TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato de Experiencia

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 7

        

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

NICKSON DE SOUZA SANTOS

MATA DE SÃO JOÃO

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário São Lucas.

Orientador: Prof. (a). Celina Ulrich Fernandes Nascimento

NICKSON DE SOUZA SANTOS

MATA DE SÃO JOÃO

2021

I. INTRODUÇÃO

O presente relato corresponde ao Estágio Supervisionado I, do corpo discente do curso de Licenciatura em Educação Física, 5º semestre do Centro Universitário São Lucas, sob a supervisão do Professor Tiago Simões. Estágio realizado na Escola Municipal José de Almeida Seixas Filho, localizada em Imbassaí, Mata de São João-BA.

A realização do estágio é uma exigência do curso para cumprimento dos requisitos práticos, uma vez que a partir das experiências observadas podemos refletir e discutir sobre a prática, tendo um contato inicial com a realidade a qual iremos atuar. Além de fazer com que nos aproximemos da realidade da sala de aula e da escola, examinando, sobretudo o processo ensino-aprendizagem.

Essa etapa nos proporciona um contato direto com o âmbito escolar, conhecer a organização e as dificuldades que a escola enfrenta, dentre outras atividades como, o conteúdo e as metodologias utilizadas, o planejamento, a relação professor x aluno e professor x coordenação, as dificuldades de aprendizagem e relacionamento dos 0alunos.

Esta licenciatura exige muito esforço e dedicação, para construir caminhos para se chegar ao resultado, e o percurso da graduação é o momento que o estudante tem para adentrar nos diversos caminhos que a Educação Física oferece.

II. HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal Dr. José de Almeida Seixas Filho é oriunda da Escola Municipal Barão do Rio Branco, a qual foi construída em 1983, pelo prefeito Pedro Silva.

Com a construção da linha verde que separou o povoado da escola, o acesso à mesma tornou-se perigoso para os alunos, que em vez de atravessar pelo túnel que era seguro, a maioria utilizava a pista, onde trafegam veículos em alta velocidade. Partindo desse princípio, a comunidade de Imbassaí solicitou a construção da escola dentro do povoado. Na época, foi apresentado um projeto na Câmara de Vereadores de nº. 069 de 10/04/97 e aprovado, sendo construída a Escola sob a LEI nº. 111/2000 e inaugurada no dia 02 de fevereiro de 2000. Recebendo o nome do ilustre matense, que foi prefeito nos anos 1950 e serviu a esta comunidade com respeito e dedicação até o final da sua vida.

III. CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola atende da educação infantil ao Fundamental II e conta com o seguinte quadro funcional: uma diretora, uma gerente administrativa; uma coordenadora pedagógica, uma secretária, vinte e seis professores, 1 assistente de direção e três agentes de serviços gerais. Todos trabalham em regime de 40 horas semanais, portanto, em tempo integral.

A escola retornou as aulas presenciais desde o dia 02/05 e para que tivesse um sucesso no cumprimento dos protocolos sanitários frente a pandemia do COVID-19 o governo municipal implantou o Programa Mães na Escola que tem como finalidade conceder uma bolsa de ressarcimento financeiro as mães que possuem alunos matriculados na escola e, estas possam prestar serviço voluntário, colaborando no controle e fiscalização dos protocolos sanitários.

IV. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola ocupa um prédio bem estruturado e muito aconchegante. Dispõe de dezenove salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado, uma diretoria, uma secretaria, tem um pátio coberto, uma cozinha, refeitório, quatro banheiros, dois femininos e dois masculinos, uma biblioteca e uma sala de informática, uma quadra de esportes coberta, dispõe de uma sala de professores.  A figura 1 mostra a sua fachada externa.

[pic 1]

[pic 2]

Possui computadores, impressoras, fotocopiadora, aparelhos de TV e DVD e ventiladores. Todo o seu mobiliário, tanto nas salas de aula, como nas demais dependências, são novos. Dispõe, também, de material didático que satisfaz às suas necessidades.

V. PERFIL DOS ESTUDANTES

A escola atende alunos da educação infantil ao nono ano, na faixa etária dos 04 aos 16 anos, oriundos da camada mais carente da população, constituída por barraqueiros, funcionários públicos, vendedores ambulantes, empregadas domésticas, operários da construção civil, dentre outros. Observa-se que os alunos que iniciam a sua vida escolar nesta unidade de ensino apresentam melhor desempenho que os transferidos de outras unidades, os quais sentem dificuldades em acompanhar as atividades desenvolvidas.

Por ser uma área turística em expansão, predomina a indústria da construção civil, que atrai grande número de operários, não só locais, mas também de toda a Região Metropolitana de Salvador, os quais passam a residir no povoado, juntamente com suas famílias, fazendo com que a escola receba alunos novos durante todo o ano letivo.

VI. OBSERVAÇÕES

Assisti às aulas no Grupo 5 e 1º e 2º ano, as turmas são homogêneas, os alunos já possuem alguns conhecimentos construídos, já possuem autonomia, vivenciam cada momento da aula com muita atenção e estão sempre dispostos para todas as atividades.

Ao chegar nas salas com o professor, os alunos ficavam um pouco apreensivos, pois achavam que naquele momento teriam outro professor, mas após a explicação e minha apresentação às turmas eles ficavam mais tranquilos e compreendiam. Os alunos me receberam com muito carinho.

Devido a pandemia a quantidade de alunos por sala foram reduzidos e estas eram arrumadas respeitando os limites estabelecidos pelo protocolo para prevenção da contaminação do Coronavírus elaborado pela Secretaria de Educação. Durante as aulas podemos perceber que alguns tinham resistência na utilização da máscara, mas sempre que eram repreendidos estes colocavam ou consertavam. Quanto ao contato físico durante as aulas era uma tarefa bem trabalhosa, mas nada que não seja impossível. O professor estava sempre alertando quanto ao perigo do vírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com