TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio CI Educação Inclusiva

Por:   •  29/1/2019  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Ano/Série e idade do aluno: 6º ano / 11 anos

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):

Aluno com deficiência auditiva

Atividade escolhida (marque um X):

( X ) Atividade 1

( ) Atividade 2

( ) Atividade 3

Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):

A aula da atividade 1 procura demonstrar para o aluno os aspectos geográficos e históricos do Vale do Nilo na antiguidade e, de que forma era a interação da população com o relevo.

Procura-se também esmiuçar, na medida da capacidade intelectual de um aluno de 6º ano quais eram os sistemas produtivos e econômicos que se correlacionavam com o Rio Nilo.

De maneira geral, é preciso ressaltar a dependência destes povos da antiguidade, principalmente os egípcios, do ciclo de fertilidade do Rio Nilo e das regiões do alto e baixo Nilo (delta).

Diante disso a proposta deste portfólio é ministrar uma aula com os aspectos descritos acima para aluno com deficiência auditiva. Portanto um vídeo com o conteúdo abordado em libras, com muitos mapas, legendas e imagens, se mostra extremamente útil para que o conteúdo abordado seja apreendido pelo aluno portador da deficiência e os demais colegas, sem que nenhum seja excluído da aula ou necessite de outra explanação, economizando tempo e transmitindo o sentimento de inclusão para todos os discentes.

Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):

- Explicar como se dava o sistema econômico/social do antigo Egito através de vídeo, mapas e legendas;

- Fazer apontamentos e explanações durante o vídeo para ancorar a aprendizagem dos alunos;

- Incluir no processo ensino-aprendizagem desta aula aluno com deficiência auditiva através de vídeo com tradução para linguagem de sinais;

Resultados esperados (até 10 linhas):

Através deste modelo de aula esperamos que o aluno com deficiência auditiva apreenda o conteúdo da mesma forma que os outros alunos e se sinta incluído ao observar o sistema adotado pelo Professor. Desta forma também esperamos que os outros alunos possam apreender o conteúdo que se passa em audio/vídeo e mpas/figuras.

Por fim, um outro resultado não menos importante é incentivar todo o alunado a aprender a língua de sinais para poderem se comunicar de maneira mais eficaz com o colega portador de deficiência auditiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com