TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifolio Educação Inclusiva

Por:   •  4/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Educação física- licenciatura

Disciplina: Fundamentos da educação inclusiva        RA: 8163971

Aluno: Marco Aurélio Silva Santos

Tutores: Renata Andréa Fernandes Fantacini\Ana Maria Tassinari

Unidade: Passos\MG

Negligência

O culto pelo corpo escultural e perfeito vem da época da Grécia, as suas estatuas de deuses e humanos retrata esse fato. Em decorrência disso, as pessoas com deficiência dessa época eram perseguidas, maltratadas e mortas. Na idade média mudaram um pouco o conceito mais a marginalização do corpo com deficiência ainda acontecia, com perseguição por parte das igrejas colocando como algo sobrenatural e concluindo que corpos com deficiência era possessão demoníaca e que deveriam ser caçados e mortos. Mas também havia instituição de caridade na qual acreditava que essas pessoas eram agraciadas com o dom da profecia, e por esse motivo elas deveriam ser cuidadas e mantidas seguras.

Institucionalização

Ao avanço da ciência e estudo em geral concluíram que a deficiência não era algo contagioso e decorrência disso não era necessário a exclusão da sociedade, mas esse avanço demorou longos anos, no Brasil por volta de 1800 que começaram os estudos com pessoas com deficiência mental, a demora desse avanço foi por causa da marginalização e preconceito por parte da sociedade. Concluíram que se fazia necessário uma equipe multidisciplinar para poder aprimorar a vida daquelas pessoas, com apoio social e psicológico e com os recursos medicinais, haveria um avanço na percepção e cuidados com eles.

Criação de serviços educacionais

A criação de serviços educacionais próprios para a pessoa com deficiência no meio do século 20, e com o passar do tempo aprimorando para o modelo que conhecemos hoje, uma instituição de sucesso e com recurso necessário para atender essa demanda foi a APAE( Associação de pais e amigos dos excepcionais) Nasceu no rio de janeiro em 1954, mas com mudanças e avanços feitos pela própria educação concluiu se que poderia ter alunos com deficiência junto com alunos sem deficiência, na prática demandaria para aquelas com deficiência cognitiva o acompanhamento de um professor de apoio, e aqueles com deficiência física poderia acompanhar a turma, quem teria que mudar seria as instalações do prédio, escola com a acessibilidade proporcionando a equidade.

Atualidade

Com todo esse percurso e estudos sobre a acessibilidade e como proporcionar ela, cada vez mais foi implantado e implementado no ensino regular pessoas com deficiência, professores foram capacitados para melhor atender e unidades educacionais se atualizaram para que seus prédios pudessem adequar as necessidades dos indivíduos, ainda tem muito trabalho pela frente para garantir a equidade de oportunidade, e os avanços acontecem a passos bem lentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com