TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO OS DESAFIOS DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Por:   •  5/3/2017  •  Artigo  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

OS DESAFIOS DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

Everton Felix Moreira Borges

Resumo

Neste artigo buscamos fontes de vários educadores para dar credibilidade ao texto abaixo. Propomos descrever os paradigmas educacionais que passam por mudanças constantes, mostrado quais são os pontos positivos e negativos, dentro do padrão educacional, utilizando, complementos para ocorrer uma melhora na forma de educar. O objetivo desse estudo é colocar em pauta qual e o melhor modelo pedagógico a ser seguido, e se realmente a educação tem um modelo definido. A partir dos seguintes pontos que serão abortados e analisados, como a questão do paradigma tradicional, e a busca por uma nova metodologia de ensino que possa ser eficiente em um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico.

Palavras-chaves: Paradigma; Educação; Emergente; Tradicional.

Introdução

        Neste trabalho serão estabelecidas algumas colocação e comparações sobre a questão da educação emergente, e mostrar o desafio dos profissionais que trabalham na área da educação, em busca de um novo modelo pedagógico educacional. Este artigo trará como abordagem alguns assuntos voltados a educação como a questão do paradigma educacional emergente e comparando com o modelo tradicional e faz indagações sobre eles, tenta definir um padrão de educação. E entra com a linha de pensamentos cartesiano e newtoniano e faz algumas indagações sobre seus métodos dentre a educação.

O que é paradigma?

Paradigma refere-se a modelo ou a padrões compartilhados que permitem a explicação de certos aspectos da realidade. É mais do que uma teoria, implicando uma estrutura que gera novas teorias, segundo o filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn (1994).

O paradigma educacional vem sofrendo alterações, mudanças que estão ocorrendo em todo o processo de educação. São grandes modificações relacionadas à interatividade, comunicação, tecnologia e a informação com essas inovações são necessárias mudanças no processo educacional. O progresso histórico mostra que os paradigmas científicos que vão se modificando constantemente, não há paradigma permanente, pois eles são historicamente mutáveis, relativos e naturalmente seletivos.

O antigo paradigma educacional ocorre da forma em que o professor apresenta o material, onde o conteúdo e quase lido para os alunos. Dentro da sala de aula o aluno e o receptor que ouve as explicações do professor que obtém o conhecimento, e os alunos tentam assimilar essa explicações, ou seja, os alunos recebem as informações sem falar nada; a experiência e passado do professor para o aluno e somente isso. Os conteúdos são fixos, numa estrutura rígida que não prevê brechas nem modificações, o aluno aprende a estudar por obrigação.

O atual paradigma de educação e onde o professor e o orientador do estudo, orienta o processo de aprendizagem, onde estimula o aluno, a saber, mais, despertando a curiosidade sobre as questões das diversas disciplinas. O aluno e quem domina a aprendizagem, tornando-se um estudioso autônomo, buscando seu próprio conhecimento tendo seus próprios conceitos e opiniões.

A sala de aula é um ambiente onde todos cooperam e compartilham o conhecimento individual que cada um tem, onde a troca de experiências de aluno com aluno e professor com aluno; o aluno aprende por motivação ele sente prazer em busca conhecimento. A tecnologia esta cada fez mais presente dentro da sala de aula, onde o professor utiliza a tecnologia para estimular a aprendizagem. “[...] Nos quais fica evidente a necessidade de mudar os modelos tradicionais de formação para se ajustar às novas demandas do mercado, utilizando, para isso, modelos formativos mais modernos e flexíveis” (CASTRO, 2005, p. 469).

A educação atual esta muito ligada à informática é a tecnologia. Na escola atual é indispensável o uso de computadores em algumas tarefas. Cadernos agendas. Pilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, facilitando fechamento de notas, controle de presença etc. Até mesmo os professores tem se beneficiado com o uso da tecnologia, equipamentos como o Datashow, equipamento capaz de produzir imagem da tela de um computador em uma tela branca em tamanho surpreendente. Isso sem falar em laboratórios mais modernos, equipamentos digitais, Datashow, em fim tecnologias para fora da sala de aula e para dentro.

A mídia eletrônica, envolvendo o computador, a telemática, a internet, bate-papo on-line (chat), o correio eletrônico (e-mail), a lista de discussão, a teleconferência, pode colaborar significativamente para tornar o processo e a aprendizagem mais eficiente e mais eficaz, mais motivador e mais envolvente. Ela rompe definitivamente com o conceito de espaço "sala de aula" na universidade para afirmar sua existência, desde que professor e aluno estejam estudando, pesquisando, trocando informações, em qualquer tempo, tendo entre eles apenas um computador. (MASETTO apud DREY e BRUSTOLIN, 2012, p. 03).

Para que possamos ter uma sociedade preparada para atuar nesse novo mundo dinâmico e pulverizado o dever da educação é forma pessoas competentes. A preocupação dos jovens hoje é com o futuro incerto, mesmo com uma graduação eles temem o desemprego, as incertezas desse mundo individualista, capitalista que nós estamos submetidos a viver. E entra com os pensamentos cartesiano e newtoniano e suas implicações dentre a educação e a importância da revolução científica para o processo educacional.  As concepções de Descartes e Newton tem grande influência no paradigma tradicional, com suas metodologias de trabalho na área da educação e teve importância na revolução cientifica na qual suas indagações foram de grande conveniência no período do iluminismo. (BEHRENS, 2010).

Descartes, considerado o pai do racionalismo na era moderna, defendeu a tese de que toda a dúvida e o primeiro passo para se chega ao conhecimento, e que a verdade de todas as coisas deve ser avaliada pela razão. O método cartesiano dúvida de tudo que é incerto e usa a racionalidade. Newton enfatiza que o objetivo do seu método e constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos da natureza para ele a descoberta de fatos verdadeiros e pela observação e experiências com o empirismo indutivo. Newton, duas tendências opostas orientavam a sua ciência, o método empírico de Bacon e o método racional de Descartes. (WEBER; BEHRENS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com