TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Pode o corpo

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

        

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

ATIVIDADE 1: O QUE PODE O CORPO? - DANI LIMA e VIVIANE MOSÉ

Marco Antônio Schwaikart

Lajeado, 01 de março de 2021

O INCRÍVEL EXPERIMENTADOR DE HISTÓRIAS

O corpo e o pensamento estão interligados. Segundo a filósofa e poeta Viviane Mosé, a linguagem e o pensamento são importantes, mas o que é mais significativo é quando sentimos e vivenciamos. Ou seja, quando as crianças não entendem determinado assunto ou atividade através da linguagem, é na prática que esses conhecimentos são vistos de uma forma mais ampla e significativa. Por isso podemos dizer que a nossa primeira relação com o conhecimento é na prática e depois na teoria. A filósofa ainda cita que as expressões corporais como a dança, tem o poder de gerar sentimentos diferentes, de não ficar preso no “eu” comum e formal de cada um, que a sua prática mostra uma visão que ninguém vê de si próprio.

A bailarina e coreógrafa Dani Lima, explica que as experiências corporais devem afetar as pessoas com significados relativos, como o de prazer, afetividade e comunicação. Através dessas experiências, crianças e jovens promovem novas relações através de gestos, expressões corporais ou modos de agir que queiram dizer algo sobre os seus sentimentos no momento, possibilitando assim vínculos de afetividade e comunicação, desenvolvendo a expressividade.

Portanto é importante que, nas escolas ou em universidades ocorram experiências relevantes com os alunos, para que eles possam sentir o que não se pode falar. O autor Larrosa  (2002, p. 21) coloca muito bem que experiências são “[...]  o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca [...]”, por isso é importante que os jovens tenham esse contato com o espaço e o mundo que vivem.

REFERÊNCIAS

Corpo: lugar de sensibilização, experiência e expressão humana. Univates EaD. Lageado, 2021. Acesso em: 01 de março de 2021.

FERNANDES, Poliana, Aguiar. A importância do Movimento na Aprendizagem e no Desenvolvimento da Criança. Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2008.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p.20-28, abr. 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (360.2 Kb)   docx (569.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com