TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PRATICA

Por:   •  23/4/2017  •  Ensaio  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina:  Conhecimento sobre o corpo

Tarefa: Pratica

Nome: Fabianne de Oliveira Drumond

RA: 8001353

Turma: DGEFL1402BHOA0S

Parecer do Tutor:

A importância dos movimentos básicos de lutas para as crianças na educação física   escolar

Quais os objetivos do artigo?

 Verificar a importância dos movimentos básicos de lutas para crianças, e analisar se é possível aprendizado e o desenvolvimento motor, cognitivo e social através dos movimentos das lutas

 Quais as atividades aplicadas ou descritas?

Foi feita uma pesquisa descritiva e qualitativa, em artigos acadêmicos e livros relacionados ao tema proposto, fazendo uma análise crítica com embasamento teórico sobre o tema. Também são sugeridos brincadeiras que trabalhem na perspectiva pedagógica para o desenvolvimento motor, cognitivo e outras habilidades específicas  com o tema lutas para que se desenvolva diversas atividades dentro de sala de aula.

           

 Quais os resultados obtidos?

 Foi observado que a aprendizagem de diversos tipos de golpes de lutas, durante as aulas de EF trabalham todos os campos objetivados como cognição, percepção de espaço e tempo, senso de direção dentre outros. Os trechos apresentados durante o artigo também sustentam a prática como uma vivência corporal excelente tanto para desenvolver essas habilidades, como para expandir o conhecimento e a prática de lutas pelos alunos.

Aquisição da habilidade motora rebater na Educação Física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino

 Quais os objetivos do artigo?

 O objetivo foi investigar o efeito das dicas verbais na aquisição da habilidade rebater na Educação Física Escolar, com foco de atenção no seu aspecto perceptivo e motor.

Quais as atividades aplicadas ou descritas?

Para isso foram selecionados 84 alunos de três turmas de uma escola do ensino fundamental. Um grupo com dicas e outro sem dicas, outro com dicas perceptivas e outro com dicas motoras. Foram montadas tabelas para análise de resultados quantitativos e qualitativos como testes de Wilcoxon sobre o movimento do rebater.

Quais os resultados obtidos?

Foram analisados dados e constatados que os grupos que receberam dicas obtiveram um desempenho melhor do que aqueles que não obtiveram dicas. Isso constata que é importante para o desenvolvimento senso motor que se estimule a percepção dos alunos e sua relação de consciência corporal durante a atividade, pois reforça o estimulo e reflexo durante a prática do movimento.

INFLUÊNCIAS DA RECREAÇÃO E DO LAZER NO DESENVOLVIMENTO DAS

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Quais os objetivos do artigo?

Apontar através de pesquisa bibliográfica a relevância da recreação nas aulas de educação física

 Quais as atividades aplicadas ou descritas?

Este artigo realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica, para demonstrar a importância da recreação e o lazer na Educação Física. Foram pesquisados artigos científicos e bibliografia específica na biblioteca “Júlio Bordignon” além de sites acadêmicos.

Quais os resultados obtidos?

Através da analises dos textos o autor pode concluir que a recreação tem papel fundamental nas aulas de educação física pois proporciona que o professor trabalhe conteúdos com mais efetividade, alem de contribuir para a construção dos saberes lúdicos, a criatividade, o despertar para o senso comum de participação, interação e superação de limites e preconceitos, bem como facilita a assimilação de conteúdos mais específicos como habilidades motores e raciocínio lógico.

O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades

Quais os objetivos do artigo?

Fazer uma análise crítica sobre o desenvolvimento do esporte durante os grandes eventos esportivos como as Olimpíadas, bem como da necessidade da melhoria da qualidade do esporte de alto rendimento e caracterizar qual é o papel da escola na apropriação do esporte como ferramenta de ensino.

 Quais as atividades aplicadas ou descritas?

 Foram analisados diversos textos acadêmicos de autores relacionados ao tema, com intuito de se apontar um norteamento sobre os questionamentos do desenvolvimento do esporte de alto rendimento, e do esporte dentro da escola, que se diferenciam pelo seu contexto. Apontamentos e dissertações sobre o tema foram apresentados para se chegar a uma conclusão sobre o tema

Quais os resultados obtidos?

Através dos textos apresentados, da análise dos contextos e observações críticas, o autor concluiu que o papel de massificação do esporte que se faz necessária para o melhor desempenho nas competições de alto rendimento, deve ser pautada em outros contextos de treinamento e política para o esporte, e que o papel da escola, não é o de criar atletas ou de promover esporte de rendimento, e sim de proporcionar a vivência do esporte, a experiência da atividade e apropriação dos diversos fatores que o ensino do esporte proporciona para os alunos dentro da cultura corporal, e deve ser um acesso a prática de alto rendimento, não uma condição pedagógica.

ATLETISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Quais os objetivos do artigo?

Possibilitar diferentes formas do ensino do atletismo dentro da escola.

Quais as atividades aplicadas ou descritas?

Diversas atividades de jogos e brincadeiras relacionadas ao atletismo, além de reuniões para se debater as propostas didáticas e pedagógicas, planos de aula para o desenvolvimento das atividades. Confecção e adaptação de lugares e materiais para as práticas.

Quais os resultados obtidos?

Através das atividades realizadas e de apoio em material acadêmico, pode se concluir que o atletismo é uma ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, além das praticas motoras, como correr, saltar, arremessar e lançar as quais saberes imprescindíveis para o desenvolvimento humano. Além disso, o ensino do atletismo através dos jogos e da ludicidade facilita o processo de aprendizagem e amplia o campo de criatividade dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (262 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com