TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PRATICA

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                 

Centro Universitário Clarentiano

Curso de Licenciatura em Educação Física

Elias Alencar dos Santos Neto

 1120384

[pic 2]

Projeto de Prática

BOA VISTA

2014

                                                                               

                                                                               [pic 3][pic 4]

[pic 5]Centro Universitário Clarentiano

Curso de Licenciatura em Educação Física

Elias Alencar dos Santos Neto

 1120384

[pic 6]

[pic 7]

                                                                                       

Projeto de Prática

                                                        BOA VISTA

2014[pic 8]

Projeto de Prática

  • Desenvolvimento: Análise das entrevistas ou questionários

Esta pesquisa foi desenvolvida com o suporte da pesquisa qualitativa na Escola Municipal Casimiro de Abreu, Localizada no bairro vila nova, Rua Paramaribo fone: 95-35921103 Município de Pacaraima-rr. Que tem com gestora a professora Francisca Alencar dos Santos, formada em Pedagogia e tem como suporte seu grupo gestor, uma coordenadora pedagógica, um orientador pedagógico e um supervisor.

    As pesquisas qualitativas envolvem uma entrevista ou questionário intensivo e de longo tempo num ambiente natural, o registro preciso e detalhado do que acontecem nas aulas de educação física, a interpretação e análise de dados utilizando descrições e narrativas. “Elas podem ser etnográfica, naturalista, interpretativa, fenomenológica, pesquisa-participante e pesquisa-ação”.

    Ao realizar os questionários com professores que atuam com a disciplina de Educação Física, pode observar em primeiro lugar, que a Escola Casimiro de Abreu não dispõe de profissionais com formação na área de educação física. Pois os mesmos estão em processor de formação para se enquadrarem e exercerem suas funções como exige a lei.

Partindo deste principio, podemos analisar que os professores que atuam na área participam de capacitações e planejamentos com a coordenação pedagógica, para desenvolverem suas atividades conforme a realidade da instituição. Os professores ao serem abordados sobre o conteúdo de atletismos relataram que o conteúdo é muito pouco ou nada aplicado na escola, pelo simples fato da instituição não oferecer condições para o desenvolvimento da atividade. Eles relataram que os alunos desenvolvem e tem prazer em outros esportes como; Futebol de salão, handebol, queimada e jogos recreativos.

Por outro lado, os dois professores entrevistados estão cursando educação física pelo “IFRR” Instituto federal de Roraima, Recentemente eles estavam participando de uma competição de atletismo em um município vizinho. Eles participaram de varias atividades com a coordenação de apoio do Instituto Federal de Roraima, foram desenvolvidas varias modalidades como; salto em distancia, arremesso de peso, revezamentos, corridas de velocidades e de resistência, etc..

 Portanto, os professores enfatizaram que irão desenvolver um projeto junto com a coordenação pedagógica com conteúdo de atletismo, desta forma elas conseguiram fazer com que os alunos se sintam inseridos neste processo de ensino aprendizagem.                Cabe ao professor como mediador deste processo, desenvolver um bom planejamento visando à atividade de atletismo como uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento do aluno como cidadão e atleta de futuro.

A pesquisa e o questionário foram de extrema importância, por que mostrou a realidade que muitos professores enfrentam para desenvolver suas no âmbito escolar. Portanto, cabe ao professor fazer um bom planejamento e um trabalho de pesquisa e usar novos métodos para o desenvolvimento de suas atividades.

  • Considerações finais:

       Apesar da limitação do estudo realizado, esse Projeto me deu a possibilidade de conhecer, de uma forma muito abrangente, a realidade sobre a modalidade de atletismo como ferramenta importantíssima para o desenvolvimento do aluno. O nosso interesse e sensibilidade pela problemática enquanto conteúdo curricular saiu mais acentuado com a experiência decorrente do estudo. Em fim, o estudo permitiu-nos perceber que as instituições formadoras devem ter o papel de possibilitar a apropriação dos saberes relacionado ao atletismo e as ferramentas necessárias para sua transposição no espaço escolar, independente do nível de ensino.

       Portanto, foi importantíssimo a realização deste questionário, pois o mesmo me mostrou a realidade da escola e as condições de trabalho que são oferecidos para os professores realizarem suas atividades. Desta forma cabe ao professor como mediado deste processo buscar novos métodos para o desenvolvimento da atividade e mostrar a os benéficos que o atletismo traz para os alunos.

  • Referências:

Gestora da escola municipal Casimiro de Abreu, Francisca Alencar dos Santos Neto.

Professor, Richelmy Moura

Professor Eraldo Nunes

[pic 9]

Anexo 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO ROTEIRO DE ENTREVISTA OU

QUESTIONÁRIO

Professor - 1 entrevistado: José Richelmy  Sousa de Moura

1) Há quanto tempo se formou em Educação Física?

R: Não, sou formado pelo magistério e atualmente estou cursando Educação Física pelo IFRR, Instituto Federal de Roraima.

2) Cursou a Licenciatura ou o Bacharelado em Educação Física?

 

 R: Estou cursando pelo IFRR Instituto Federal de Roraima a 2 anos.

3) Em faculdade particular ou pública?

 R: Faculdade Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com