TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula de Educação Física

Por:   •  10/6/2019  •  Ensaio  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA CENECISTA JOÃO RÉGIS AMORIM        

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA


Série:
 9º ano do Ensino Fundamental II.

Duração: 45 minutos.

Tema: Forró (xote)

Docentes: Aline dos Santos Silva.

             Ana Lídia Pereira da Silva Rodrigues.

     Priscilla Mota Damasceno.

  1. PLANO DE AULA

1. OBJETIVO GERAL

Valorizar e aprender a se expressar por meio da dança, vivenciando uma atividade rítmica e expressiva através do forró, resgatando a cultura local (Nordeste).

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a história do forró, valorizando a cultura popular nordestina;

Vivenciar e experimentar a dança do xote como expressão corporal;

Diferenciar xote, baião, xaxado, arrasta-pé e coco.

3. MÉTODOS

Será utilizada uma abordagem crítico-superadora[a] a fim de valorizar e socializar a história das danças populares do Nordeste, ampliando horizontes culturais, mediante a apropriação dos conhecimentos, produzindo novas necessidades e tendo como meta o desenvolvimento da personalidade como um todo.

4. RECURSOS

Aparelho de som e espaço amplo.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEXTUALIZAÇÃO

Os alunos serão organizados em círculo e em seguida professor irá introduzir o tema da dança populares, fazendo uma breve sondagem com os alunos e exploração de um conhecimento prévio. Serão levantadas algumas questões para reflexão, tais como: O que é dança populares? Quem gosta de dançar? Quem já dançou na escola? O que é preciso para dançar as danças populares? Desta forma, apresentando um pouco da história do forró, revisando os conceitos estudados e pesquisados anteriormente pelos alunos. Em seguida, o professor irá apresentar a proposta de uma experiência prática, com passos básicos do xote

Duração: 5 min.

DESENVOLVIMENTO

.        

  • Atividade 1: Identificando os ritmos.

Os alunos continuarão em um círculo, e os professores irão colocar músicas referentes ao forró, xote, baião, xaxado, arrasta-pé e coco. Desta forma, pedirão para que os alunos identifiquem qual estilo que está tocando naquele momento. Os professores poderão dá dicas, como as características de cada estilo.

Duração: 5 min.

  • Atividade 2: Conhecendo os movimentos

. Os alunos serão dispostos no espaço de modo que todos consigam ver o professor, desta forma o professor irá apresentar e demonstrar os passos básicos do forró, seguindo uma sequência lógica de progressão da dificuldade dos movimentos. Para facilitar a aprendizagem, os passos serão demostrados um por vez e executado em três momentos diferentes:

  1. Movimento executado “individualmente”
  2. Movimento executado girando
  3. Movimento executado em dupla.

OBSERVAÇÃO: A priori os movimentos serão mostrados e executados sem a música (o professor mostra, os alunos realizam sem som, este momento é importante para correção do momento depois disto, os alunos realizarão com o som).

Sequência de passos a serem demonstrados aos alunos são: Transferência de peso, 2 para cada lado, canoa, abertura lateral.

Duração: 10 min.

  • Atividade 3: Dançando o xote

Depois de apresentado pelo professor, e dos alunos vivenciado e conhecido os passos básicos do xote, o professor deverá pedir para que os alunos formem duplas, no qual cada dupla criará uma sequência coreográfica a partir do que já foi visto. Após a criação cada dupla deverá mostrar a sequência pensada por eles, em seguida os alunos ficarão livres para dançar o xote.

Duração: 10 min.

 ~ INTERVALO PARA BEBER ÁGUA (2 MIN.) ~

  • Atividade de volta à calma: Telefone sem fio corporal

A atividade é semelhando ao telefone sem fio convencional sendo que neste a mensagem a ser passada serão movimentos. Os alunos serão posicionados em círculo de costas uns para os outros. O aluno que começará a brincadeira deverá pensar num movimento, chamará o colega que está ao seu lado direito, o mesmo virará para dentro do círculo, e de frente para ele executará o movimento sem que nenhum outro aluno veja. Da mesma forma, o aluno chamará o próximo colega e executará o movimento da forma que lembrar, o movimento deverá ser repetido até chegar ao último do círculo que por sua vez fará o movimento para todos do círculo devendo comparar com o movimento do primeiro para que percebam se houve alguma mudança.

Duração: 5 min.

SÍNTESE INTEGRADORA

Ao final das atividades, os alunos serão posicionados em círculo, para que neste momento haja uma conversa avaliativa sobre a aula, sondando assim as principais dificuldades encontradas durante as atividades, bem como se os objetivos foram alcançados.

Duração: 3 min.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á a partir do método processual e observacional de forma qualitativa. Ao final da atividade será realizada uma roda de conversas com o objetivo de extrair dos alunos o que foi assimilado, bem como as sensações, sugestões, dúvidas e as principais facilidades e dificuldades enfrentadas durante a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com