TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTFÓLIO NUTRIÇÃO

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Claretiano

Curso de Bacharelado em Educação Física

Lucas Câmara da Silveira - RA 8055844

Portfólio – Nutrição e Dietética

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2019

Atividade no Portfólio

Objetivos:

  • Compreender a Seleção Alimentar.
  • Conhecer as recomendações nutricionais.
  • Correlacionar o conceito de seleção alimentar ao cotidiano profissional de forma proporcionar o bem comum.

Descrição da atividade:

  • Com base na leitura do artigo “Determinantes de escolha alimentar” disponível na aba “Material de Apoio” de sua Sala de aula virtual também no endereço que se encontra disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016, responda às questões a seguir:

1. O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003).

        

        Segundo Jomori (2006), o ser humano ao escolher seus alimentos, pode ser influenciado por sabor, variedade, valor nutricional, aparência e higiene. Isso se deve pela condição onívora do ser humano, isso quer dizer que nós podemos comer de tudo, além de sermos influenciados também por fatores relacionados ao próprio indivíduo (determinantes biológicos, socioculturais e antropológicos, econômicos e psicológicos).

        Corroborando com o autor acima, Jomori, Proença e Calvo (2008), afirmam que a escolha alimentar do ser humano, está intimamente ligado aos fatores do meio ambiente, a história individual e a personalidade refletida em valores pessoas.

        Segundo Gendrich (2003, apud JOMORI; PROENÇA; CALVO,2008), o comportamento alimentar abrange cinco determinantes: biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos e psicológicos.

                Podemos dizer que o determinante biológico se subdivide-se em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos. Os componentes fisiológicos são atribuídos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico. Os componentes patológicos são determinadas por doenças que culminam em evitamentos criteriosos de determinados alimentos; como exemplo há o diabetes, como exemplo também podem ser usados as diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias. O componente Genético pode vir a atuar sobre a sensibilidade gustativa, indiretamente sobre a palatabilidade e, consequentemente, sobre as preferências alimentares. Ainda na categoria biológica, cabe também levar em conta a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade (SECHINI, 2015).

                Nos determinantes Socioculturais estão incluídos a questão do convívio do indivíduo com familiares, amigos além das relações de trabalho, também podem ser incluídos nos grupos a que gostaria de pertencer (status social, identificação com o grupo), o inverso também se faz presente, o indivíduo não deseja estar associado a um certo grupo (distinção). esse determinante sociocultural tem é associado aos demais, uma vez que ele é abordado em todos os outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos (SECHINI, 2015).

                O determinante Antropológico é ligado à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo às representações do que ele prefere consumir. O autor ainda cita outras abordagens, para interpretar a escolha alimentar individual englobando outras variáveis como: valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimentos e experiências (JOMORI; PROENÇA; CALVO, 2008).

                De acordo com Gendrich (2003, apud JOMORI; PROENÇA; CALVO, 2008, p.66) declara:

Os determinantes econômicos são referidos ao poder de compra do indivíduo e à condição da oferta, e estão associados aos fatores demográficos, no contexto dos lares como unidades de consumo, em que é possível estratificar os grupos por região, de acordo com a situação econômica.

        Os Determinantes psicológicos referem-se às condições gerais ou específicas de humor, bem como a certos perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.

2. O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

        Vários estudos citam que os determinantes como aparência, o tipo de preparação, sabor, a variedade e o valor nutricional influenciam a escolha na hora de se alimentar. É conhecido que possuímos uma variedade muito grande de alimentos em nosso país, dessa forma, o alimento, o sabor ou preparação que atrai um grupo de pessoas em uma região do país, pode não atrair em outra região. Em alguns países não se importam muito com a aparecia da refeição, em outros por sua vez, pela variedade escassa de alimentos, ou pela pobreza, faz com que se alimentem com o que lhes é oferecido. Para exemplificar, usaremos outra variável, o valor nutricional, que na atualidade vem ganhando espaço na escolha de seus alimentos, por exemplo os alimentos fit, que é muito procurado por passar a imagem de ser saudável e fazer bem a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com