TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resgate do currículo integrado: Diferentes paradigmas educacionais

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

Lenilson Card jfj,hynilson Coso Vaz Lenilson Cardoso Vaz Lenilson Cardoso Vaz

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Esse estudo busca inferir sobre o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física deverá estabelecer uma prática que contextualize a realidade do aluno e cabe ao professor oferecer meios e estratégias proporcionando o desenvolvimento de seu aluno, seja atravez de seus mais diferntes conteúdos como a dança, e para proporcionar a construção de conhecimento e habilidades mais complexas, para pessoas com nessecidades especias como Símdrome de Down, e iessa evolução dependerá das vivências e experiências proporcionadas aos alunos na aula. Nesse pressuposto entende-se que a Educação Física Escolar desempenha um papel fundamental de inclusão social.

A primeira parte desse trabalho trás a dança como sua proincipal temática na Educação Física, muito coerente pois a disciplina deve se preocupar em esclarecer a prática de qualquer atividade motora, ou seja, de qualquer atividade ou movimento que envolva o corpo humano e sua interação com o meio e a danaça é um desses conteúdos, que muitas vezes tem pouco espaço no nosso atual senario, os motivos que levam a isso seram discultido ao longo do trabalho , alem de busacar justificar a importância dessa atividade.

A segunda parte busca analisar as pratica pedagógica dos professores de Educação Física com deficiência, voltado especificamnete para pessoas com Sd. Acreditamos ser de suma importância pesquisar sobre a inclusão, bem como perceber as dificuldades enfrentadas pelos profisdsionais que lidam com essas pessoas, para isso, foi pensado nisso que se faz nesseçario uma terceira poarte desse estudo que contou com a realização de uma entrevista a partir de um questionário, em uma escola do município para que se fizesse uma análise dessa entrevista.

2 DESENVOLVIMENTO

Não é de se admirar que nos dias de hoje, uma enorme quantidade de pessoas esteja preocupada com a qualidade de vida, esta preocupação tem motivado muitas pessoas a praticarem atividades físicas e esportivas. Essas atividades não são vistas apenas como um lazer ou para manter uma melhor aparência, são atividades físicas praticadas exclusivamente por uma única questão: a saúde. Relacionando essa questão com atividades físicas, é importante deixar claro que esses exercícios sejam orientados por quem entende do assunto, neste caso um profissional da área de Educação Física.

De acordo com pesquisas relacionadas ao assunto, até o ano de 2004 existia a Licenciatura Plena em Educação Física, que possibilitava ao licenciado, atuar em todas as áreas. Mas, a partir de do ano de 2005 houve algumas mudanças, e todas as Instituições de Ensino Superior passou a se ajustar às novas resoluções que passaram a funcionar com outras normas os dois tipos de formação, cada uma atuando para um campo específico. Mas é preciso deixar bem claro que documentos recentes afirmam que essa distinção se deu através da Portaria do MEC 2364, de 5 de novembro de ano de 2001, dividindo o curso de Educação Física entre Licenciatura e Bacharelado, e reconhecido pela Justiça Federal

Portanto, para que se entenda a diferença em que há entre Licenciado e Bacharelado, é importante sabermos que são cursos em nível superior de graduação plena, que oferecem conhecimento e habilidades distintas, ou seja, são duas formações distintas com intervenções profissionais separadas.

O bacharel em Educação Física é capaz de atuar na área e na promoção da saúde e na qualidade de vida, atendendo as demandas coletivas e individuais relacionadas ao movimento humano como: exercícios e atividades físicas, esportes e etc., além de estar consciente de suas responsabilidades e compromisso diante da sociedade. Independente da área em que atua, o profissional de educação física tem o dever de promover saúde e bem estar, além de contribuir para que haja uma boa qualidade de vida através das práticas de exercícios físicos adequados a cada faixa etária.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, e de acordo com a Resolução n 7, de 31 de março de 2004, estabelecem que é necessário que o graduado (Bacharel) em Educação Física esteja qualificado para analisar a realidade social, e para interferir nesta realidade de forma profissional sabendo distinguir as várias manifestações e expressões do movimento humano, com o objetivo de enriquecer as possibilidades de serem adotados um estilo de vida mais saldável. É dever deste profissional se interessar no desenvolvimento físico e motor de cada individuo observando e compreendendo cada processo desse desenvolvimento; prescrever atividades físicas diferenciadas, orientando a treinamentos físicos individualizados e orientar a respeito da real importância de se praticar atividades físicas, é de total responsabilidade desse profissional.

Este estará qualificado para intervir nos espaços educativos não formais, como por exemplo, como treinador em escolinhas esportivas; academias de ginástica, clubes, hotéis, hospitais, associações esportivas se estas forem comunitárias, Centros de Apoio à saúde da família, e em outros ambientes em que compete a atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com