TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO PRÁTICA CAMBURY DE APRENDIZAGEM

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CAMBURY

ESCOLA DE NEGÓCIOS

CURSO GESTÃO COMERCIAL

PROJETO PRÁTICA CAMBURY DE APRENDIZAGEM

Projeto da disciplina Prática Cambury de Aprendizagem, em Gerência da Comercialização e Marketing, turma GC02N, sob a orientação do(a) professor(a) Norma Mª Passos. Discentes: Ezequiel Souza, Marcus Vinicius, Mikael Leandro, Natalya Cardoso e Renato Afonso.

GOIÂNIA2018/1

[pic 2]

Identificação da Empresa

Suécia Veículos de Goiânia, filial (Pneus / Recapagem), presente no mercado goiano há 31 anos, atualmente possui um quadro de 61 colaboradores.

A matriz do grupo fica em Aparecida de Goiânia-GO e possui mais sete filiais nas seguintes cidades em Goiás: Goiânia, Itumbiara e Rio Verde. No Tocantins em Palmas e Araguaína, em Brasília-DF e Uberlândia-MG.

Mercado alvo/Entrevista

Suécia Veículos é atuante no comércio varejista de pneumáticos, câmaras de ar, peças e acessórios. Serviços de recapagem de pneus, alinhamento, balanceamento e borracharia para veículos automotores: ônibus e caminhões.

Seus principais clientes são transportadoras, construtoras, usinas, mineradoras e consumidores em geral que possuem caminhão ou ônibus. Tendo como principais fornecedores a indústria de pneus e recapagem Bridgestone/ Firestone e Bandag e demais indústrias de produtos pneumáticos em geral. Fornecido por dados retirados na empresa)

Pessoa Física

Pessoas acimas de 18 anos, pertencentes a classe media  e media alta, que atuam no segmentos de transporte (caminhões e ônibus) no estado de Goiás.

Pessoa Jurídica

Empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam no mercado de transporte rodoviário no estado de Goiás, Ex: Transportadoras, construtoras, usinas, mineradoras e etc;

Quem poderia comprar

Clientes fidelizados de outras marcas, caminhoneiros privados vinculados a grandes industrias, frotistas de caminhões, transportadoras do interior do estado de Goiás, etc.

Analise da concorrência

                

-Panorama nacional: Em 2017 com a retomada da produção da indústria automobilística no país, a lafis estima um crescimento gradual na produção do setor de pneus, uma vez que a demanda por pneus de reposição para veículos pesados ainda mantem-se reprimida. No longo prazo (2019-2021), a lafis estima crescimento do setor, vale ressaltar, entretanto, a tendência de elevação das importações de pneus simultaneamente a valorização do Real.  (Conteúdo retirado do site da lafis, uma das maiores empresas de consultoria do pais.)

Mediante aos participantes do grupo foi realizado um cliente oculto. Logo, segue relação das principais empresas concorrentes, vantagens e desvantagens identificadas.

- Pneulândia: Empresa com 70 anos de mercado, representa diversas marcas: Bridgestone Firestone, Dunlop, Falken, Titan-Goodyear.  Principal estratégia no mercado é trabalhar com várias marcas, de diferentes qualidades, para atender a diversos segmentos de clientes. Tem as vantagens, da tradição no mercado, estoque versificado e preços agressivos, as desvantagens na entrega para o dia seguinte, assistência ruim falta conhecimento técnico dos vendedores.

- Tropical Pneus: Empresa há 34 anos no mercado, revendedor exclusivo de pneus Pirelli. Tem como estratégia de venda promoção de produtos, investe muito em marketing :propaganda em rádio e televisão, participação em eventos e outdoors. Tem as vantagem de preços agressivos, e desvantagens na entrega no próximo dia útil, assistência ruim e falta de conhecimento técnico dos vendedores.

- Pneus Visa: Com 23 anos de experiência de mercado, sendo 17 anos de parceria com a Bridgestone Firestone Bandag. Apresenta-se ao mercado com muita competitividade nos preços de produtos. Tem as vantagens de varias filias em Goiás, marketing muito forte e muitas promoções.

-Suécia veículos: Tem as vantagens de produtos disponíveis em estoque, melhor custo benefício em custo por km rodado, e desvantagens no prazo de pagamento, sendo apenas em 4 vezes sem juros, enquanto os demais fazem em 6 vezes sem juros.

O principal diferencial competitivo é a entrega de imediato, enquanto as demais concorrentes entregam no próximo dia útil.

Analise da situação

Analise do ambiente interno: Empresa sem um plano de Marketing definido, pois como é a única representante da marca volvo no estado, acredita que não precisa de divulgação.

Análise de Swot (Fonte de dados: observação na empresa e entrevista com o gestor)

FATORES INTERNOS

FORÇAS

 

FRAQUEZAS

Profissionais Muito bem treinados e capacitados.

Falta de divulgação que a empresa também faz venda de pneus.

Equipamentos e maquinários de altíssimo padrão.

Falta de organização do espaço físico, sem Identificação dos departamentos.

Empresa certificada com o Isso 9000 o que apresenta mais credibilidade.

Falta de planejamento.

Empresa com grande pátio, o que facilita a manobra dos caminhões.

Pessoa responsável pela recepção não é preparada para a triagem correta.

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES

 

AMEAÇAS

Imposto de ICMS mais barato se a empresa se estabelecer em Aparecida de Goiânia. Localizado na br 153 a aproximadamente 5 km de Aparecida de Goiânia

Concorrência formal, pela tradição de venda de pneus em Goiânia.  

Com a mudança de comportamento do consumidor, a loja precisa se estabelecer no ambiente virtual (ecomerce e redes sociais).

Momento econômico em oscilação, inflação em alta influencia diretamente na matéria prima.

Clientes do interior do estado, pequenos produtores rurais e fazendas, a comercialização de pneus de caminhões no interior não existe.

Instabilidade do petróleo de onde sai a borracha sintética, que é o insumo principal dos pneus e recapagem.

A empresa fica em uma área residencial com alto índice de criminalidade.

 

Concorrência informal, onde borracharias vendem produtos da mesma características, mas de qualidade duvidosa.  

Objetivos e Metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com