TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Dança

Por:   •  15/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

LÍVIA NIZ MARANGÃO DE ALMEIDA

PROJETO DE DANÇA

Projeto apresentado a Direção e Coordenação da Escola Estadual Vila Brasil, para ser ministrado aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio - 2015, sob responsabilidade da Professora Lívia Niz Marangão de Almeida.

FÁTIMA DO SUL - MS

2015

GESTÃO

PRESIDENTE: Dilma Rousseff

GOVERNADOR: Reinaldo Azambuja Silva

PREFEITO MUNICIPAL: Eronivaldo da Silva Vasconcelos Júnior

SUPERVISORA DE GESTÃO ESCOLAR: Josefa Lindaci Feitosa de Oliveira

DIRETORA: Maria Helena Figueiredo de Araújo

PROFESSORA: Lívia Niz Marangão de Almeida

PARCERIA

Escola Estadual Vila Brasil

Conselho Tutelar

Governo Federal

Governo Estadual

Governo Municipal

Professores

Monitores

PROGETEC

Fátima do Sul – MS

PROJETO DE DANÇA

INTRODUÇÃO

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir com manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como “Dança em Trânsito”, sob a forma de vídeo, chamado “vídeodança”, e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

OBJETIVO GERAL

                O projeto tem como objetivo geral trazer aos beneficiados a oportunidade e propondo novos caminhos de uma vida digna com responsabilidade, possibilitando o convívio social entre as famílias, escola e comunidade. Capacitando cada um de modo para que o mesmo possa fazer parte de uma sociedade exigente e competitiva.

                E a comissão da escola e bom funcionamento desse projeto, as despesas do Recurso recebido sejam bem administrado e também que para a nossa realidade, o papel preponderante dessa comissão o contato e trabalhos com as famílias envolvidas buscando preparar as crianças em atividades lúdicas e fora do trabalho insalubre e degradante.

                

OBJETIVO ESPECÍFICO

        - O estimulo diversos a criatividade, a utilização de diversos materiais e a exploração de inúmeras possibilidades de movimentos.

        - Relatar o que tem a contribuir para a dinâmica de reação de conhecimento relativos a importância da dança.  

        - Ensinar que a dança leva a reflexos e a conexões de novas ideias e discussões, contemplando também sua atuação.

        -  Aprimorar as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e equilíbrio.

        - Desenvolver o raciocínio físico, a criatividade, a sensibilidade, o ritmo e a orientação espaço temporal.

JUSTIFICATIVA

                Onde existe vida, existe movimento e a dança. Dança e movimento não pode ser descrita vitalizada é essencial vivê-la, senti-la, e experimentá-la. É inerente ao ser humano, e necessário desmistificá-la, cultivá-la e compartilhá-la. Todo estudante precisa de comunicação criativa e interpretativa por meio de movimento, a dança é uma escolha diversificada e completa dos conteúdos escolares, pois o corpo é o território de ação da natureza e da cultura, ou melhor, é produto da intrínseca relação que se estabelece entre essas duas dimensões.

                O estudante necessita ter a sensação de alegria e retratar esse humor através da expressão de movimento. Esses movimentos motivados pela emoção pode transmitir expressões francas e diretas de sentimentos reprimidos, através de uma experiência de dança totalmente desenvolvida, é preciso obter autoconhecimento, auto realização e autoconfiança.

                Todas as habilidades se processam adequadamente, deve-se dar oportunidade ao estudante para que por meio da dança, ginástica e esporte tenham o conhecimento sobre o seu corpo, evidenciando s relação através dos seus próprios movimentos, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e seus interesses.

                Uma comunicação que pretenda a liberdade de expressão corporal, o movimento emancipatório, um indivíduo como sujeito no processo de construção nas quais cada estudante possa tronar-se mais presente numa sociedade mais justa.

        

JUSTIFICATIVA E FINADAMENTAÇÃO TEÓRICA DE 12 A 16 ANOS (JUVENIL)

Exploração de movimentos analíticos associados aos padrões de técnica de execução. O nível de eficiência dos movimentos já permite maior rapidez, perfeição, dinâmica na assimilação e reação dos padrões motores. As combinações coreográficas possibilitam nesta fase configurações espaciais variadas dos movimentos representados por estudos da bailarina MAITRE EM BALLET ELIZETE MASCARENHAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com