outros.

Metodologia:

 - Aula teórico prática dialogada - Apresentação do fundamento saque;

- Tipos de saque e técnicas para execução; - Realização de um jogo de voleibol com regras adaptadas.

Material utilizado:

 - Quadra poliesportiva, postes de voleibol, rede de voleibol, bolas de voleibol.

Desenvolvimento:

 - Reunir todos os estudantes em círculo e realizar uma sessão de no máximo 10 minutos de alongamento e aquecimento corporal.

- Agrupar todos os estudantes no centro da quadra e realizar uma explanação de como realizar os saques por baixo e por cima no voleibol, dando informações do posicionamento das pernas, altura de lançamento da bola, posição do corpo e opção de gesto de golpe na bola.

- Iniciar as atividades distribuindo a turma em duplas com uma bola e solicitar aos mesmos que executem o posicionamento básico para o saque por baixo, sendo experimentado em cada tentativa uma forma diferente de golpear a bola com a mão (punho cerrado, palma da mão, copinho, machadinha, outros). Depois das diferentes tentativas reunir o grupo no centro da quadra e questioná los sobre as dificuldades na execução e qual a forma mais indicada de se executar o saque por baixo na opinião deles.

 - Após esse breve diálogo, os indivíduos serão posicionados um de cada lado da rede de frente para o seu colega, em cima da linha dos três metros da quadra de voleibol. Ao sinal do professor deverão executar o saque passando pelas fases de execução: (posição inicial, lançamento da bola, batida na bola e finalização) fazendo a bola ultrapassar a rede e cair nas mãos do colega do outro lado da quadra. Após algumas tentativas pedir para irem se afastando com um ou dois passos para trás e executar mais algumas tentativas até chegar à linha de fundo da quadra, onde executarão o saque por baixo da forma como a regra define.

 - Em seguida executar a mesma progressão pedagógica com o saque por cima.

 - Após os exercícios, realizar um jogo onde os jogadores utilizarão os saques por baixo ou por cima para enviar a bola para o lado oposto tentando derrubar a mesma no solo ou provocar o erro adversário. Estes deverão apenas segurar a bola antes de tocar o solo e enviar de volta para a quadra adversária utilizando apenas o saque (por baixo ou por cima), não sendo permitido o deslocamento com a bola antes de sacar. Vence a equipe que obtiver mais pontos.

Feedback:

 - Dialogar com os estudantes sobre o fundamento saque, através de questionamentos sobre o que é o saque, formas de execução, se tiveram dificuldades na aula, se obtiveram êxito na execução do saque e se conseguiram aplicar o que foi praticado na aula durante o jogo. Elogiar os estudantes que participaram das atividades, que deram contribuições e incentivar aos demais nesse sentido.

Avaliação:

 - Será por meio da observação da participação dos estudantes nas atividades e roda de conversa ao final da aula com questionamentos sobre o tema da aula, estimulando a reflexão sobre as ações realizadas e pedindo que relatem como foi o seu desempenho e evolução nos exercícios propostos, dificuldades encontradas e sobre como se sentiram durante a aula.

Aula 02

Tema: Recepção

Objetivos:

 - Diferenciar as formas de execução do fundamento recepção; - Ser consciente dos próprios limites e limites dos outros; - Executar movimentos corporais básicos para a recepção.

Levantamento do conhecimento prévio dos estudantes:

 - Diálogo inicial sobre o fundamento recepção, através de questionamentos sobre o que é recepção, se existe uma técnica específica para realizar a mesma, o que diz a regra sobre a recepção, entre outras.

Metodologia:

 - Aula teórico prática dialogada

- Apresentação do fundamento recepção;

- Tipos de movimentos corporais e técnicas para execução da recepção;

 - Realização de um jogo de voleibol com regras adaptadas. Material utilizado:

 - Quadra poliesportiva, postes para fixação da rede, rede de voleibol, bolas de voleibol, cones, outros. Desenvolvimento:

 - Reunir todos os estudantes em círculo e realizar uma sessão de no máximo 10 minutos de alongamento e aquecimento corporal.

- Agrupar todos os indivíduos no centro da quadra e realizar uma explanação de como realizar a recepção (posição de expectativa, posicionamento das pernas, braços e tronco) com ênfase na manchete, que é a principal forma de recepção.

 - Dividir a turma em grupos a partir de três pessoas com uma bola cada, posicionados sobre as linhas laterais da quadra com um grupo de frente para o outro. Após a explicação do movimento a ser executado, o estudante realizará o movimento em deslocamento até o colega posicionado do lado oposto e chegando lá, entregará a bola para o seu colega proceder da mesma forma para o lado originário do anterior e assim sucessivamente, até que todos realizem ao menos uma ida e uma volta executando cada movimento proposto. Durante o deslocamento efetuar um lançamento da bola para o alto e aparar a mesma abaixo do tronco com as mãos, o mesmo anterior aparando a bola acima da cabeça, com giro no próprio eixo (direita/esquerda), tocando a mão solo, batendo palmas, lançando com uma mão e pegando com a outra e combinando dois ou mais dos movimentos anteriores.

- Os movimentos propostos visam a melhoria das habilidades motoras básicas para realização dos gestos motores toque e manchete que formam a maioria das ações para a realização da recepção. São exercícios de percepção espacial, lateralidade, mudança de planos (alto, baixo), coordenação viso motora e agilidade, entre outros.

 - Na sequência, os estudantes devem realizar a manchete em três sessões de dez vezes alternadamente com seus colegas, sendo executada após o lançamento da bola por um colega posicionado à sua frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com